Como a identidade visual influencia nas promoções do varejo

Como a identidade visual influencia nas promoções do varejo
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Tempo de leitura 4 minutos

A criação da identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca.

Com o excesso de informação que temos hoje, é essencial investir em uma identidade visual forte, para sua marca estar na cabeça de seus clientes, tornando o público cada vez mais fiel e com desejo pelo seu negócio/produto.

Quanto maior for a exposição dos elementos visuais, maior será a sensação de proximidade, lembrança e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Em cada ponto de venda, sendo físico ou digital, a marca deve ser autentica e evidenciar o seu posicionamento em relação aos clientes.

A concorrência entre as empresas não permite que suas únicas diferenças sejam somente o preço.

Por isso, veja nossas dicas para influenciar e impactar seus clientes com promoções que comunicam a sua identidade visual!

 

A importância do branding para o varejo

 

O branding é uma ferramenta poderosa para fixar e valorizar a força da sua marca.

Associar um valor a um produto ou serviço é extremamente fácil, mas somente sua construção de marca e identidade visual pode justificar o valor estabelecido.

A construção da marca associa atributos como benefícios, sentimentos e impressões que justificam as escolhas do consumidores pela marca X ao invés da marca Y.

No mercado de varejo, uma verdadeira competitividade está sempre acontecendo em constante crescimento.

É possível utilizar diversas estratégias para fazer seu varejo e suas promoções se destacar da concorrência!

 

Storytelling: Case “Do Bem”

 

A marca de sucos “Do Bem” foi construída para se diferenciar da concorrência, usando o branding em diversos aspectos do seu posicionamento.

Através de embalagens com design único, cores vibrantes e discurso que contam estórias (storytelling) criam conexões com o seu público.

Com seu posicionamento super atual, a marca consegue se destacar no meio de uma imensidão de marcas de sucos nas lojas do varejo.

Ou seja, todos esses atributos, agregam valor ao produto, geram desejo pelo “marketing utilitário” que deixa explícito o posicionamento da marca por prezar pela saúde através do seu produto.

Todos esses itens mencionados, fazem parte de uma estratégia de comunicar usando a identidade visual forte da marca, para criar ações efetivas! 

Identidade visual nas promoções no varejo

 

Basicamente, a estratégia de comunicação dos mercados de varejo é traduzida nas promoções.

Todos os valores da empresa devem contar uma história através da ofertas, destacando sempre o que sua empresa/produto tem de melhor.

Os pontos de venda são a vitrine da identidade visual da marca.

A loja precisa estimular a compra com uma estratégia de comunicação que atraia consumidores e interação.

Vejamos o case do nosso cliente, o West Boi carnes.

A Rede criava cartazes dentro das suas lojas de forma aleatória, sem se preocupar com a identidade visual da companhia.

Através da implantação da Smarket, padronizou o fluxo promocional das 8 lojas da rede, onde já é possível identificar o impacto pelos consumidores.

Agregou valor para a marca e facilitou a identificação de cada promoção.

Notou-se que, os clientes da rede acabaram deixando o preço praticado em segundo plano, pois a satisfação com o branding da empresa é o que fez o cliente voltar.

 

Elementos da Identidade visual:

 

A identidade visual é uma das estratégias mais importantes para os varejos que desejam se diferenciar nos mercados saturados e concorridos.

Antes de criá-la, deve se pensar, o que desejo comunicar com a minha marca? Qual o público-alvo, qual o ticket médio? Estabelecer um posicionamento para comunicar de forma visual.

Um projeto de sucesso,  deve estar totalmente relacionado a estratégias de marketing certeiras, principalmente ao concorrer com outras empresas do segmento nos pontos de venda.

Confira alguns itens que sua empresa deve focar para valorizar sua identidade visual nesses pontos de venda:

 

Logotipo e Manual da Marca

 

É recomendado que a logo da empresa seja marcante e de fácil memorização, pois é dela que parte toda a construção visual de seu negócio.

Tudo o que precisa de muita explicação, não vale a pena!

As cores são muito importantes também, pensar na aplicação de materiais off-line mas também on-line, que precisam de bastante contraste para uma melhor legibilidade.

 

Embalagens e aplicações

 

A embalagem é o primeiro contato do cliente com seu produto, por isso, quanto maior for o impacto, melhor!

Realizar um benchmarking para analisar como seus concorrentes estão se posicionando, também é importante, para saber como se destacar.

Muitas empresas que vendem seus produtos em redes varejistas também apostam na beleza da embalagem, que podem ser reaproveitadas após o uso, fazendo com que a marca seja lembrada por ainda mais tempo, usando ainda a sustentabilidade ao seu favor.

 

Encartes e Cartazes

 

Encartes e cartazes influenciam na percepção de valor nas promoções do varejo.

São materiais que não indicam apenas promoção, brindes ou até mesmo condições especiais de compra (pague 1, leve 2, escalonada, etc), mas vão muito além, influenciam no bem estar, na sensação de exclusividade, ou ser mais barato, por exemplo.

Algumas marcas premium preferem um design “clean” e minimalista para indicar sofisticação.

Por fim, gerenciar a identidade visual da sua marca é um fator importante para o desenvolvimento de sua empresa. Em promoções no varejo, isso se torna vital.

É um trabalho permanente, em constante evolução, que necessita uma pesquisa minuciosa em pontos de venda, concorrentes e até mesmo dentro de sua própria empresa.

Foque em ações estratégicas, para que seu negócio esteja sempre na cabeça de todos os seus consumidores e que fidelize seu produto, deixando-o sempre como primeira opção no meio de todos os disponíveis no varejo.

Nós temos uma plataforma que otimiza todo o fluxo promocional e garante que todas as lojas da sua rede sigam a mesma identidade visual da sua marca. Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas em ofertas!

 

2 comentários em “Como a identidade visual influencia nas promoções do varejo”

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

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