Uma gestão de sucesso passa pela análise constante de performance das ações. Esse desempenho é medido em números, os indicadores. Alguns deles, os chamados KPIs, são fundamentais para a tomada de decisões. Portanto, a análise de KPI no varejo é essencial para garantir a adoção de boas estratégias.
No atual mercado competitivo, é necessário conhecer bem esses indicadores. Afinal, todos os dias novas lojas abrem suas portas – e mesmo um concorrente que pareça inofensivo – pode ameaçar seus negócios. Além disso, vale lembrar que esses concorrentes estão analisando métricas que você pode estar deixando passar.
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Agora, foco no KPI no varejo! Continue a leitura e descubra como funcionam esses indicadores e quais são as métricas que você não pode deixar passar.
Índice
- Entendendo sobre KPI no varejo
- KPI no varejo: você está de olho em tudo que o seu concorrente analisa?
- Uma ferramenta para te ajudar a observar e entender melhor os principais KPI no varejo
Entendendo sobre KPI no varejo
Na sigla em inglês, KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho. Na prática, diz respeito àquelas métricas que não podem ser deixadas de lado ao avaliar os resultados de uma estratégia. A margem de lucro, por exemplo, é um KPI.
Segundo estudo de indicadores do varejo – realizado pelo Sebrae, quando esses indicadores são analisados sistematicamente e de forma constante, ajudam as empresas a verificar se o que foi programado está se tornando realidade. Além disso, demonstram se o planejamento estratégico está sendo cumprido e dando resultados efetivos.
O KPI no varejo pode indicar desde o esforço para realizar determinada ação, até os resultados obtidos com aquela estratégia. Assim, essas métricas são capazes de fornecer dados relevantes para saber o que está funcionando, se deve ser mantido ou o que precisa ser repensado.
KPI no varejo: você está de olho em tudo que o seu concorrente analisa?
Se você não está analisando os KPIs mais importantes, seu concorrente está. E é justamente isso que pode colocar o negócio dele à frente do seu. Portanto, conhecer bem os indicadores certamente fará a diferença em sua gestão.
Os resultados analisados não se resumem a vendas e faturamento. A análise de KPI no varejo passa por todos os setores, como RH, marketing, operacional e financeiro. Por isso, apresentamos a seguir os indicadores fundamentais que devem estar no seu radar.
O indicador no topo da lista é: VENDAS
Independentemente da estratégia adotada, o objetivo é sempre o mesmo: vender. Por isso, o mais importante KPI no varejo é aquele que se traduz em resultados no caixa da empresa. Esse indicador no entanto, pode se desdobrar em outros quatro. Entenda:
Margem bruta
Trata-se da diferença entre o preço de venda e o custo de um produto. Essa margem não considera custos operacionais e de armazenamento, por exemplo. Mesmo assim, é importante fazer uma boa análise desse indicador para saber até onde se pode chegar com o preço de um item.
Margem de lucro
A margem de lucro, por sua vez, considera todos os custos envolvidos na venda de um produto. Isso inclui, por exemplo, custos com pessoal, logística, armazenamento, impostos e perdas. A análise desse KPI no varejo é importante para que o gestor saiba exatamente quanto está lucrando com cada venda.
Vendas perdidas
Assim como as vendas concretizadas devem ser contabilizadas, também é importante observar as vendas perdidas. São situações em que o consumidor desiste da compra, abandonando um produto ou todo o carrinho. Muitas vezes, a desistência acontece no próprio caixa. É importante tentar compreender os motivos dessas perdas para saber o que é possível mudar para evitá-las.
Vendas por metro quadrado
Esse KPI no varejo indica se o espaço da loja está sendo bem utilizado. Analisando as vendas por metro quadrado, o gestor verifica se o layout da loja é eficiente e favorece o consumo. Assim, se for necessário, é possível repensar o desenho da área útil do PDV para impulsionar as vendas.
Ticket médio por venda
O ticket médio diz respeito a quanto cada consumidor gasta na loja. Esse indicador deve ser analisado para compreender melhor o público. Conhecendo bem esse KPI, o gestor pode investir em estratégias de marketing para aumentar as vendas, explorando o potencial de consumo de cada público.
Análise atenta ao atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente também pode gerar indicadores valiosos. Medir, por exemplo, a quantidade de pessoas que entram na loja e quantas saem sem levar nada diz muito sobre a eficiência do atendimento.
As pesquisas de satisfação também podem ajudar a mensurar esses resultados. Isso é importante para avaliar a necessidade de investir em treinamentos da equipe.
De olho nos custos com manutenção
Você sabe exatamente quanto sua empresa gasta com manutenção para manter uma operação? Esse dado é fundamental para identificar possíveis gargalos que atrapalham a rentabilidade do negócio. Ao detectar custos desnecessários com manutenção, é possível controlar a operação para diminuir perdas, aumentando assim a margem de lucro.
ROI – Retorno sobre o investimento
Um importante KPI no varejo é o ROI, que indica quanto de lucro foi obtido sobre determinado investimento. Ao finalizar uma campanha promocional, por exemplo, o ROI se traduz na relação entre tudo o que foi investido – desde o marketing até o operacional – e o lucro obtido. Quanto mais alto for o ROI, mais eficiente a estratégia empregada.
Compras recorrentes
Esse indicador é um termômetro da satisfação do público. Além disso, um bom retorno diminui seu custo para aquisição de novos clientes. Mas, cuidado: essa taxa deve ser equilibrada. Se a maioria das vendas for para clientes recorrentes, significa que a loja não está atraindo novos consumidores.
Atenção à taxa de turnover
Esse é um indicador interno, mas que reflete no desempenho da empresa. Trata-se da taxa de rotatividade de funcionários, medida pela relação entre empregados ativos e desligados. O ideal é que a rotatividade seja baixa, evitando custos com demissões, novas contratações e treinamentos.
IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor
Os fornecedores são parceiros que devem contribuir para o avanço do seu negócio. Por isso, é importante verificar se essa parceria está dando bons resultados. Como? Avaliando o cumprimento de prazos, a qualidade e a integridade dos produtos entregues. Se o fornecedor não cumpre bem seu papel, talvez seja hora de procurar outras alternativas.
Custos com descontos
Os descontos fazem parte das estratégias para chamar atenção e atrair clientes. Mas é importante que essas promoções sejam acompanhadas de perto, observando até onde é possível chegar sem comprometer sua margem. Portanto, esse é um KPI no varejo que deve ser monitorado de forma rotineira a fim de manter a operação segura.
Uma ferramenta para te ajudar a observar e entender melhor os principais KPI no varejo
A análise de KPI no varejo é um processo complexo que a tecnologia ajuda a descomplicar. O sistema da Smarket disponibiliza relatórios detalhados e de fácil compreensão sobre suas vendas, comportamento dos produtos e acompanhamento de fornecedores. Sistematizadas, esses dados podem gerar novas informações e insights para estratégias mais eficientes.
Portanto, para sair na frente da concorrência, conecte esses KPIs à tecnologia e use a análise inteligente dessas informações para otimizar suas decisões. A Smarket oferece a solução perfeita para impulsionar seu negócio!
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Gabriela Lemos