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  • 27/05/2022

O que é SKU e qual a importância para o varejo e indústria

O que é SKU e qual sua importância no varejo - Smarket
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Tempo de leitura 4 minutos

Ao começar a lidar com gerenciamento de estoque é muito importante saber o que é SKU. Você pode já ter visto códigos SKU em produtos, mas o que é afinal, e qual a sua função? Qual a sua importância no varejo e para as indústrias? E qual a diferença para o código de barras e como se aplica no varejo? Confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre códigos SKU.

Índice

  • O que é SKU
    • Como funciona o código Stock Keeping Unit
      • Vamos a um exemplo prático 
  • Qual a diferença entre SKU e código de barras?
    • Posso usar o código de barras do produto para criar meu SKU?
  • Como o SKU pode auxiliar na colaboração entre varejo e indústria
  • Plataforma colaborativa para unir a cadeia varejo e indústria

O que é SKU

SKU é a sigla  para Stock Keeping Unit,  um termo em inglês que pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”. Através desse código é possível identificar cada um de seus produtos. Ele veio para organizar seu estoque. Com o SKU é possível ter controle e identificar exatamente qual produto foi vendido, entregue ao cliente ou apenas trocado. Com este código, cada produto carrega suas especificações, como: 

  • Forma;
  • Cor;
  • Tamanho;
  • Sabor;
  • Fabricante;
  • Entre outras especificações que você quiser.   

Sabemos que a rotina no varejo não é nada fácil, uma boa organização de estoque é muito importante para garantir bons resultados, O código SKU é um ótimo método para controle de entrada e saída dos seus produtos. De uma forma mais simples, o SKU nada mais é do que um “CPF” para cada produto.

Como funciona o código Stock Keeping Unit

Ele funciona como uma identificação  para cada produto, é um código formado por letras e números. Então, ao gerenciar seu estoque, na entrada/saída de produtos, ou na busca de alguma informação, ao invés da procura ser feita pelo nome do produto, vai ser feita por um código, o SKU. Segundo a Amazon, um SKU geralmente inclui os seguintes dados: 

  • Tipo de produto; 
  • O material; 
  • O tamanho; 
  • A cor; 
  • Informações de embalagem;
  • E até mesmo, a garantia do produto. 

Vamos a um exemplo prático 

Se você vende refrigerante, poderia ser criado no momento de cadastrar um produto o seguinte código: 

  • “RF – CC-LAT-350” para (refrigerante, marca Cacau, lata de 350ml, sabor tradicional).
  • “RF – CC-LAT-350-ZE-” para (refrigerante, marca Cacau, lata 350ml, sabor tradicional e zero açúcar). 

Nesse caso:

  • RF: é uma referência ao tipo de produto, “Refrigerante”.
  • CC: indicado para informar a marca, “Cacau”.
  • LAT: indica o tipo de embalagem do produto, “Lata”
  • ZE: informa o tipo do produto, no exemplo acima usamos para indicar que o produto é do tipo “Zero Açúcar”.
  • 350: tamanho do produto, indicando o volume de “350ml”.

Então, qualquer diferença que haja entre uma mesma linha de produtos, pode conter um SKU diferente. Tornando assim, muito mais fácil o gerenciamento de produtos no seu estoque. 

Qual a diferença entre SKU e código de barras?

Primeiramente, é importante saber que SKU não é o mesmo que código de barras. A principal diferença é que o código SKU, pode ser facilmente identificado por uma pessoa, caso ele tenha sido criado de forma organizada e lógica. Geralmente, conseguimos saber pelo código SKU à qual produto ele se refere, sem a necessidade de um equipamento para leitura de códigos. Já o código de barras é um sistema de identificação a nível global, único para cada cliente e só pode ser identificado com a ajuda de um leitor específico. 

Mas não é apenas na forma de identificação que eles se diferem. O SKU também pode ser usado para indicar uma localização, como onde o produto foi armazenado, por exemplo. Nesse caso, podemos usar o seguinte código para exemplificar: FLO-CD1-P8, em que:

  • FLO: indica que o produto está em Florianópolis;
  • CD1: no centro de distribuição 1;
  • P8: na prateleira 8.

O código SKU é criado para auxiliar na organização interna de uma empresa, ou seja, ele não é um código para uso externo à empresa. O SKU é muito utilizado no varejo para identificar produtos internamente e gerenciar estoques.

Posso usar o código de barras do produto para criar meu SKU?

Não! O código de barras é exclusivo da indústria que fabrica o produto, sendo assim, a indústria pode alterar este código. Portanto, não é recomendado usar o código de barras como SKU porque ele pode ser alterado e gerar confusão no gerenciamento do seu estoque. O código de barras pode ser utilizado de maneira complementar mas não como substituto.

Como o SKU pode auxiliar na colaboração entre varejo e indústria

Este código é único por empresa e identifica os produtos para melhorar o gerenciamento de estoque, correto? Sendo assim, o varejo pode compartilhar esses dados com a indústria por meio de algum software que faça a gestão dos produtos.

Mas por que o varejo deveria fazer isso?

É simples, varejo e indústria juntos tendem a crescer e rentabilizar muito mais. A indústria ao acessar os SKUs do varejo (somente para os seus produtos) consegue ter a visibilidade de estoque naquela loja, ou seja, se o estoque estiver baixo o fornecedor pode entrar em contato com o varejo e enviar mais produtos para aquela loja.

Assim como, os SKUs podem ser muito úteis em ações de trade marketing ou campanhas promocionais, sendo que, a indústria poderá ficar atenta aos níveis de produtos na loja em que irá acontecer a ação.

Isso só tende a deixar o processo muito mais ágil e dinâmico, é tanto interesse da indústria que o seu produto esteja no mercado e em quantidades aceitáveis quanto do varejo que deseja evitar ruptura e vender mais produtos.

Plataforma colaborativa para unir a cadeia varejo e indústria

Pensando em levar mais agilidade e rentabilidade para varejo e indústria, desenvolvemos o Colab. O Colab é uma plataforma colaborativa onde varejo e indústria terão acesso a dados para investir de forma certeira nas melhores oportunidades. Inclusive, dados de SKUs para evitar ruptura e excesso de estoque.

Através de um dashboard compartilhado, ambos podem trabalhar em colaboração para aumentar suas vendas. Quer saber mais sobre o Colab e como ele pode auxiliar o seu varejo ou a sua indústria a vender mais? Agende uma demonstração gratuita e conheça o Colab. Até a próxima!

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Esther Laís

Apaixonada pelo mundo do marketing e toda forma de comunicação. Social Media da Neogrid | Vertical Varejo. Cientista de alimentos em formação e nas horas vagas gosto de aproveitar uma praia! Escrevo sobre temas que vão desde tendências do setor de alimentação, varejo e indústria, até insights de marketing :)
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