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  • 21/10/2019

KPI no varejo: O que seu concorrente está analisando e você não?

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Tempo de leitura 5 minutos

Uma gestão de sucesso passa pela análise constante de performance das ações. Esse desempenho é medido em números, os indicadores. Alguns deles, os chamados KPIs, são fundamentais para a tomada de decisões. Portanto, a análise de KPI no varejo é essencial para garantir a adoção de boas estratégias.

No atual mercado competitivo, é necessário conhecer bem esses indicadores. Afinal, todos os dias novas lojas abrem suas portas – e mesmo um concorrente que pareça inofensivo – pode ameaçar seus negócios. Além disso, vale lembrar que esses concorrentes estão analisando métricas que você pode estar deixando passar.

Por falar em análise de desempenho, preparamos um webinar com tudo o que você precisa saber sobre esse tema. Nele, a CEO da Smarket – Marcela Graziano, mostra o passo a passo para avaliar o resultado de promoções no varejo. Acesse gratuitamente!

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Agora, foco no KPI no varejo! Continue a leitura e descubra como funcionam esses indicadores e quais são as métricas que você não pode deixar passar.

Índice

  • Entendendo sobre KPI no varejo
  • KPI no varejo: você está de olho em tudo que o seu concorrente analisa?
    • O indicador no topo da lista é: VENDAS
      • Margem bruta
      • Margem de lucro
      • Vendas perdidas
      • Vendas por metro quadrado
    • Ticket médio por venda
    • Análise atenta ao atendimento ao cliente
    • De olho nos custos com manutenção
    • ROI – Retorno sobre o investimento
    • Compras recorrentes
    • Atenção à taxa de turnover
    • IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor
    • Custos com descontos
  • Uma ferramenta para te ajudar a observar e entender melhor os principais KPI no varejo

Entendendo sobre KPI no varejo

Na sigla em inglês, KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho. Na prática, diz respeito àquelas métricas que não podem ser deixadas de lado ao avaliar os resultados de uma estratégia. A margem de lucro, por exemplo, é um KPI.

Segundo estudo de indicadores do varejo – realizado pelo Sebrae, quando esses indicadores são analisados sistematicamente e de forma constante, ajudam as empresas a verificar se o que foi programado está se tornando realidade. Além disso, demonstram se o planejamento estratégico está sendo cumprido e dando resultados efetivos.

O KPI no varejo pode indicar desde o esforço para realizar determinada ação, até os resultados obtidos com aquela estratégia. Assim, essas métricas são capazes de fornecer dados relevantes para saber o que está funcionando, se deve ser mantido ou o que precisa ser repensado.

KPI no varejo: você está de olho em tudo que o seu concorrente analisa?

Se você não está analisando os KPIs mais importantes, seu concorrente está. E é justamente isso que pode colocar o negócio dele à frente do seu. Portanto, conhecer bem os indicadores certamente fará a diferença em sua gestão.

KPI no varejo analise da concorrencia indicadores

Os resultados analisados não se resumem a vendas e faturamento. A análise de KPI no varejo passa por todos os setores, como RH, marketing, operacional e financeiro. Por isso, apresentamos a seguir os indicadores fundamentais que devem estar no seu radar.

O indicador no topo da lista é: VENDAS

Independentemente da estratégia adotada, o objetivo é sempre o mesmo: vender. Por isso, o mais importante KPI no varejo é aquele que se traduz em resultados no caixa da empresa. Esse indicador no entanto, pode se desdobrar em outros quatro. Entenda:

Margem bruta

Trata-se da diferença entre o preço de venda e o custo de um produto. Essa margem não considera custos operacionais e de armazenamento, por exemplo. Mesmo assim, é importante fazer uma boa análise desse indicador para saber até onde se pode chegar com o preço de um item.

Margem de lucro

A margem de lucro, por sua vez, considera todos os custos envolvidos na venda de um produto. Isso inclui, por exemplo, custos com pessoal, logística, armazenamento, impostos e perdas. A análise desse KPI no varejo é importante para que o gestor saiba exatamente quanto está lucrando com cada venda.

