Sabe quando tudo em uma loja contribui para valorizar a experiência de compra? Isso acontece quando as técnicas do marketing de varejo são bem aplicadas. Esse conjunto de estratégias favorece o consumo e é fundamental para conquistar o cliente.
Como o varejo tem suas particularidades, é natural que o marketing desse setor trabalhe com técnicas específicas. As ações podem ser desde uma simples promoção ou até mesmo um programa de fidelidade. Mas o objetivo é sempre o mesmo: atrair e reter o consumidor.
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Agora, continue lendo esse artigo para conhecer algumas ações matadoras para atrair clientes usando o marketing de varejo. Boa leitura!
Índice
- Entenda o que é marketing de varejo e como ele funciona
- Objetivos do marketing de varejo
- Marketing de varejo: ações matadoras para atrair clientes
- 1. Criação de programas de incentivo e fidelidade
- 2. Investimento em marketing local
- 3. Integre e automatize as ações do dia a dia
- 4. Aplique estratégias de marketing sensorial
- 5. Ofereça sempre um bom atendimento. Sim, eu disse sempre!
- 6. Ofereça promoções atrativas e cupons de desconto
- 7. Use estratégias de visual merchandising e ações no PDV
- 8. Explore os recursos do marketing digital
- 9. Foque na experiência de compra do seu cliente
- 10. Mantenha-se atualizado e pesquise os concorrentes
- Dê ao seu cliente inúmeras razões para vir até sua loja, e voltar!
Entenda o que é marketing de varejo e como ele funciona
Chamamos de marketing de varejo as estratégias de promoções, divulgação e relacionamento com o consumidor que contribuem para que a experiência de compra no PDV seja positiva e estimulante.
Em linhas gerais, o marketing de varejo não está distante do marketing tradicional. A diferença é que as técnicas são aplicadas à realidade do ponto de venda, ou seja, são estratégias que envolvem variáveis como apresentação dos produtos, atendimento, preços e até localização.
Objetivos do marketing de varejo
Os principais objetivos do marketing de varejo são aumentar o faturamento no PDV e melhorar a lucratividade do negócio. Para isso, é importante que as ações sejam pensadas para alcançar também outras metas, sem as quais não seria possível chegar ao objetivo principal. São elas:
- Colocar a empresa à frente da concorrência;
- Corresponder às expectativas do consumidor;
- Solucionar os problemas do cliente;
- Fortalecer a imagem positiva da marca;
- Ampliar a presença da marca no mercado;
- Atrair novos consumidores para o PDV;
- Reter e fidelizar os clientes.
Marketing de varejo: ações matadoras para atrair clientes
Apresentamos agora algumas ações infalíveis para atrair clientes e potencializar seus resultados.
Continue a leitura e confira nos próximos tópicos, as dicas que a Smarket preparou para você aplicar o marketing de varejo no seu negócio.
1. Criação de programas de incentivo e fidelidade
Os programas de incentivo e fidelidade são excelentes ferramentas para fidelizar clientes. Basicamente, esse tipo de ação consiste em oferecer vantagens em compras recorrentes.
Ou seja, o consumidor é estimulado a comprar mais vezes em troca de benefícios, que podem ser:
- Prêmios físicos;
- Descontos em compras futuras;
- Participação em sorteios;
- Produtos grátis.
Esses programas podem ser formatados de diferentes maneiras. A mais comum é o sistema de pontos, em que o cliente recebe, a cada compra, uma pontuação de acordo com quanto gastou. Assim, quando o cliente somar determinada quantidade de pontos, pode trocá-los por produtos – ou converter em desconto para adquirir produtos.
2. Investimento em marketing local
Avalie a localização do PDV e o público daquela região. A partir daí, o ideal é pensar em promoções segmentadas e abordagens específicas para atrair esses consumidores.
Isso é importante porque o marketing de varejo em um bairro de classe A será diferente do de uma loja em um bairro de classe C, considerando que as necessidades, desejos, exigências e o comportamentos de cada tipo de consumidor variam bastante de uma área para outra.
3. Integre e automatize as ações do dia a dia
Otimize o fluxo de trabalho da empresa, incluindo o setor de marketing. Para isso, é importante contar com um sistema como o da Smarket, que integra as atividades diárias, desde a criação de ofertas, cartazes, tabloides de supermercados e trade marketing.
