Supermercados Mambo automatizam promoções e integram com e-commerce

case smarket e mambo
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A rede paulista de supermercados Mambo que atualmente conta com mais de 1,5 mil colaboradores, 9 lojas físicas na cidade de São Paulo, e uma estrutura de entrega delivery para e-commerce, que atende à Grande São Paulo automatizam suas promoções.
Com o crescimento das lojas, a Rede enfrentou alguns desafios relacionados a falta de qualificação e automação nos processos promocionais, desde a segurança da precificação até a padronização visual da rede, incluindo a falta de escalabilidade, produtividade e visibilidade de resultados das promoções.
Faltava uma ferramenta que trouxesse eficiência e agilidade nos processos.

Confira os 4 principais ganhos da rede Supermercados Mambo ao utilizar a plataforma e recursos de Ofertas, Ofertas Internas e Cartazes da Smarket.

  1. Integração das áreas de pricing, comercial, marketing e e-commerce
  2. Inteligência e qualificação do processo promocional
  3. Visibilidade de todas as dinâmicas de ofertas no e-commerce
  4. Otimização de 50% no tempo de criação de campanha e padronização visual


 

1. Integração das áreas de pricing, comercial, marketing e e-commerce

Geralmente, no varejo, muitas áreas se envolvem no processo promocional.
As principais áreas são pricing, marketing, comercial, TI, e-commerce entre outras.
A falta de processos, ferramentas adequadas, sem um fluxo lógico e atribuições definidas, com certeza, são fatores que afetam os resultados de uma empresa e consequentemente, impedem o seu crescimento.

“A empresa inteira utiliza a Smarket e depende das informações e dados que estão lá. Antes todo o nosso controle de promoção e campanha, era feito por planilhas de excel, que ia para o comercial, o marketing e todo mundo mexia em tudo”, conta Carolina Barros, Gerente de Pricing, no Supermercado Mambo

case mambo e smarket carolina
 
Certamente, muitas planilhas e diversas pessoas editando ao mesmo tempo, pode ser a fórmula perfeita falhas no processo. Equívocos nos valores, descrições e até falta de informação se realmente há estoque do produto ofertado em determinada loja.
A plataforma Smarket centraliza todas essas informações com workflow e atribuições para cada setor envolvido no processo promocional.

 

2. Inteligência e qualificação do processo

Inteligência artificial (IA) para reter consumidores e melhorar processos interno foi apontada como uma grande tendência no maior evento global do varejo, a NRF.
Por isso, a inteligência e qualificação nos processos,  prometem ser características ainda mais fundamentais para o varejo em 2022.

“A decisão pela Smarket: a ferramenta que mais define o fluxo promocional dentro da nossa organização. Colocamos inteligência e qualificação no processo de definição de tabloides e promoção. Desde os canais digitais e analógicos também. Fomos muito felizes com essa decisão.” diz Alexandre Vasconcelos – Diretor de Transformação Digital, no Supermercado Mambo.

case mambo e smarket alexandre
 

 

3. Integração da Smarket com o E-commerce e Marketplace

Estamos vivenciando um crescimento acelerado do e-commerce nos últimos anos, e o comportamento de compra cada vez mais voltado para o online.
Um estudo realizado pela Neogrid, mostra que automação e conectividade ajudam a melhorar a experiência de compra no ambiente online e offline.
Automação e conectividade, dois conceitos que a Rede Mambo ganhou integrando a sua plataforma de e-commerce com a Smarket.

“O processo da Smarket supriu uma dor muito grande na forma como a gente fazia a interação de todas as áreas da empresa, seja pricing, comercial e o próprio e-commerce.  Começamos a ter visibilidade de todas as dinâmicas promocionais e conseguimos ter melhorias em processos, dinamismo, relatórios, controle, então, facilitou e ajudou muito a empresa a ter uma visibilidade melhor para nossa torre digital.”, conta José Junior – Coordenador de E-commerce, no Supermercado Mambo.

 
case mambo e smarket jose junior

“A gente começou a ter gestão de números, de processos. Antes eram muito desorganizados e descentralizados. Então a Smarket conseguiu suprir uma gestão unificada e visibilidade de todas as ações”, explica Júnior.

 

4. Otimização de 50% na criação de campanhas

O marketing é o setor responsável por garantir que a comunicação visual da empresa siga o padrão estabelecido no universo da marca.
A identidade visual tem grande influência nas promoções do varejo.
Por tanto, quanto maior for a exposição coerente dos elementos visuais, maior será a sensação de proximidade, lembrança e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Então, em cada ponto de venda, sendo físico ou digital, a marca deve desenvolver-se com autenticidade, evidenciando o seu posicionamento em relação aos clientes.

“Outro ganho, foi na padronização de branding, hoje não dependemos de um time para subir uma campanha. Antes cada loja criava de um jeito, hoje a gente sobe um template padrão na ferramenta e a loja automaticamente já usa. Dependendo da campanha, conseguimos trabalhar layouts específicos. Acabou de acontecer a Black friday com todas as ofertas com o mesmo layout. A loja consegue imprimir sem depender de gráficas, o que nos ajudou na padronização e otimização do processo”, Daniela Reis, Gerente de Marketing, no Supermercado Mambo.

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“Outro ganho, é que tivemos a otimização do processo promocional. Antes a gente demorava em torno de 4 dias para subir uma campanha, hoje levamos 2 dias! Isso otimiza o nosso tempo e conseguimos abrir outras frentes estratégicas para o marketing” sinaliza Daniela.

Se você se identificou com algum desafio relatado pela Rede de Supemercado Mambo, converse com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar 🙂
 
 

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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