Vendas perdidas

Assim como as vendas concretizadas devem ser contabilizadas, também é importante observar as vendas perdidas. São situações em que o consumidor desiste da compra, abandonando um produto ou todo o carrinho. Muitas vezes, a desistência acontece no próprio caixa. É importante tentar compreender os motivos dessas perdas para saber o que é possível mudar para evitá-las.

Vendas por metro quadrado

Esse KPI no varejo indica se o espaço da loja está sendo bem utilizado. Analisando as vendas por metro quadrado, o gestor verifica se o layout da loja é eficiente e favorece o consumo. Assim, se for necessário, é possível repensar o desenho da área útil do PDV para impulsionar as vendas.

Ticket médio por venda

O ticket médio diz respeito a quanto cada consumidor gasta na loja. Esse indicador deve ser analisado para compreender melhor o público. Conhecendo bem esse KPI, o gestor pode investir em estratégias de marketing para aumentar as vendas, explorando o potencial de consumo de cada público.

Análise atenta ao atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente também pode gerar indicadores valiosos. Medir, por exemplo, a quantidade de pessoas que entram na loja e quantas saem sem levar nada diz muito sobre a eficiência do atendimento. 

KPI no varejo analise da concorrencia indicadores

As pesquisas de satisfação também podem ajudar a mensurar esses resultados. Isso é importante para avaliar a necessidade de investir em treinamentos da equipe.

De olho nos custos com manutenção

Você sabe exatamente quanto sua empresa gasta com manutenção para manter uma operação? Esse dado é fundamental para identificar possíveis gargalos que atrapalham a rentabilidade do negócio. Ao detectar custos desnecessários com manutenção, é possível controlar a operação para diminuir perdas, aumentando assim a margem de lucro.

ROI – Retorno sobre o investimento

Um importante KPI no varejo é o ROI, que indica quanto de lucro foi obtido sobre determinado investimento. Ao finalizar uma campanha promocional, por exemplo, o ROI se traduz na relação entre tudo o que foi investido – desde o marketing até o operacional – e o lucro obtido. Quanto mais alto for o ROI, mais eficiente a estratégia empregada.

Compras recorrentes

Esse indicador é um termômetro da satisfação do público. Além disso, um bom retorno diminui seu custo para aquisição de novos clientes. Mas, cuidado: essa taxa deve ser equilibrada. Se a maioria das vendas for para clientes recorrentes, significa que a loja não está atraindo novos consumidores.

Atenção à taxa de turnover

Esse é um indicador interno, mas que reflete no desempenho da empresa. Trata-se da taxa de rotatividade de funcionários, medida pela relação entre empregados ativos e desligados. O ideal é que a rotatividade seja baixa, evitando custos com demissões, novas contratações e treinamentos.

IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor

Os fornecedores são parceiros que devem contribuir para o avanço do seu negócio. Por isso, é importante verificar se essa parceria está dando bons resultados. Como? Avaliando o cumprimento de prazos, a qualidade e a integridade dos produtos entregues. Se o fornecedor não cumpre bem seu papel, talvez seja hora de procurar outras alternativas.

Custos com descontos

Os descontos fazem parte das estratégias para chamar atenção e atrair clientes. Mas é importante que essas promoções sejam acompanhadas de perto, observando até onde é possível chegar sem comprometer sua margem. Portanto, esse é um KPI no varejo que deve ser monitorado de forma rotineira a fim de manter a operação segura.

Uma ferramenta para te ajudar a observar e entender melhor os principais KPI no varejo

A análise de KPI no varejo é um processo complexo que a tecnologia ajuda a descomplicar. O sistema da Smarket disponibiliza relatórios detalhados e de fácil compreensão sobre suas vendas, comportamento dos produtos e acompanhamento de fornecedores. Sistematizadas, esses dados podem gerar novas informações e insights para estratégias mais eficientes.

Portanto, para sair na frente da concorrência, conecte esses KPIs à tecnologia e use a análise inteligente dessas informações para otimizar suas decisões. A Smarket oferece a solução perfeita para impulsionar seu negócio!

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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