Ano novo chegando, recesso, descanso, que tal nesse meio tempo tirar uma hora para uma leitura? Ler é uma maneira de manter o cérebro ativo e estimular a memória e o raciocínio lógico. Por isso, no post de hoje, trago algumas dicas de livros para quem trabalha no varejo e na indústria.
Eles irão ajudar nas suas estratégias para o ano que vem, estimular o seu raciocínio lógico e a sua criatividade para vender ainda mais. Que tal incluir uma leitura por mês?
Veja a seguir os livros recomendados! (:
Índice
7 dicas de livros para quem trabalha no varejo e na indústria
1. A sua gôndola estica??
Um dos grandes desafios da indústria e do varejo, diante das mudanças dos hábitos de consumo, novas e antigas necessidades do shopper é a gestão dos espaços no PDV. Seja no canal alimentar, farma, materiais de construção ou home center, conclui Fernando Guides, um dos coautores do livro.
O livro “A sua gôndola estica?” Escrito por Raphael Figueira Costa, conta sobre as estratégias essenciais no processo de decisão de quais produtos vão ou não para a gôndola, e como este processo auxilia no desenvolvimento das categorias dentro da loja.
Será que cabe mais uma frente de produto na gôndola? Descubra neste livro como organizar e planejar os produtos que vão para as prateleiras.
2. Mulheres Do Varejo
Este livro conta com 50 coautoras e é inspirado em histórias de mulheres profissionais do varejo que constroem a história do varejo no brasil.
A obra traz o olhar, a estratégia e lições ao longo das carreiras dessas 50 mulheres que atuam em importantes companhias nacionais e multinacionais e se tornaram renomadas executivas, professoras ou palestrantes.
Nem só de acertos são as histórias deste livro, tão importante quanto, nele também são contados os erros ao longo de suas trajetórias.
Preparado para mergulhar neste livro e aprender sobre o cenário do varejo brasileiro? Nele você vai entender como funcionam as engrenagens desse setor e muito mais!
3. Rápido e devagar
Este livro vai estimular o seu pensamento estratégico!
Escrito por Daniel Kahneman, o livro nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.
O escritor expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.
As questões colocadas se revelam muitas vezes inquietantes, como por exemplo: por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição.
Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.
E aí, ficou curioso para saber como o nosso cérebro funciona? Então, bora incluir na leitura!
4. 100% Presente
O livro para te ajudar a ter determinação e foco naquilo que você quer!
Escrito por Joel Moraes, o livro ensina como a disciplina, o foco e os mini hábitos são fundamentais para conseguir realizar seu potencial máximo.
Quem trabalha no varejo ou na indústria sabe que a rotina pode ser muito desgastante e com o passar do tempo podemos ver nossos sonhos se tornarem distantes e muitas vezes não sabemos como alcançá-los.
Essa sensação de derrota, no entanto, é uma armadilha que criamos e que nos impede de ter clareza sobre qual é a nossa meta e nos impede de focar nas ações necessárias para conquistar o resultado que queremos e merecemos.
Neste livro, o escritor e ex-nadador conta que há um modo de jogar o jogo de outra maneira. O sucesso é treinável e ele te ensinará os 5 passos para desenvolver alta performance em todas as áreas da sua vida.
Este livro é perfeito para iniciar o ano com foco total naquilo que você almeja!
5. E se colocar pimenta?
Livro sobre empreendedorismo? Temos!!!
Escrito por Caito Maia, fundador da Chilli Beans e Rodolfo Araújo, especialista em branding e jornalista experiente, apresentam o fazer acontecer na visão não apenas do protagonismo de Caito, mas sob a ótica de todos os integrantes de uma equipe sintonizada e comprometida com o sucesso permanente.
Em linguagem leve, o livro faz uma análise teórica fundamentada em dezenas de referências que explicam o sucesso da trajetória da Chilli Beans.
A Chilli Beans, em vez de seguir fórmulas, criou um jeito próprio de fazer negócios, no qual todos os personagens têm o mesmo peso. O texto divide a história da empresa em três fases: sobrevivência, decolagem e vida adulta. O leitor conhecerá as origens da marca por meio da formação da personalidade dos principais nomes que começaram essa trajetória.
E aí, também ficou empolgado para saber a história de uma das marcas mais importantes do Brasil e do mundo?
6. Jornada Omnishopper
O livro escrito por Daniele Motta faz parte da coleção Varejo em Foco, que reúne temas centrais para os varejos que querem estar à frente. Além disso, conta com a participação de especialistas de destaque no setor.
O omnichannel passou a fazer parte do vocabulário e dos negócios da indústria e do varejo. Agora, é preciso se preparar para entender quem é o omnishopper.
O shopper tornou-se omni, que significa todo. Portanto, as empresas precisam ter uma visão holística e desenvolver ações integradas para atender a um cliente que não distingue mais os canais de compra e entende que as propostas de valor das marcas podem ser entregues independentemente de onde ele vai comprar.
Essa nova característica, impulsionada pelo avanço tecnológico, traz uma reflexão tanto para a indústria quanto para o varejo repensarem as suas estruturas e processos para identificar se estão acompanhando a jornada do shopper, que é o principal agente para os negócios.
7. Bora vender
“Você pode não saber vender ou até não se achar vendedor. Mas, em algum momento, você já foi um”.
Este livro, escrito por Alfredo Soares, conta como vender deixou de ser a troca de produtos ou serviços por dinheiro e tornou-se encantamento, conquista, fidelização e alinhamento de interesses. O escritor também fala que, mais valioso do que ter estoque é criar uma marca e ser o protocolo de solução para seu público-alvo.
Porém, como fazer isso? Alfredo Soares, sócio-diretor da maior plataforma de e-commerce da América Latina VTEX, mostra que mais do que esperar pelo momento, investimento ou ferramentas ideais, é preciso executar, errar, aprender e refazer rápido para ser inovador.
Um livro ótimo para aprender a inovar e como vender a sua solução!
Dica bônus
Depois destes livros incríveis para varejo e indústria, tenho uma dica bônus! Para variar um pouquinho, que tal assistir a um documentário que fala sobre o dia a dia no varejo alimentar?
O filme “Meu Querido Supermercado”, conta a história de alguns funcionários que trabalham em supermercado e o que há por trás de toda essa estrutura que vemos. Além disso, o filme traz o dia a dia e os desafios encontrados por quem trabalha em um serviço essencial.
Hora de planejar e colocar tudo em prática
Gostou das dicas?
Então chegou a hora de colocar em prática o hábito da leitura! Se não puder iniciar nas férias, tudo bem! Inicie assim que voltar ao trabalho.
O importante é colocar em prática este hábito e traçar metas (de capítulos por semana ou páginas por dia). Vai te ajudar bastante, de pouquinho em pouquinho quando ver já leu um livro inteiro!
Espero que essas dicas de livros para quem trabalha no varejo e na indústria te ajudem a ter foco, estratégia e criatividade para o ano que vem!
Boas vendas!
Gabriela Lemos