Automação de trade marketing para o varejo

Automação de trade marketing para o varejo
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Tempo de leitura 5 minutos

Hoje em dia é tudo automatizado, são tantas informações em todos os lugares, será que eu realmente preciso fazer automação da minha área de trade marketing?

Pois é, essa dúvida é recorrente!

Para algumas pessoas a automação dos processos pode parecer apavorante, uma nova tecnologia para eu aprender, será que isso é pra mim? Será que irá trazer benefícios para o meu dia a dia?

Pensando nisso, preparamos um blog post para abordar este tema e trazer as dúvidas mais recorrentes sobre automação do trade marketing.

Neste blog post você vai entender sobre:

  • Porque automatizar;
  • Contratos varejo x indústria;
  • Redução de erros;
  • Mapa das áreas estratégica;
  • Performance;
  • Benefícios.

Vamos nessa?

Por que automatizar

De início, o varejo precisa investir em estrutura física. E agora, também em e-commerce e plataformas de vendas. Tudo isso, pensando em tornar a experiência do cliente mais prazerosa dentro e fora da loja.

Passada essa etapa chega a hora de investir em tecnologia!

– Mas por que eu devo investir em tecnologia?

Nessa etapa a automação dos processos ajudará o seu negócio a ganhar escalabilidade, isto é, sua equipe passa a se preocupar com tarefas que ajudam a aumentar o faturamento da sua loja e torná-la mais competitiva.

Sendo assim, dentro do novo hall de tarefas estratégicas, estão as análises de dados, que ajudam a entender como sua loja pode agir de maneira mais eficiente e vender mais. 

Um exemplo, é uma oferta de mistura para bolo que irá vencer em 5 dias. A equipe de trade marketing resolve fazer uma promoção de leve 4 pague 3. Antes de iniciar a oferta, a equipe utiliza a análise de dados para comparar com outras promoções do mesmo produto e entender se aquele tipo de oferta, leve 4 pague 3 e o preço, fazem sentido. 

O software ajuda a entender se aquele produto deve ser ofertado, se o preço está correto e qual o dia de oferta é o mais ideal para o produto.

Agora, vamos entender sobre os contratos entre a indústria e o varejo, e como a automação ajuda nesse processo.

Contratos varejo x indústria

Deixar que a inteligência artificial cuide de processos mais suscetíveis a erros humanos é a melhor opção. 

Um erro recorrente durante as ações de trade marketing é não saber quais produtos, categorias ou famílias são para colocar em uma ponta de gôndola, por não ter acesso imediato ao que foi contratado pela indústria. 

Isso acontece, geralmente, pelo contrato estar perdido em uma gaveta, ou até mesmo, esquecido em uma caixa de e-mail

Os erros de contratos entre indústria e varejo são recorrentes quando não se utiliza automação para tornar os processos mais transparentes

Por exemplo, a indústria solicita ao varejo uma ponta de gôndola em frente aos caixas para realizar uma ação promocional do seu novo suco de abacaxi com hortelã. Porém, com tantos contratos, a equipe de trade marketing acaba se confundindo e providencia uma ação em uma ponta de gôndola em frente a padaria.

Ou seja, a indústria pagou por uma coisa mas na verdade recebeu outra. Isso prejudica o relacionamento com a indústria e a credibilidade da rede. 

Outro ponto importante é que, nesse caso, demonstra que a equipe de trade marketing não utiliza estratégias a seu favor. Ou seja, ela está preocupada em realizar ações com a indústria sem entender se aquele local é o melhor, realmente.

Mass como mudar essa situação? Vamos entender agora!

Redução de erros

Confira o depoimento da Alexsandra Resende do Grupo Supernosso, que utiliza o Smarket Trade em seu dia a dia:

“Nosso principal canal de comunicação com as lojas sempre foi o e-mail. Todas as ações de trade marketing eram enviadas por e-mail e acabavam se perdendo

A chegada do Smarket Trade trouxe grandes melhorias para o Grupo Supernosso. A primeira grande conquista é poder concentrar todas as ações de trade (pontas de gôndola, displays, tira cross, materiais de pdv, degustação, etc), num único lugar. 

Outro grande avanço é que as lojas podem consultar e esclarecer dúvidas referente às ações de trade marketing a qualquer momento, pelo app instalado no celular corporativo da loja, com isso, tivemos uma redução de 95% de envio de e-mails do departamento de trade para o grupo de gerentes

O Smarket Trade nos permitiu, também, mapear e ver a disponibilidade de espaços por loja, gerenciar todos os contratos, acompanhar a execução das ações por loja e entregar para cada fornecedor um relatório de execução com as fotos, por semana e por loja.”