Com o apoio dessa tecnologia, será possível analisar suas estratégias e extrair insights para ações futuras. O resultado será um planejamento mais assertivo, livre de “achismos”, capaz de potencializar os resultados do negócio.
4. Aplique estratégias de marketing sensorial
Explore o marketing sensorial, ou seja, os cinco sentidos do cliente: visão, audição, tato, olfato e paladar. Esses estímulos provocam um grande impacto nas decisões de compra. Além disso, geram identificação do cliente com a marca, fortalecendo esse relacionamento.
É possível deixar amostras de produtos para que o consumidor toque, cheire e prove. Outra estratégia é criar um cheiro exclusivo para sua loja, de modo que o cliente sinta-se atraído e lembre da marca sempre que sentir a fragrância.
5. Ofereça sempre um bom atendimento. Sim, eu disse sempre!
As estratégias de marketing de varejo só funcionarão se o atendimento corresponder às expectativas do público. O consumidor deve se sentir especial ao entrar no PDV, tendo sempre uma experiência de compra prazerosa.
Portanto, é fundamental olhar para dentro e capacitar os profissionais que estão na linha de frente. Afinal, eles refletem a forma como se sentem em relação à empresa. Se os colaboradores estiverem felizes e motivados, transmitirão isso ao cliente.
6. Ofereça promoções atrativas e cupons de desconto
As promoções são indispensáveis para atrair clientes e movimentar o caixa da empresa. O ideal é que o público sempre encontre alguns produtos em oferta. Por isso, é interessante apostar em ações específicas para determinados dias da semana, datas comemorativas e feriados.
Oferecer cupons de desconto também cumprem um papel importante, especialmente para atrair novos consumidores. Mas, lembre-se: as promoções devem sempre respeitar sua margem de lucro.
7. Use estratégias de visual merchandising e ações no PDV
O visual merchandising é uma técnica de marketing de varejo ligada à apresentação dos produtos no PDV. A prática consiste em tornar todo o ambiente da loja favorável à compra, aproveitando pontos estratégicos para expor determinados produtos.
Aliado a isso, é interessante explorar outras ações dentro do ponto de venda, como distribuição e sorteio de brindes, bem como a disponibilização de amostras.
8. Explore os recursos do marketing digital
Se o seu público estiver na internet – e provavelmente ele está, sua marca também deve estar lá. As redes sociais e mecanismos de busca são excelentes ferramentas para tornar seu negócio conhecido e estreitar o relacionamento com os clientes.
Além disso, espaços como site, blog e redes sociais podem ser usados para divulgar promoções e novidades. Essa é a chance de atrair novos clientes, se comunicar com eles e fidelizar os antigos.
9. Foque na experiência de compra do seu cliente
Muitas vezes, os produtos vendidos pela sua empresa são encontrados facilmente em outros lugares. Então, como se destacar? O caminho é focar na experiência de compra do cliente.
Com ambiente agradável, bom atendimento e ofertas personalizadas, já é possível agregar valor à compra. Muitas vezes, recursos simples, como estacionamento grátis ou delivery de produtos, já conquistam a preferência do público. Estude o seu cliente, e entenda quais as preferências de compra que ele tem, para aplicar no seu negócio.
10. Mantenha-se atualizado e pesquise os concorrentes
Foque em suas próprias ações no marketing de varejo, mas não tire o olho da concorrência. Acompanhe os indicadores de desempenho e veja de perto as tendências, para estar sempre um passo à frente e oferecer o melhor aos seus clientes.
Ao mesmo tempo, pesquise constantemente o que as outras lojas estão fazendo, e observe se os resultados são positivos. Muitas vezes, as ações de marketing de outra empresa podem gerar insights para a sua.
Dê ao seu cliente inúmeras razões para vir até sua loja, e voltar!
Esperamos que essas dicas matadoras ajudem você a aplicar as técnicas de marketing de varejo para atrair clientes. Mas lembre-se: é fundamental que todas essas práticas sejam aplicadas de forma estratégica, analisando o desempenho de cada passo.
O acompanhamento diário das ações, de forma analítica, é importante para dar continuidade àquelas que estão gerando bons resultados, descartar aquelas que falharam e melhorar as que podem performar melhor. Quem ganha com isso é o cliente, que contará com um serviço de qualidade, e o próprio negócio, que potencializará seu faturamento.
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Gabriela Lemos