7 mulheres contam sobre suas carreiras na tecnologia

tecnologia
Compartilhe
Tempo de leitura 8 minutos

O dia 8 de março é marcado como um momento de reflexão e de luta.

Talvez você não saiba, mas a Smarket foi fundada por uma mulher, a Marcela, que sempre encorajou a outras mulheres entrarem para esse segmento predominante masculino.

Ela traçou caminhos ousados, abriu portas para mulheres se empoderarem, conectarem e principalmente acreditarem que na Smarket elas tem espaço e voz! 

tecnologia
Marcela Viegas Graziano

Para exaltar nossas mulheres incríveis, conversamos com 7 mulheres da Smarket, que contam um pouco sobre suas carreiras e insights para mulheres que desejam trabalhar nesse segmento!

Se você está pensando em entrar para área da tecnologia, aproveita e confere como é a experiência das nossas representantes!

Índice

1. Letícia Oliveira – Sales Development Representative

tecnologia

Como começou a trabalhar com tecnologia? 

“O meu primeiro contato com o mercado de trabalho na área da tecnologia me mostrou o quanto podemos trazer de melhoria, se tivermos a ferramenta certa. E depois desse primeiro contato eu percebi que era exatamente o que eu queria fazer, ou seja, trazer praticidade para o cliente, com a ferramenta correta, usando a tecnologia. “

Como você vê o mercado de tecnologia para mulheres?

“Vejo que ainda existem algumas barreiras do preconceito a serem quebradas, mas também percebo que as mulheres já se sentem mais à vontade nessa área. Estamos nos posicionando onde queremos estar!”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“Sensibilidade, empatia, confiabilidade, respeito, e principalmente versatilidade. Pelo fato de nós mulheres termos uma estrutura histórica de gerenciar o lar e o ambiente familiar, desenvolvemos a capacidade de cumprir várias atividades ao mesmo tempo.”

Um recado para as mulheres que querem ingressar na área:

“Acredite na sua capacidade! Entenda a sua importância na área em que vai atuar e acredite no que você pode oferecer. Tenha respeito pelos outros e por si, e seja você mesma.”

2. Ana Carolina Garcia – Gerente de Projetos

tecnologia

Como começou a trabalhar na área? 

“Sempre fui fascinada por inovação e tecnologia. Pois ela é o caminho que leva o mundo para o futuro e nos permite evoluir. Comecei com a tecnologia desde criança com as escolhas dos meus brinquedos, depois a graduação e hoje trabalho e não saio desse mercado por nada.”

Como você vê esse mercado para mulheres?

“Desafiador, onde a mulher ainda está num processo de buscar seu lugar, assim como em outros mercados. Porém, é um lugar onde cada dia mais se abrem portas e oportunidades de mostrarmos nosso talento. Quem trabalha nessa área hoje são pessoas mais jovens, modernas e menos conservadoras, que estão colaborando diretamente para a diversidade, e, consequentemente, para a qualidade profissional desse mercado.”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“Conseguimos trazer uma visão mais calorosa e organizacional ao trabalho. Temos a habilidade de lidar com várias questões ao mesmo tempo e conseguimos injetar sensatez nas ideias e tomadas de decisões.” 

Um recado para as mulheres que querem ingressar na tecnologia:

” Faça! Se profissionalize e busque oportunidades, elas não vão faltar. E jamais se questione se o fato de ser mulher vai te impedir de fazer algo, vai lá e faça. O mundo é nosso!”

3. Brenda Seara Barcelos – Engenheira de Dados

tecnologia

Como começou a trabalhar na área?

“Optei por cursar Sistemas de Informação pois tenho parentes próximos na TI e principalmente uma tia que conseguiu se destacar na sua área onde mulheres são raridade. Além disso, sempre tive facilidade com exatas e vendo o crescimento exponencial do mercado de tecnologia e as diversas oportunidades que teria, TI foi minha primeira opção.”

