Metaverso: como vai impactar o varejo e como vão funcionar as lojas

Como o metaverso vai impactar o varejo e como serão as lojas
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Tempo de leitura 4 minutos

O assunto mais comentado do momento é o metaverso, não há dúvidas! O pico vem desde o final de outubro de 2021 quando a rede Facebook se apresentou ao mercado como Meta. Tanto nas redes sociais como em alguns eventos o metaverso já é pauta certa. A exemplo disto, a própria Retail’s Big Show (NRF), maior feira de varejo do mundo, trouxe diversas palestras dedicadas ao metaverso. 

Por isso, não podíamos deixar de falar sobre este assunto que já vem impactando o varejo e a tendência é impactar cada vez mais. 

Confira o que você vai ler neste blog post:

  • O que é metaverso;
  • Como entrar no metaverso;
  • Como vai funcionar uma loja no metaverso.

O que é metaverso

O metaverso é um ambiente virtual 3D onde as pessoas poderão interagir em tempo real através de dispositivos digitais e avatares, considerado como o futuro da internet ele é a união entre realidade virtual, realidade aumentada e internet. A tendência é que algumas atividades do nosso dia a dia, como fazer compras por exemplo, também se transformem em entretenimento por meio desta tecnologia. 

O termo metaverso ficou em alta após a mudança de nome da rede Facebook para Meta. A nova rede, que tem como CEO Mark Zuckerberg, está focada em construir um metaverso e aposta na união entre realidade virtual e realidade aumentada, possibilitando a imersão dos usuários em uma realidade online com as características do mundo real.

Como entrar no metaverso

É importante ressaltar que ainda não existe uma rede social com as características do metaverso. Contudo, grandes organizações como Facebook, Microsoft e Amazon, já estão desenvolvendo pesquisas para colocá-lo em prática. 

Para entrar no metaverso serão necessárias diversas tecnologias como redes sociais, acessórios amplificadores, criptomoedas e NFTs, por exemplo.

Além disso, um dos grandes obstáculos é o preço atual dos dispositivos de Realidade Virtual e a necessidade de uma conexão potente com a internet. Para te ajudar, separamos abaixo o que será necessário e fundamental para quando o metaverso estiver 100% implementado: 

Internet 5G

Para alcançar níveis de imersão e de interação muito elevados é preciso uma internet com boa velocidade e conexão. Podemos contar principalmente com a chegada do 5G no Brasil, que está com previsão de ativação para o final do mês de julho. Com ele, será possível se conectar à internet de forma muito mais rápida e eficaz.

Óculos de realidade virtual

Conhecido popularmente por “óculos VR”, uma abreviação do inglês para “ virtual reality glasses”, que no portugês significa  “óculos de realidade virtual” . 

Esse acessório associado aos jogos, tem outros usos nas tecnologias que o metaverso pode proporcionar. Tendo diversas variações tanto no preço quanto nas suas funcionalidades. A realidade virtual só é possível graças à soma entre seres humanos, aplicativos, dispositivos digitais e óculos VR.

Com os investimentos e a atenção do mundo voltados para o Metaverso, certamente haverá uma corrida das indústrias para a redução dos custos de produção dos equipamentos necessários para esta nova tecnologia.

Como funcionará um varejo no metaverso

O principal desafio do varejo será construir plataformas que sejam compatíveis com a realidade 3D, ou seja, serão várias adequações necessárias que o time de TI precisará fazer para tornar a plataforma compatível com o metaverso. Desde gravações em 360° de toda a loja e produtos até a modificação do sistema de pagamento para o modelo de criptomoedas.

Por se tratar de um projeto em fase inicial, ainda há muito para se aprender. Mas enquanto isso, vale a pena ficar ligado nas novidades que vem por aí, principalmente com relação ao surgimento de novos canais de vendas.

Algumas empresas do setor varejista já andam se aventurando pelo mundo das tecnologias de realidade virtual, é o caso da Farm, uma loja de roupas femininas. 

A Farm construiu uma loja virtual em que, ao acessar o site, você consegue “transitar” por toda a loja, como se estivesse lá dentro mesmo, ao clicar nas roupas é possível ver com mais detalhes o tecido e o valor da peça. Claro que ainda não é o metaverso, mas já é o início para uma realidade alternativa.

A ideia de criar uma loja no metaverso é que os consumidores possam ver os produtos expostos de forma que se assemelhe à realidade física, com isso ele terá uma experiência de compras online muito melhor. Por meio da realidade aumentada será possível enxergar uma projeção daquela peça ou produto na sua frente. Para isso, serão necessárias imagens 3D tão claras que através dos olhos o consumidor consiga captar cores e texturas, ou até mesmo “segurar” um produto e visualizar o rótulo da embalagem.

Conheça outras lojas que também desenvolveram realidade virtual

Em 2021 a empresa Chilli Beans realizou um evento para o lançamento da sua coleção com uma experiência totalmente imersiva, dentro do universo do jogo GTA, com shows exclusivos a bordo de um navio. A Ilha Chilli Beans criada no jogo está dentro da plataforma Subversion Roleplay, um servidor que já está no jogo GTA V.

Fonte: Mercado e Consumo

Já a empresa Walmart criou o seu supermercado com realidade virtual para o evento SXSW em 2017. Essa experiência criada em colaboração com a Mutual Mobile mostrou um exemplo de como a rede americana imagina que as compras virtuais serão no futuro.

Fonte: The Observatorial

A empresa criou um ambiente digital tridimensional que permite que os compradores andem pelos corredores de um Walmart e também recebam sugestões de produtos relacionados.

Fonte: The Observatorial

Atenção às novidades

Praticamente em todos os eventos do setor varejista sempre há alguma palestra ou experiência que demonstre as novidades tecnológicas que vem ao encontro do metaverso. Gestores de empresas, principalmente os do varejo, precisam estar atentos ao metaverso porque ele será o novo modelo de interação e atendimento ao consumidor

E aí, o seu varejo ou a sua indústria já está atento a estas mudanças? Nos conte aqui nos comentários.

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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