Promoção no PDV: 4 ideias criativas para movimentar sua loja

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Tempo de leitura 5 minutos

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Apesar do clichê, é exatamente assim a relação do cliente com o ponto de venda. Se o ambiente não conquistar o visitante no primeiro contato, dificilmente conseguirá fazê-lo em uma segunda oportunidade. Por isso é tão importante investir em promoção no Ponto de Venda (PDV), renovando sempre suas estratégias.

O PDV não é apenas o lugar onde se expõe produtos para venda, mas também o espaço onde o consumidor cria conexões com a marca. Por esse motivo, o ambiente deve ter identidade e elementos que tornem o processo de compra uma experiência realmente prazerosa. A promoção no PDV contribui para o sucesso dessas experiências.

A seguir, apresentamos 4 ideias criativas de promoção no PDV para movimentar sua loja. Continue lendo o artigo e confira!

Promoção no PDV: movimente sua loja com ideias criativas

Com a estratégia correta, é possível alavancar as vendas do seu negócio. Ainda mais com uma boa promoção no PDV, o consumidor é exposto a novos produtos e experiências. Consequentemente, consome mais e isso contribui para aumentar os resultados da loja.

promoção no pdv

Diversas promoções podem ser implementadas em supermercados. Existem aquelas que estimulam a compra de um produto específico. Outras que visam aumentar o ticket médio. E ainda aquelas cujo objetivo é fidelizar o consumidor.

Mas não importa o propósito, para que uma promoção no PDV faça sucesso, é preciso que a estratégia seja criativa. Por isso, separamos 4 ideias incríveis para você aplicar no seu negócio. Confira a seguir:

1. Estratégia de promoções e descontos são uma boa pedida

Ninguém resiste a um belo desconto. Por isso, sempre que possível, abra mão de alguns centavos em determinados itens para atrair clientes. Aproveite algum bônus de fornecedores para criar promoções em que o cliente ganha um produto na compra de outro, por exemplo.

Você também pode aplicar outras estratégias de promoção no PDV com descontos, como:

  • Oferta relâmpago: estabeleça dias e horários específicos. Uma boa dica é usar essa estratégia para atrair mais pessoas para a loja em momentos de pouco movimento;
  • Itens mais baratos: diminua os preços dos produtos mais vendidos e divulgue-os. Porém, para não prejudicar sua margem, aumente na mesma proporção os valores de itens que saem menos. Isso causará a impressão de que os preços praticados em seu PDV são menores que os da concorrência;
  • Estimule a fidelidade: crie promoção no PDV com descontos específicos para valorizar clientes fiéis. Que tal uma tabela de pontos? Ao atingir certas pontuações, o consumidor pode resgatar um prêmio, ter desconto em uma compra ou em algum produto. Isso ajuda a transformar o cliente esporádico em consumidor recorrente.

Essas estratégias são bastante eficientes, mas não funcionam sozinhas. Para que elas deem resultados, é importante contar com um apelo visual que estimule o consumo no PDV.

Portanto, vale usar cartazes criativos, reorganizar as gôndolas, destacar os indicativos de preços e até criar um ponto de iluminação para destacar ainda mais o produto.

Se o seu público for jovem e conectado, você pode até apostar em elementos próprios do meio virtual. Lembre-se que memes, expressões ou frases que estão em alta criam pontes entre o consumidor e a marca.

2. Use e abuse do merchandising para turbinar a promoção no PDV

O merchandising está diretamente relacionado à forma de vender. Trata-se de aplicar estratégias para adequar o produto às necessidades e aos anseios do consumidor.

promoção no pdv

Normalmente, as empresas aplicam o conceito de merchandising no lançamento de novos produtos. No entanto, essas estratégias também são bastante eficazes ao criar uma promoção no PDV. Para isso, é preciso seguir alguns preceitos fundamentais, como:

  • Limpeza em primeiro lugar: mantenha os produtos sempre limpos nas prateleiras. É importante que as mercadorias estejam em bom estado, sem riscos, marcas, rasgos ou poeira;
  • Decoração que inspira: a decoração deve estar de acordo com os produtos oferecidos. Não faz sentido, por exemplo, expor produtos de limpeza em um lugar decorado com cores escuras;
  • Pontos quentes: são áreas privilegiadas, onde a decisão de compra é quase que instantânea. Normalmente esses pontos ficam perto da entrada ou do caixa. Use-os para expor produtos que você mais quer vender, como aqueles que têm uma boa margem ou lançamentos que ainda precisam ser descobertos pelo público;
  • Preparo e simpatia: os atendentes estão na linha de frente do seu PDV. Por isso, invista em treinamento para que todos falem a mesma língua. Também é importante que esses profissionais sejam prestativos na medida certa para que não afastem potenciais clientes.

3. Psicologia das cores e dos preços

As cores têm influência direta sobre a decisão de compra dos consumidores e aprender a utilizá-las a favor do seu negócio é fundamental. 

Em um supermercado, as cores podem ser usadas de diferentes maneiras. Confira as principais:

  • Vermelho: desperta a emoção e a confiança do público. Também cria sensação de urgência. Por isso, é boa para ser utilizada em cartazes promocionais. Também estimula o apetite e pode ser usada para vender produtos alimentícios;
  • Amarelo: desperta a interatividade e estimula a concentração. É uma boa opção para se usar em cartazes indicativos de preços;
  • Azul: inspira confiança e calma. Se o tom for claro, desperta a sensação de limpeza, assim como o branco, podendo ser usado para a venda de produtos higiênicos;
  • Verde: promove a sensação de relaxamento e harmonia. Também pode transmitir a ideia de frescor e ser usada na divulgação de produtos de higiene pessoal e limpeza.

Além das cores, os números também criam diferentes estímulos no consumidor. Quando se trata de preços, por exemplo, números quebrados tendem a fazer mais sucesso. 

Um produto de R$ 49,90 parece mais barato do que um de R$ 50,00. Isso porque o cérebro humano está condicionado a se preocupar mais com os números que estão à esquerda do que à direita. 

Assim, o consumidor decide mais facilmente pela compra, pois o estímulo o faz ver o preço como uma vantagem.

4. Explore os quatro sentidos do seu cliente

Uma dica valiosa é apostar no marketing sensorial, que consiste em explorar os diversos sentidos, e não somente a visão, para influenciar a compra.

Com o cliente dentro do PDV, é possível criar estímulos olfativos para atrair o consumidor pelo cheiro. Invista também em uma trilha sonora que faça o público se sentir confortável e acolhido.

Sempre que possível, permita que o visitante toque o produto, sinta-o e prove-o. Por fim e, se for o caso, ofereça amostras para estimular até mesmo o paladar. Dessa maneira, enquanto os supermercados caminham para se transformar em ambientes tão parecidos, seu PDV atrairá o consumidor de forma inédita, valorizando ainda mais seus produtos.

Dica Bônus: Conheça as soluções da Smarket

Para que suas decisões sejam mais eficientes, a nossa plataforma oferece uma solução simples e intuitiva. Isso porque a funcionalidade de trade marketing foi pensada e criada para otimizar alguns processos por meio da utilização de dados e auxilia no gerenciamento e organização do espaço físico.

Nosso sistema oferece uma avaliação clara da performance de vendas de cada PDV. Assim, o gestor dispõe de dados para saber como alocar melhor os produtos e reorganizar a loja de modo a aproveitar o espaço de forma mais eficaz e coerente.

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1 comentário em “Promoção no PDV: 4 ideias criativas para movimentar sua loja”

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Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

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