Como você vê o mercado para mulheres?

“Cada vez mais o mercado está com oportunidades igualitárias e é possível ver o número crescente de mulheres na área, principalmente assumindo altos cargos de liderança. Ainda assim existem alguns preconceitos a serem vencidos no nosso dia a dia.”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“Dedicação e organização acredito que sejam grandes diferenciais que podemos oferecer tanto nas tarefas quanto nas relações entre colegas.”

Um recado para as mulheres que querem ingressar neste mercado:

“Se você tem interesse em entrar para esse mundo que está presente em cada segundo dos nossos dias saiba que você é muito capaz e que existem milhares de portas distintas em que podemos entrar, pertencer e fazer a diferença. É uma jornada de estudos, dedicação e atualização constante. É uma área em ascensão em que podemos cada vez mais nos tornar protagonistas!”

4. Pâmela Luchetta – Executiva Novos Negócios

tecnologia

Como começou a trabalhar na área?

“Minha relação com a tecnologia começou logo depois que me formei na área da saúde em 2010! Buscando oportunidades no mercado comecei a trabalhar em uma Revista Digital na área da saúde dentro de uma incubadora tecnológica, ali eu percebi o mundo de oportunidades que a área de tecnologia traz! O que mais me encanta é a diversidade e o movimento que esta área proporciona, as possibilidades de estar sempre conectado com o que acontece no mundo é surreal! Outro ponto é o desenvolvimento constante e relacionamento com pessoas que buscam o mesmo caminho de crescimento.”

Como você vê o mercado para mulheres?

“Eu vejo um mercado em constante crescimento, com muitas oportunidades e abertura para que as mulheres cada vez mais assumam papéis de liderança e transformação. Adoro o fato da CEO da Smarket ser mulher! É uma referência para mim e acredito que para todas as mulheres da Smarket também!”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“Culturalmente e geneticamente a mulher e o homem se diferenciam em diversos aspectos, porém, é importante saber que mesmo com estas diferenças, somos tão competentes quanto e vice-versa. Não diria que mulheres têm certas habilidades que os homens não tem, porque isso é muito relativo, mas diria que por passarmos por uma história de superação em vencer preconceitos e ter que se posicionar como capazes para crescermos no mundo dos negócios, temos uma força imensurável de conquistas e resiliência que nos diferencia!”

Um recado para as mulheres que querem ingressar na área:

“A tecnologia ainda é muito masculina, e nós mulheres conseguimos trazer resultados tão bons quantos, só que sob outra perspectiva. Juntos somos melhores, homens e mulheres. Não se trata somente sobre resultados, e sim sobre quebrar uma barreira que ainda existe na mente de muitos, o mundo e as próximas gerações precisam disso! Nós somos capazes de realizar tudo o que quisermos, a única coisa que pode nos limitar é a nossa própria mente!”

5. Aline Oliveira – Key Account Manager

Como começou a trabalhar com tecnologia? 

“Quem me abriu as portas para a tecnologia foi o setor comercial. Iniciei em 2017 na Paripassu como assistente comercial, empresa de tecnologia para cadeia de alimentos e a partir daí nunca mais sai da área, me apaixonei em como pode transformar vidas. Me desenvolvi na área de Customer Success, trazendo simplicidade aos clientes no uso das soluções que trabalho. Preciso entender a dor do cliente e saber fazê-lo atingir o sucesso até mesmo para aqueles usuários que tem dificuldade com tecnologia. Na Smarket encontrei um grande propósito de levar tecnologia e estratégia para o varejo, tão presente em nosso dia a dia.”

Como você vê o mercado de tecnologia para mulheres?

