As compras online se intensificaram em meio à pandemia da Covid-19. Esse movimento, fez com que empresas do mundo todo, reconfigurassem seus processos e buscassem por soluções tecnológicas. Ter processos ágeis, como atendimento rápido e acima de tudo, seguro, nunca foi tão superestimado.
Enquanto muitas empresas adiavam o investimento no digital, a partir de 2020, houve uma revolução que poderia levar anos, feitas em um. A aposta na criação de e-commerce, vendas em multicanais, a busca por ferramentas que auxiliam e potencializam vendas, como o whatsapp business, foram apenas algumas das ferramentas que ajudaram a atender as exigências dos consumidores.
Essa transformação digital já apresenta alguns resultados surpreendentes.
Índice
O sucesso dos negócios está atrelado ao investimento em tecnologia
Segundo um estudo realizado pela Accenture, empresa líder em soluções digitais, empresas que investiram fortemente em tecnologia em 2020, durante a pandemia, conseguiram aumentar significativamente as vantagens em relação aos seus principais concorrentes.
Através do infográfico “Make the Leap, Take the Lead” pode-se ver o papel fundamental da tecnologia no sucesso dos negócios, o que permite a sobrevivência e o crescimento das empresas em um dos momentos mais turbulentos da história. As organizações que apostaram em inovação tecnológicas, como nuvem e inteligência artificial, obtiveram aumento de receita cinco vezes mais rápido do que concorrentes e maior crescimento registrado por elas mesmas alguns anos atrás.
Leapfrogging: a revolução digital tem pressa
Ainda que muitas empresas já estejam investindo pesado na revolução digital, esse processo precisa ser acelerado, a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento dos negócios durante esse período – um dos mais turbulentos da história. Pode custar muito caro para um negócio, a demora ou resistência em investir em tecnologias que ajudem na experiência dos consumidores.
Atualmente, um novo termo está sendo muito popularizado no vocabulário do negócios, o “leapfrogging”. Essa prática consiste em uma mudança rápida, feita por uma empresa ou qualquer organização que busca alcançar um nível mais alto de desenvolvimento. É o famoso “pulo do gato”, ou melhor, o “pulo do sapo” (leapfrogging, em inglês). O conceito se baseia em dar grandes saltos no seu negócio valendo-se de pequenas transformações ou da adoção de sistemas modernos, sem passar por etapas intermediárias.
Essa metáfora significa que, da mesma forma que os sapos se locomovem a passos largos, as empresas e as startups precisam também dar grandes saltos em busca dos seus propósitos.
Transformação digital no varejo brasileiro
Uma mudança repentina de investimentos em novas tecnologias foi muito perceptível no varejo, especialmente no segmento dos supermercados.
Fato confirmado pelo estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, divulgado no mês de abril. O estudo revelou que houve um aumento de 87% no investimento em transformação digital, segundo os varejistas entrevistados, representando 0,73% sobre o faturamento bruto das empresas.
Segundo resposta dos varejistas entrevistados, para as empresas do varejo, os investimentos em ferramentas utilizadas para a contribuição na transformação digital nas lojas físicas traduzem uma melhora na experiência do consumidor, e também em auxiliar a tomada de decisão. Esses investimentos, segundo os varejistas entrevistados, resumem-se em aumento do faturamento em vendas e aumento do engajamento do consumidor principalmente em canais digitais.
“É um crescimento expressivo, mas existem procedimentos que ainda podem melhorar bastante. Um deles é o emprego da tecnologia contra rupturas, que ainda consistem num grande problema para os supermercados por provocar perdas significativas. Também, há dois fatores que exigem o foco dos supermercadistas no que diz respeito à inovação digital: a experiência do shopper no ambiente online e o treinamento dos colaboradores. Nenhuma mudança tecnológica deve perder de vista o elemento humano” afirma Simone Dias, consultora especializada em varejo da Dias e Gomes.
Smarket: tecnologia para o varejo
O propósito da Smarket sempre foi proporcionar ao varejo soluções eficientes que transformam o dia a dia e que também simplificam tomadas de decisões. Através da Gestão de Ofertas e Trade, é possível otimizar recursos e acelerar processos, consequentemente, esse impacto é rapidamente revertido em um aumento no faturamento e nas vendas. Crie promoções inteligentes e gerencie pontos extras através de uma ferramenta intuitiva!
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Gabriela Lemos