Alexsandra Resende, Gerente de Marketing – Grupo Supernosso.

Sendo assim, o software para automação do trade marketing permite que você tome boas decisões e simplifica o seu dia a dia em negociações com a indústria.

A partir disso, os contratos entre varejo e indústria ficam compilados em um único local, onde podem ser acessados a qualquer momento.

As etapas do contrato e vigência do mesmo, ficam disponíveis em um dashboard intuitivo, para facilitar sua vida.

E o mais importante, a indústria consegue acompanhar em tempo real as ações promocionais. Dentro do software você consegue anexar informações e fotos. Tornando o processo mais transparente e seguro.

Perder contratos e errar promoções? Nunca mais!

Automação de trade marketing

Confira o Case da Drogaria Globo que fala justamente sobre a gestão das comprovações do plano de marketing e gerenciamento em tempo real de todas as execuções de trade marketing:

A seguir, vamos entender sobre automação do mapeamento das áreas estratégicas das suas lojas.

Mapa das áreas estratégicas

Você sabe o potencial de todas as áreas da sua loja?

Nesse caso, se você ainda não sabe, ou não tem as áreas mapeadas, corra! O seu concorrente já está aproveitando essa oportunidade.

Primeiro, para que serve o mapeamento das áreas da loja?

Serve para você entender quais são as áreas quentes e frias da sua loja.

Assim, se você fizer uma ação promocional em áreas quentes, elas vão gerar muitas vendas. Já as áreas frias, se a sua equipe não trabalhar bem a estratégia promocional, podem não gerar tantas conversões em vendas.

O mapeamento é muito importante! A partir dele, você consegue ter clareza de quanto está ganhando em cada área e de quanto você ainda pode ganhar.

Afinal, com a automação das áreas estratégicas da sua loja, você acompanha em tempo real quantas áreas estão ocupadas e quantas você ainda pode negociar com a indústria.

Dentro do software você consegue visualizar o preço de cada área e o período em que ela estará ocupada.

Facilitando o diálogo com o fornecedor na hora de negociar pontos de vendas.

Na próxima etapa, vamos entender por que automatizar é a melhor solução para alavancar a performance da sua loja.

Performance 

Você sabe a performance de cada promoção em cada PDV?

Qual promoção performou melhor?

Qual tipo de oferta performou melhor, pague e leve? Fidelidade? Atacado?

São tantos contratos, tantas ações promocionais diárias que fica difícil analisar cada uma e sugerir melhorias, não é mesmo?

A tecnologia chegou para te ajudar!

Com os contratos, ações promocionais e pontos de venda em um único lugar, fica muito mais fácil analisar o quanto cada ação retornou em vendas, em qual margem de lucro e em quantos dias.

A automação dos processos de trade marketing só traz benefícios para sua equipe. 

Além de todos estes que eu citei até agora, vem ver mais alguns aqui.

Benefícios da automação de trade marketing

Se você está cansado de virar a noite alterando o preço das promoções que estavam incorretas, chegou a hora de automatizar!

O ganho de produtividade da sua equipe é o primeiro ponto a ser impactado. Sendo assim, vocês ganham mais tempo para atuar de forma estratégica e isso traz mais qualidade nas entregas da equipe.

A automação do trade marketing traz velocidade e segurança durante as análises de dados. 

Assim, sua equipe passa a tomar decisões assertivas com base em dados relevantes para o setor. Simplificar decisões torna o trabalho mais eficiente e ágil.

Outro benefício bem importante, é o controle de rupturas e quebras.

Nesse sentido, o software mostra a quantidade de produtos em estoque, vencimento dos produtos e produtos em excesso.

Ou seja, tudo reunido em um único local para que não falte produtos na gôndola durante a ação promocional.

Ou também, para que você sugira ações com a indústria, caso hajam produtos com:

  • Excesso de estoque;
  • Ou próximo ao vencimento.

Por isso, ajudar sua loja a reduzir perdas e rupturas na gôndola, também é a nossa missão!

Temos o propósito  de tornar a vida das pessoas do varejo o mais simples possível, através da tecnologia. Por isso, estamos aqui para otimizar o seu tempo e trazer agilidade para seus negócios.

Aqui na Smarket temos um time de especialistas em trade marketing, se a sua loja precisa de ajuda, clique aqui e fale com um de nossos especialistas em trade marketing!

Até a próxima!

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
trade marketing bbb

4 ações de trade marketing com experiências do BBB

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