O que é ROI e como calcular o indicador na sua empresa

O que é ROI e como calcular
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Retorno sobre o investimento, mais conhecido pela sigla ROI (do inglês return on investiment), é uma métrica utilizada para saber quanto a empresa ganhou ou perdeu com determinado investimento. Dessa maneira, é possível avaliar quais iniciativas estão contribuindo com os resultados do negócio.

Um dos principais desafios enfrentados pelos gestores de trade marketing é medir os resultados trazidos por essas iniciativas. A definição e o acompanhamento de indicadores, no entanto, é fundamental para provar que a área é uma fonte de resultados, e não somente de custos. 

Um indicador bastante útil para isso é o ROI, ou retorno sobre o investimento. Neste blog, vamos falar sobre o que é, como calcular e qual é a importância dessa métrica para a indústria e para o varejo. Acompanhe!

O que é ROI?

Retorno sobre o investimento, mais conhecido pela sigla ROI (do inglês return on investiment), é um dos indicadores mais conhecidos do meio corporativo. 

Com base em uma fórmula simples, o cálculo do ROI permite saber quanto uma empresa ganhou ou perdeu com determinada ação. Também serve para comparar a eficiência de diferentes investimentos.

Como calcular o ROI?

Calcular o ROI é fácil. Para isso, basta usar a seguinte fórmula: 

ROI = (Receita trazida pela ação – Custo da ação / Custo da ação) x 100

Para calcular o retorno de uma ação específica, é importante levar em consideração a receita gerada a partir dela e também os custos para colocá-la em prática. Dessa maneira, você obtém um resultado focado nessa iniciativa. 

O resultado final significa que, para cada real investido, você teve aquela porcentagem de retorno. Se o número for negativo isso quer dizer, é claro, que os custos foram maiores que a receita. Porém, ainda assim, a fórmula será útil para saber o tamanho da perda. 

Como você pode ver, o cálculo é bastante simples. Basta subtrair o valor do custo do trade da receita trazida pelas vendas resultantes da ação e, em seguida, dividir o total pelo custo da iniciativa. Se desejar, multiplique o valor final por 100 para obter o resultado em porcentagem.

Por que calcular o ROI? 

O ROI é um indicador tão popular por uma série de motivos. Para as empresas em geral, permite saber quais são as principais fontes de lucro. Uma de suas vantagens é que pode ser calculado com foco em diferentes áreas e ações. Depois, é possível comparar os resultados. 

Com base nisso, é possível identificar quais iniciativas trazem mais retorno. A partir disso, a empresa pode adequar e otimizar suas estratégias de maneira embasada. Os negócios também podem usar os resultados como base para o planejamento de ações futuras.

Falando especificamente do trade marketing, o cálculo do ROI é útil para entender variações de lucro conforme fatores internos da empresa, demonstrando quais iniciativas devem ser continuadas e quais devem ser reconsideradas no PDV

Dessa maneira, as empresas conseguem quantificar seus resultados, entendendo de maneira mais precisa as variáveis que têm influência sobre suas atividades. 

Porém, é importante não considerar somente o ROI ao mensurar suas iniciativas. A métrica, quando usada de maneira isolada, pode enganar as empresas. Isso porque a fórmula não considera variáveis de tempo, por exemplo. Por isso, tome o cuidado de observar períodos semelhantes para que a comparação seja justa. 

Outra questão é o fato de que a métrica não leva em consideração fatores externos, como sazonalidade e inflação. Assim, ao medir suas iniciativas de trade marketing, leve em conta também outros indicadores, como o ticket médio.

Como aumentar o ROI das suas ações de trade marketing?

Agora você já sabe o que é ROI, como calculá-lo e qual sua importância para o trade marketing. Para finalizar, trazemos algumas dicas do que fazer para aumentar o retorno das suas ações.

Planeje bem as suas ações

O planejamento é fundamental para o sucesso das ações de trade marketing. Por isso, dedique um bom tempo para definir todos os detalhes das campanhas, especialmente os riscos e o que pode ser feito para reduzi-los. 

Faça testes

Os testes A/B são uma estratégia usada para descobrir, entre duas possibilidades, qual ação pode trazer mais retorno. Fazer uma campanha teste é uma boa ideia para saber de antemão o que pode converter mais clientes.

Aproveite a tecnologia

Já existem diversas soluções tecnológicas no mercado que são focadas em tornar as ações de trade marketing mais efetivas.

Um exemplo é o Smarket Colab, uma plataforma colaborativa voltada para que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma. A solução desenvolvida pela Smarket foca em quatro pilares que impactam na venda no PDV: estoque, execução, ações e preço.

Além disso, por meio dela é possível acessar dados de venda total, evolução da venda, participação de mercado, evolução da participação de mercado, entre outros. Saiba mais e peça uma demonstração.

Faça visitas às lojas

Vá até as lojas para conhecer de perto o funcionamento das operações. Com isso, é possível identificar necessidades de canais, entender como está a experiência de compra dos consumidores, ver ações dos concorrentes. A partir disso, é possível criar ações que tragam mais retorno.

Foque no consumidor

Por fim, nossa última dica é colocar o consumidor no centro das suas ações, sempre pensando em como alcançar as expectativas e interesses dele nos diferentes canais de vendas. Com isso, o ROI das suas iniciativas de trade marketing certamente será maior.

Se você quer outras dicas para melhorar suas ações de trade marketing, faça agora o download grátis do e-book Indústria e varejo. No conteúdo você entenderá como a indústria e o varejo podem agir de maneira colaborativa para aumentar as vendas dos seus produtos. 

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1 comentário em “O que é ROI e como calcular o indicador na sua empresa”

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Esther Laís

Apaixonada pelo mundo do marketing e toda forma de comunicação. Social Media da Neogrid | Vertical Varejo. Cientista de alimentos em formação e nas horas vagas gosto de aproveitar uma praia! Escrevo sobre temas que vão desde tendências do setor de alimentação, varejo e indústria, até insights de marketing :)
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