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  • Gestão de supermercados
  • 11/02/2021

8 razões para utilizar tecnologia na gestão de ofertas

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Tempo de leitura 3 minutos

A tecnologia facilita a vida do varejo e na gestão das ofertas isso não é diferente!

A estratégia das promoções é fundamental para o sucesso de qualquer varejo e muitos deles procuram a tecnologia para auxiliar nesse processo.

Confira aqui 8 razões para você começar a utilizar uma plataforma para gestão de ofertas!

Índice

  • 1. Margem e competitividade
  • 2. Tipos de ofertas
  • 3. Preço da concorrência
  • 4. Negociações
  • 5. Análise do estoque
  • 6. Eliminação de erros
  • 7. Comportamento do item
  • 8. Análises
  • Teste a plataforma de gestão de ofertas Smarket!

1. Margem e competitividade

Para garantir que as ofertas sejam eficientes, sem derrubar a margem do supermercado é importante definir essas duas metas. A meta de margem tem o papel de impedir a queda excessiva nas margens, enquanto a meta de competitividade faz com que o comprador acompanhe o preço dos concorrentes e não pratique o preço de forma desalinhada a estratégia definida.

Em um software de inteligência de ofertas, o cadastro dessas informações facilita a negociação, porque fica claro para o fornecedor até onde o comprador pode chegar – considerando margem e competitividade – e quanto ele precisa ajudar na negociação para viabilizar a oferta.

 

2. Tipos de ofertas

Cada varejo trabalha com diferentes tipos de ofertas com o objetivo de atrair os consumidores e melhorar as vendas e a percepção de preços atraentes. Entretanto, nem sempre diferentes mecânicas de promoções são interessantes para o cliente e, consequentemente, não geram o resultado esperado.

Ao realizar as decisões e análises em um sistema de inteligência de ofertas, é possível identificar quais tipos de promoções funcionam melhor para cada categoria.

sistema para gestão de ofertas e trade smarket

3. Preço da concorrência

Acompanhar os concorrentes é muito importante para embasar a decisão de preço do produto.

Nem sempre é necessário baixar os preços dos produtos. Muitas vezes, identificamos que, ao promocionar um determinado item, o preço não precisava ser tão agressivo e, consequentemente, o varejo perde margem sem necessidade.

No caso de um software para gestão de ofertas – por termos as metas de competitividade cadastradas – sabemos exatamente o melhor preço para praticar, sem se desviar da estratégia.

4. Negociações

Se o concorrente estiver com preço muito agressivo e isso implicar em uma oferta com margem abaixo da meta, com um software adequado você já sabe quanto precisa negociar. Também, é possível registrar negociações como sellouts e o software acompanha automaticamente a venda e informa, no final da promoção, o valor devido pela indústria.

5. Análise do estoque

No ERP é possível conhecer a venda do item em situações normais, mas quando o varejo precisa projetar a venda de uma promoção para que possa fazer um pedido adequado, o comprador precisa projetar manualmente com base no histórico.

Ao usar um software para gestão de ofertas, é possível saber o histórico de venda das ofertas anteriores e receber alertas caso a projeção esteja abaixo ou acima do comportamento esperado em uma situação de promoção.

6. Eliminação de erros

Seu cliente já reclamou que o preço anunciado não bate com o preço do PDV?

Isso ocorre porque  o processo é manual, ou seja, o preço de cada produto é digitado no sistema e no tabloide (ou outra mídia).

Com esse processo automatizado, é possível digitar uma única vez e, em todos os locais, os preços estarão iguais.

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7. Comportamento do item

Nem todos os produtos vendem mais quando são ofertados.

Muitas vezes, o supermercado reduz o preço com a expectativa que o item tenha uma elevação na venda e compense a perda de margem. Entretanto, isso não é uma verdade.

Muitos itens vendem a mesma quantidade todos os dias e, ao serem promocionados, mantém sua venda padrão, o que reduz a margem de contribuição. Com um software para a inteligência de ofertas, é possível conhecer o comportamento do produto antes de promocioná-lo e evitar decisões empíricas.

8. Análises

É essencial medir as promoções realizadas, caso contrário, o comprador não conseguirá aprender com os erros e aperfeiçoar suas decisões. Com um software para gestão de ofertas, é possível acompanhar o resultado de cada oferta, mesmo antes da promoção terminar.

Analisar os resultados por comprador, por loja, por fornecedor e por categoria garantem uma visão estratégica das promoções.

Teste a plataforma de gestão de ofertas Smarket!

Simplifique boas decisões. Fale com um de nossos especialistas em ofertas e peça uma demonstração gratuita.

 

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Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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