Ao começar a lidar com gerenciamento de estoque é muito importante saber o que é SKU. Você pode já ter visto códigos SKU em produtos, mas o que é afinal, e qual a sua função? Qual a sua importância no varejo e para as indústrias? E qual a diferença para o código de barras e como se aplica no varejo? Confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre códigos SKU.
Índice
O que é SKU
SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, um termo em inglês que pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”. Através desse código é possível identificar cada um de seus produtos. Ele veio para organizar seu estoque. Com o SKU é possível ter controle e identificar exatamente qual produto foi vendido, entregue ao cliente ou apenas trocado. Com este código, cada produto carrega suas especificações, como:
- Forma;
- Cor;
- Tamanho;
- Sabor;
- Fabricante;
- Entre outras especificações que você quiser.
Sabemos que a rotina no varejo não é nada fácil, uma boa organização de estoque é muito importante para garantir bons resultados, O código SKU é um ótimo método para controle de entrada e saída dos seus produtos. De uma forma mais simples, o SKU nada mais é do que um “CPF” para cada produto.
Como funciona o código Stock Keeping Unit
Ele funciona como uma identificação para cada produto, é um código formado por letras e números. Então, ao gerenciar seu estoque, na entrada/saída de produtos, ou na busca de alguma informação, ao invés da procura ser feita pelo nome do produto, vai ser feita por um código, o SKU. Segundo a Amazon, um SKU geralmente inclui os seguintes dados:
- Tipo de produto;
- O material;
- O tamanho;
- A cor;
- Informações de embalagem;
- E até mesmo, a garantia do produto.
Vamos a um exemplo prático
Se você vende refrigerante, poderia ser criado no momento de cadastrar um produto o seguinte código:
- “RF – CC-LAT-350” para (refrigerante, marca Cacau, lata de 350ml, sabor tradicional).
- “RF – CC-LAT-350-ZE-” para (refrigerante, marca Cacau, lata 350ml, sabor tradicional e zero açúcar).
Nesse caso:
- RF: é uma referência ao tipo de produto, “Refrigerante”.
- CC: indicado para informar a marca, “Cacau”.
- LAT: indica o tipo de embalagem do produto, “Lata”
- ZE: informa o tipo do produto, no exemplo acima usamos para indicar que o produto é do tipo “Zero Açúcar”.
- 350: tamanho do produto, indicando o volume de “350ml”.
Então, qualquer diferença que haja entre uma mesma linha de produtos, pode conter um SKU diferente. Tornando assim, muito mais fácil o gerenciamento de produtos no seu estoque.
Qual a diferença entre SKU e código de barras?
Primeiramente, é importante saber que SKU não é o mesmo que código de barras. A principal diferença é que o código SKU, pode ser facilmente identificado por uma pessoa, caso ele tenha sido criado de forma organizada e lógica. Geralmente, conseguimos saber pelo código SKU à qual produto ele se refere, sem a necessidade de um equipamento para leitura de códigos. Já o código de barras é um sistema de identificação a nível global, único para cada cliente e só pode ser identificado com a ajuda de um leitor específico.
Mas não é apenas na forma de identificação que eles se diferem. O SKU também pode ser usado para indicar uma localização, como onde o produto foi armazenado, por exemplo. Nesse caso, podemos usar o seguinte código para exemplificar: FLO-CD1-P8, em que:
- FLO: indica que o produto está em Florianópolis;
- CD1: no centro de distribuição 1;
- P8: na prateleira 8.
O código SKU é criado para auxiliar na organização interna de uma empresa, ou seja, ele não é um código para uso externo à empresa. O SKU é muito utilizado no varejo para identificar produtos internamente e gerenciar estoques.
Posso usar o código de barras do produto para criar meu SKU?
Não! O código de barras é exclusivo da indústria que fabrica o produto, sendo assim, a indústria pode alterar este código. Portanto, não é recomendado usar o código de barras como SKU porque ele pode ser alterado e gerar confusão no gerenciamento do seu estoque. O código de barras pode ser utilizado de maneira complementar mas não como substituto.
Como o SKU pode auxiliar na colaboração entre varejo e indústria
Este código é único por empresa e identifica os produtos para melhorar o gerenciamento de estoque, correto? Sendo assim, o varejo pode compartilhar esses dados com a indústria por meio de algum software que faça a gestão dos produtos.
Mas por que o varejo deveria fazer isso?
É simples, varejo e indústria juntos tendem a crescer e rentabilizar muito mais. A indústria ao acessar os SKUs do varejo (somente para os seus produtos) consegue ter a visibilidade de estoque naquela loja, ou seja, se o estoque estiver baixo o fornecedor pode entrar em contato com o varejo e enviar mais produtos para aquela loja.
Assim como, os SKUs podem ser muito úteis em ações de trade marketing ou campanhas promocionais, sendo que, a indústria poderá ficar atenta aos níveis de produtos na loja em que irá acontecer a ação.
Isso só tende a deixar o processo muito mais ágil e dinâmico, é tanto interesse da indústria que o seu produto esteja no mercado e em quantidades aceitáveis quanto do varejo que deseja evitar ruptura e vender mais produtos.
Plataforma colaborativa para unir a cadeia varejo e indústria
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Através de um dashboard compartilhado, ambos podem trabalhar em colaboração para aumentar suas vendas. Quer saber mais sobre o Colab e como ele pode auxiliar o seu varejo ou a sua indústria a vender mais? Agende uma demonstração gratuita e conheça o Colab. Até a próxima!
Esther Laís