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O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é um conjunto de técnicas que visam despertar os cinco sentidos do consumidor: tato, olfato, visão, paladar e audição. Pensando que o comportamento do consumidor está cada vez mais voltado para as interações momentâneas, investir em marketing sensorial é ter diferenciais competitivos no comércio varejista.
Exemplos de marketing sensorial
Visão
É o sentido mais usado pelo marketing. Envolve a influência de cores, logotipos, embalagens etc. No varejo, a visão pode ser a forma que os produtos são colocados nos pontos de venda, levando em consideração a organização dos produtos entre outros aspectos. A decoração do espaço e uma boa iluminação também são itens que fazem a diferença. A exemplo, podemos citar as marcas que colocam representações gigantes de seus produtos nos pontos de venda.
Paladar
Estimular o paladar é melhorar o bom humor do seu cliente. Oferecer degustações ou coquetéis na sua loja é uma boa maneira de reter clientes por mais tempo no seu negócio, já que pessoas com fome não focam nas compras. O varejo pode trabalhar com um trade marketing voltado para degustação, o que é uma via de mão dupla já que o fornecedor também se beneficia com a ação.
Tato
A probabilidade de um cliente se apegar no seu produto ao tocá-lo é extremamente maior do que se ele só pudesse o ver. O tato é deixar o consumidor livre para manusear o seu produto. Uma maneira de usar o tato no varejo é disponibilizar o produto em displays diferenciados, onde o cliente pode identificar, de outra forma sensorial, qual a proposta do seu produto.
Audição
O som pode impactar e influenciar diretamente a ação das pessoas nos pontos de venda. É essencial ter playlists com músicas que se alinhem com a sua estratégia de venda, já que dependendo do estilo musical escolhido, a mensagem que você gostaria de passar pode não acontecer.
Olfato
Provocar cheiros característicos é fazer com que o seu cliente lembre da sua marca por meio das sensações. O varejo pode atingir esse sentido colocando aromatizadores em suas lojas, que podem influenciar na compra de certos produtos, na lembrança da própria marca ou no despertar de emoções positivas do cliente.
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