“Temos ganhado espaço, mas ainda enfrentamos algumas barreiras como diferenças de cargos e salários de uma forma geral. Se faz necessário estabelecer em nossa cultura a educação e desenvolvimento de nossas meninas para ocupar seu lugar onde elas quiserem, assim como também para que a sociedade e mercado de trabalho normalizem isso. É muito gratificante estar em uma empresa que quebra paradigmas, tem uma mulher como CEO e tantas outras mulheres inspiradoras.”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“Empatia, sensibilidade, visão estratégica, agilidade, foco no qualidade, coragem. Amor e atenção aos detalhes.”

Um recado para as mulheres que querem ingressar na tecnologia:

“Estude, se capacite, se empode e acredite em você! É ampla as oportunidades dentro desse mercado, não só para desenvolvimento de softwares, como em várias outras áreas dentro de uma empresa de tecnologia, como Sucesso do cliente, Designer, comercial, adm-financeiro, entre outras. Acompanhe também várias iniciativas que visam incentivar o desenvolvimento de mulheres na tecnologia.

6. Mayara Stein – Front-End Developer

Como começou a trabalhar com tecnologia? 

“Acabei entrando nessa área aleatoriamente não sabia o que fazer, então peguei uma lista de cursos e saí pesquisando. Acabei me apegando ao curso de exata voltado para tecnologia. Comecei a amar essa área quando entrei na universidade e hoje sinto que foi a melhor escolha.”

Como você vê o mercado de tecnologia para mulheres?

“Hoje existem práticas para incentivar mulheres a entrar no mercado de tecnologia, desde cursos a seleção para vaga, mas a necessidade desse tipo de prática fica visível que ainda existe barreira a ser quebrada.”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“As habilidades que mais se destacam em mulheres é a organização, dedicação, foco e visualizar as coisas com mais detalhes.” 

Um recado para as mulheres que querem ingressar na tecnologia:

“Se você tem interesse em entrar nesse mundo, não tenha medo. Você é capaz de estar onde quiser. Não se deixe abalar com as barreiras, porque sempre existe uma oportunidade. É uma jornada de muito estudo e dedicação.”

7. Lavínia Coimbra – Analista de Customer Services

Como começou a trabalhar com tecnologia? 

“Eu acredito muito em propósito, e como sempre quis trabalhar nessa área os pontos foram se encaixando e os objetivos foram chegando cada vez mais perto.”

Como você vê o mercado de tecnologia para mulheres?

“Hoje vejo mais possibilidades de avanço em comparação a alguns anos atrás, vejo mais aceitação e liberdade para nós mulheres na área da tecnolgoia”

Conte quais habilidades e diferenciais nós mulheres podemos oferecer no dia a dia.

“Agilidade, parceria, profissionalismo, respeito, atenção em pequenos detalhes, fazer várias atividades ao mesmo tempo kkkk boas risadas, e boas histórias sobre vários assuntos e tudo ao mesmo tempo”.

Um recado para as mulheres que querem ingressar na tecnologia:

“Se conheça, saiba da sua importância e não deixe que ninguém diminua a sua importância por ser mulher ou por acharem que podem mais que você! Seja forte e seja você mesmo! Tenha personalidade, e mantenha sempre o respeito e a leveza entre os colegas!”

Esperamos que esse post possa ter te inspirado e motivado a ser uma mulher que vai a luta em busca dos seus objetivos e carreira profissional tanto na área da tecnologia como em outras áreas!

1 comentário em “7 mulheres contam sobre suas carreiras na tecnologia”

  1. Como é gratificante ver cada vez mais mulheres e mais histórias de sucesso no meio profissional.
    Nunca foi fácil e vocês são diretamente responsáveis por tornarem os caminhos de minhas duas filhas mais fácil (ainda que não seja fácil “at all”)
    Obrigado por lutarem e resistirem às pressões deste mundão.
    Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
Como o metaverso vai impactar o varejo e como serão as lojas

Metaverso: como vai impactar o varejo e como vão funcionar as lojas

O que é leapfrogging e como aplicar essa estratégia no seu varejo

O que é leapfrogging e como aplicar essa estratégia no seu varejo

Assine e receba novidades