O Dia das Crianças desempenha um papel crucial no cenário comercial. Comemorado em 12 de outubro e é feriado nacional graças a uma coincidência: ser comemorado junto ao dia de Nossa Senhora Aparecida. Essa data oferece uma oportunidade imperdível tanto para marcas quanto para varejistas, que estão dispostos a investir significativamente para atrair a atenção não apenas dos pais, mas das crianças também. Para atingir esse objetivo nesse Dia das Crianças, trouxemos algumas ações criativas para o seu PDV.
Essa data possui uma parcela significativa entre os varejistas, em uma entrevista ao Mundo do Marketing, Robério Esteves, Diretor de Operações da Lego, conta que o Dia das Crianças representa até 35% do faturamento anual da empresa. “É a segunda data mais importante, logo após o Natal. Nesse dia, as crianças recebem presentes, e os adultos têm o costume de presentear não só seus próprios filhos, mas também sobrinhos e outras crianças próximas.”, destaca Robério.
Para que o seu negócio alcance resultados excelentes durante essa data que costuma gerar um grande volume de vendas, elaboramos algumas dicas essenciais para impulsionar as suas vendas e atrair tanto a atenção dos clientes quanto, é claro, das crianças. Além dessas dicas, preparamos um material para ajudar seu negócio a vender ainda mais, leia até o final e confira!
Índice
Por que preparar seu PDV para o Dia das Crianças?
Preparar o Ponto de Venda (PDV) para o Dia das Crianças é uma estratégia crucial para o sucesso das vendas nesta data. Existem várias razões para essa preparação cuidadosa. Portanto, uma vitrine atrativa e um ambiente de compra bem organizado podem ajudar a destacar seu negócio e atrair a atenção dos clientes.
A preparação do PDV também contribui na atração de novos clientes e na fidelização dos existentes, afinal, um ambiente de compra atraente e bem organizado cria uma impressão positiva da marca. Além disso, permite otimizar a disposição dos produtos, criar promoções eficazes e gerenciar o estoque de forma eficiente, o que pode resultar em maiores lucros.
Por último, mas não menos importante, um PDV bem preparado pode incentivar as vendas complementares, levando os clientes a comprar não apenas os produtos que eles foram focados em comprar, mas também itens relacionados, como por exemplo: se o cliente foi realizar a compra de um macarrão, mas posicionado ao lado está um molho de tomate, ele pode ser influenciada a levar o molho mesmo sem ter ido com a intenção de comprá-lo.
Dicas para o PDV no Dia das Crianças
Invista em decorações atrativas e divertidas
Em muitos casos, as compras para o Dia das Crianças são feitas na companhia das próprias crianças. É por essa razão que ambientes que cativam e despertam o interesse dos pequenos têm uma probabilidade maior de alcançar sucesso. Decore a fachada, a vitrine e os corredores com cores chamativas, bexigas e outros elementos divertidos!
Além disso, não devemos esquecer a importância de preparar a loja também para os pais, afinal, eles são os responsáveis pelas compras. É essencial considerar dois cenários: um ponto de venda com abordagem lúdica para encantar as crianças e estratégias promocionais para atrair os pais.
Brindes que chamam atenção!
Para tirar o máximo proveito deste momento e cativar os pequenos, considere a implementação de brindes para as crianças que visitarem a sua loja. Se possível, invista em carrinho de pipoca ou algodão doce, essa é uma estratégia vantajosa por vários motivos:
Atração de novos clientes:
Quem resiste a um cheirinho de pipoca e algodão doce? Eu não! Ter esses petiscos em sua loja ou evento em dia de comemoração pode atrair famílias e crianças curiosas, aumentando o fluxo de clientes.
Experiência de compra:
Essa ação pode criar uma experiência de compra interativa, deixando as crianças empolgadas ao ver a preparação dessas guloseimas e isso contribui para um ambiente mais acolhedor e festivo.
Fidelização dos clientes:
Após realizar as ações acima no seu varejo, as crianças e seus responsáveis associaram sua loja a momentos felizes e, consequentemente, podem se tornar clientes fiéis no futuro.
Diferenciação:
Em um mercado competitivo, ter carrinhos de pipoca, algodão doce e outros brindes atrativos podem diferenciar sua loja ou evento dos concorrentes. Isso pode fazer com que as pessoas escolham visitar sua loja no lugar de outras, pois elas vão saber que, em datas sazonais como essa, sua loja se preocupa com o bem-estar do cliente.
Além desses atrativos, você também pode oferecer guloseimas, balões personalizados e descontos especiais em produtos infantis que são opções excelentes para tornar a experiência de compra ainda mais agradável e eficaz.
Faça promoções especiais para o público consumidor da loja
Como falamos acima, é muito importante investir em promoções para quem consome e realiza a compra na loja: os pais e responsáveis.
Enquanto as crianças desfrutam das experiências no ponto de venda, também é importante incentivar os adultos a fazer compras. Portanto, não negligencie a criação de promoções especiais para esta ocasião, incluindo:
– Ofertas com descontos significativos;
– Combos de produtos em pacotes promocionais.;
– Realização de sorteios atrativos;
– Brindes exclusivos para compras acima de um determinado valor, entre outras opções.
As ações no ponto de venda (PDV) durante o Dia das Crianças desempenham um papel fundamental no sucesso das vendas e na criação de uma experiência memorável para os clientes. Essas ações não apenas impulsionam as vendas, mas também fortalecem a imagem da marca, atraem novos clientes e fidelizam os existentes.
No entanto, além de ter um PDV atrativo é preciso ser assertivo também nos produtos que serão oferecidos e promocionados, pensando nisso, criamos uma lista com os 20 produtos mais ofertados e vendidos no Dia das Crianças, com dados obtidos através da plataforma da Smarket. Quer acessar essa lista? Clica aqui!
Ohanna Garutti