A Smarket concentra e organiza várias informações sobre o sortimento, promoções anteriores e preços da concorrência, que ajudam os profissionais de compras e de marketing a elaborar encartes mais eficientes. “Desde que desenvolvemos esse software em 2012, passamos a selecionar os produtos com maior precisão e a negociar com os fornecedores com mais consistência”, diz Fabio Quintanilha, gerente de marketing do Imperatriz. O resultado não poderia ser melhor: aumento da margem média em 25% dos produtos em oferta.
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Como funciona o processo dos tabloides eletrônicos?
O processo é simples. Após cada novo tabloide, todos os envolvidos recebem alertas para iniciar os trabalhos, analisar as informações e, então, inserir os dados que competem à sua área. “Os compradores, por exemplo, checam o nível de estoque, o preço dos concorrentes e as metas de margem e, então, definem os produtos”, explica Quintanilha. Em seguida, o marketing vai diagramando os folhetos e, com tudo pronto, é só enviar o arquivo à gráfica para a impressão. Com o software, a Imperatriz reduziu em quatro dias o tempo médio de elaboração dos tabloides. Esse tempo costumava ser de uma semana e meia.
Além disso, o software também funciona para promoções na TV e internet. “Já temos modelos prontos para várias ocasiões, inclusive datas sazonais como Páscoa e Natal”, diz Quintanilha. Inclusive, nessas datas festivas, os tabloides chegam a ser montados em um único dia.
Como era o planejamento dos tabloides antes da Smarket?
Antes da novidade, o planejamento das ofertas no Imperatriz era descentralizado e gerava muitas confusões. “Usávamos o Excel, havia um alto índice de erros e era tudo muito lento. A escolha dos produtos era feita sem o conhecimento das informações necessárias, que hoje estão centralizadas”, conta Quintanilha. Segundo ele, os erros no atual sistema não passam de 1% do total de tabloides montados.
Contudo, quando foi criado, o programa ainda não possuía todas as funcionalidades. Então, o Imperatriz decidiu repassá-lo a uma empresa especializada em softwares, que aperfeiçoou o sistema e passou a comercializá-lo para outros varejistas. Em troca da “paternidade” do Smarket, a rede catarinense recebeu um desconto vitalício na sua mensalidade paga ao parceiro. Além do valor mensal, foi paga uma “taxa de integração” do sistema, que varia de acordo com o número de pessoas que o operam.
Quais foram os ganhos do Imperatriz com a Smarket?
Ainda que tivesse o pagamento a um fornecedor externo, a Smarket gerou economias.
“Os ganhos de margem e eficiência superaram os custos em 15 vezes”, comemora o gerente de marketing da rede.
Contudo, o maior ganho está na qualidade das promoções, que agora seguem rigorosamente a estratégia definida pela empresa. “Com todas as promoções bem documentadas podemos analisar os resultados e ver como as categorias estão sendo beneficiadas. Quanto mais é feito, mais informações acumulamos, o que aperfeiçoa o processo”, conclui Quintanilha.
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A Smarket é um sistema que organiza o processo de criação de ofertas e traz as informações necessárias para a tomada de decisão. Além disso, auxilia na negociação e avalia a performance das ofertas do varejista.
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Gabriela Lemos