Black Friday: 5 estratégias para vender muito mais

5 estratégias para vender mais na black friday
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Tempo de leitura 3 minutos

 

Depois do natal, a Black Friday é a segunda data que mais gera lucros para o varejo. O volume arrecadado nas vendas da Black Friday no Brasil em 2020, passou dos 5,1 bilhões (valor 31% maior do que o mesmo período em 2019), segundo pesquisa da Neotrust. Por isso, a importância de criar estratégias certeiras para vender ainda mais nesta Black Friday.

Algumas categorias se destacaram este ano como as favoritas em intenção de compra, segundo estudos da Ebit Nielsen. Em seguida, confira a lista: 

  • Eletrônicos – 44% dos consumidores querem adquirir algum item desta categoria;
  • Eletrodomésticos – com 39% das intenções de compra;
  • Casa e Decoração – com 29% das intenções de compra;
  • Cosméticos e Perfumaria – resultou em 21% das compras em 2020, e tem uma intenção de compra em 24% para essa Black Friday;
  • Alimentos e bebidas – alcançou 12% em 2020 e deve atingir 14% das vendas em 2021.

Ou seja, agora que já sabemos a importância econômica dessa data, que tal utilizar as estratégias a seguir?

 

5 Estratégias para utilizar na Black Friday

 

1. Pesquise os produtos complementares

Na semana passada lançamos um Guia da Black Friday com os 100 produtos mais vendidos em 2020. Além disso, nela trouxemos produtos em mais de 15 categorias diferentes. Estude quais são os produtos complementares para cada item que você for ofertar e garanta o estoque em sua loja. 

produtos complementares

2. Invista em divulgação 

Por ser a segunda maior data em vendas para o varejo, a concorrência é enorme. Promova a sua loja através de encartes específicos para a data e invista também, em anúncios nas redes sociais (enviar as ofertas por WhatsApp para o público segmentado é uma ótima opção), mídia paga, e-mail marketing e newsletters, por exemplo. 

 

3. Crie cartazes exclusivos para a data

Faça uma arte de Black Friday para sua loja e utilize-a em todas as ofertas estratégicas. Chame a atenção do público. Nesse sentido, uma dinâmica que serve muito bem para esta data é o cartaz de desconto, com preço de por, assim você mostra para seus clientes o quanto aquela oferta é imperdível e ele irá economizar.

dinâmica de promoção para black friday

 

4. Abasteça a categoria de bebidas em sua loja

O valor estimado pela Nielsen é que, mais de 55% das vendas, da categoria de alimentos e bebidas, seja destinada a compras de bebidas alcoólicas. Portanto, abasteça a sua gôndola e o seu estoque de bebidas alcoólicas. Grande parte dessas vendas irão ocorrer por consumidores que querem aproveitar as ofertas e garantir as bebidas para o final do ano.

 

5. Garanta os presentes de natal nas prateleiras

Um levantamento da Cuponomia, mostra que seis em cada dez consumidores estão na expectativa de encontrar as melhores ofertas na Black Friday. Por conta disso, os brasileiros planejam antecipar suas compras de natal. Nesse caso, abasteça e planeje a categoria de presentes de natal. 

 

100 produtos mais vendidos na Black Friday

 

Fechando a estratégia com chave de ouro

Agora que você está por dentro dos dados do varejo brasileiro para essa Black Friday, confira se você já tem todos os itens mais vendidos em estoque, as categorias em destaque, os produtos complementares em volume suficiente e finalize sua estratégia.

Prepare-se para vender muito nessa Black Friday!!!

Pós Black Friday

Aproveite o estoque que sobrar da Black Friday! Na segunda-feira, 29 de novembro, acontece a Cyber Monday, ou seja, um dia inteirinho de promoções somente nas plataformas online. Portanto, realize algumas promoções em seu e-commerce e movimente suas vendas.

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

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