O que é leapfrogging e como aplicar essa estratégia no seu varejo

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Já faz algum tempo que o termo leapfrogging começou a ganhar popularidade. Seu significado em inglês é “pulo do sapo”.  Essa metáfora significa que, da mesma forma que os sapos saltam largas distâncias, as empresa também precisam dar grandes saltos em busca de melhores resultados.

Com essa intenção de dar grandes saltos, é importante pensar em inovação e usar a tecnologia a favor do negócio, uma vez que ela é capaz de acelerar testes ou ideias. Por isso, o conceito de leapfrogging nos negócios leva em consideração que a tecnologia pode potencializar os resultados e também gerar a inclusão tecnológica.

Quer entender como aplicar essa estratégia no seu varejo para alavancar o ganho em produtividade e em competitividade no mercado? Se sim, continue a leitura deste post!

Popularização do termo leapfrogging

A gíria leapfrogging ganhou popularidade quando começou a ser utilizada no Vale do Silício, na Califórnia. Líderes incentivavam suas equipes a alcançar mais do que pequenos resultados, mas sim, buscar o leapfrogging. Por isso, o termo ganhou força e popularidade e, atualmente, é uma das estratégias de inovação e transformação mais promissoras.

Esse termo também tem origem nas teorias de Joseph Schumpeter. Em seu estudo sobre ‘tempestades de destruição criativa’ ele usa algumas narrativas para explicar que “o processo de inovação é a força motriz do crescimento econômico, já que novos produtos destroem tanto empresas velhas quanto antigos modelos de negócios.”

Apesar do conceito de leapfrogging ainda ser desconhecido por muitas empresas, é imprescindível se apoiar em processos de inovação que possam levar o seu negócio a um novo patamar.

Por isso, investir em tecnologia vai muito além de oferecer serviços digitais a seus clientes: é a oportunidade de levar seu negócio a alcançar uma fatia maior ou mais valiosa do mercado.

Um case conhecido de leapfrogging: Nubank

O Nubank é um grande exemplo de technology leapfrogging, pois usou o redesenho tecnológico como impulsionador de ganhos econômicos e de acesso à tecnologia ao redor do mundo. O Nubank é uma das fintechs mais conhecidas no mundo.

Revolucionou o mercado ao dar acesso a serviços bancários por meio de smartphones. As operações digitais propostas pela empresa reduziram custos e promoveram o acesso de boa parcela da população a serviços financeiros específicos de maneira mais facilitada, menos burocrática.

Como aplicar o leapfrogging no seu negócio

É bem importante compreender que leapfrogging é diferente de inovação e disrupção. O leapfrogging tem a ver com o modelo de negócio, com quanto se gera de impacto, se traz  inclusão social. No caso do Nubank, pessoas que não tinham conta bancária, agora podem ter.

Primeiramente, é preciso ter em mente que o leapfrogging não tem uma fórmula ou um passo a passo a ser seguido.

O conceito diz mais sobre a capacidade de conectar quatro grandes métodos: gestão, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

O primeiro passo é ir em direção da transformação digital. Pois é ela que permite que as soluções idealizadas por você possam ser materializadas e colocadas em prática.

Algumas reflexões para você repensar no seu negócio e aplicar soluções tecnológicas que façam seu negócio dar um grande salto:

  • Quais processos posso automatizar na minha empresa?
  • Como está sendo feita a gestão? Há espaços para melhorias?
  • Existe iniciativas de empreendedorismo dentro dos setores?
  • Quais ferramentas inovadoras estão sendo usadas pelos colaboradores?
  • Como a tecnologia pode impactar e facilitar a vida do meu cliente?
  • Como posso revolucionar o modelo de negócio deixando-o mais inovador?

Como falado anteriormente, é muito particular de cada negócio, entender como essa estratégia pode funcionar na realidade da sua empresa. É preciso um planejamento estratégico de todas as áreas da empresa. Entender onde há espaço para inovar e aplicar novas metodologias, que no caso do leapfrogging é adotar ferramentas tecnológicas para gerar um maior impacto e inclusão social. Pensar em novas formas de alcançar uma fatia maior do mercado ou se tornar uma empresa mais valiosa, é um pensamento constante do empreendedor e de empresas que desejam se destacar dos concorrentes.

A dica para os varejos, é usar plataformas que ajudem a implantar a tecnologia de forma rápida, eficaz e direcionada a cada área. Com algoritmos mais complexos e precisos, os saltos de inovação podem se tornar mais fáceis de ser atingidos.

Leia mais:

10 motivos para investir em leapfrogging na sua empresa

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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