- “Temos que revisar esse material. Não podemos imprimir com o preço errado novamente.”
- “Estou cansado de virar noite trabalhando por causa de erros nos valores das promoções.”
- “Tenho que melhorar a eficiência e motivação de minha equipe.”
Se você já ouviu alguma frase, ou se identificou com alguma dessas afirmações, esse conteúdo pode ser muito relevante e trazer soluções para esse problema antigo!
Muitas equipes de marketing, sofrem com a criação de panfletagens, com a constante revisão, impressão de materiais errados e outros problemas do modelo atual tornam sua atividade diária mais laboriosa e “pegam mal” com a diretoria.
É comum empresas do varejo disporem de um time de marketing, principalmente para executar as ofertas e ações promocionais. Por exemplo, em um varejo alimentar que pede uma performance acelerada e assertiva, é humanamente impossível cumprir prazos de entregas curtos e altas demandas de trabalho, como as promoções do varejo costumam ser. Precisamos ser reais – ninguém mais tem tempo para esperar semanas pela entrega de uma campanha.
A fim de resolver esse contratempo, algumas empresas acabam terceirizando com agências e gráficas, para auxiliarem na criação de materiais promocionais. Essa escolha pode ser assertiva em partes porque esses profissionais conseguem trazer estratégias e soluções criativas para a empresa.
Porém, em relação a tarefas operacionais como a diagramação de tablóides, encartes e cartazes, que são trabalhos com muitos detalhes e que envolvem outras equipes, como time de pricing, comercial – além de um processo dispendioso de tempo, com muitos arquivos, conteúdos e informações para serem importados corretamente, o trabalho em equipe acaba não rendendo, com muitas falhas no processo, e o estresse ocorre com frequência.
Por isso, vamos abordar através desse blog post, alguns indícios que podem te ajudar a descobrir se a sua equipe de marketing está sobrecarregada e precisa de automação para ser mais produtiva.
Índice
1. Tem excesso de refações
Um dos processos que mais prejudicam a produtividade de uma equipe de marketing são as inúmeras refações que acontecem antes de uma campanha rodar. Na prática, tendo o exemplo dos supermercados, para realizar um tabloide de ofertas, significa passar por várias etapas: preenchimento de ofertas, diagramação, produção, revisões e aprovações. Sem exageros, em alguns momentos, esse fluxo pode durar semanas.
As refações também podem acontecer com frequência pela falta de um workflow com as demais equipes. Ou seja, a falta de integração com os outros setores. Por exemplo, a equipe de marketing, comercial e o sistema de ERP, precisam estar alinhadíssimos entre todos os prazos estabelecidos e a estratégia da campanha. Qualquer ruído nesse fluxo, pode gerar grandes refações.
Se esse é um “sintoma” bastante presente na sua empresa, é mais um indício de que a equipe pode estar sobrecarregada, com falta de um workflow para a integração entre as equipes e prazos.
2. Não produz em grande escala
Sabemos que a escalabilidade é muito importante para o sucesso dos negócios. Usando ainda o exemplo do varejo alimentício, onde uma Rede de Supermercados que contém diversas filiais espalhadas pelo Brasil e que precisa produzir centenas de encartes com inúmeras ofertas semanalmente. Já pensou no tamanho da equipe que essa rede de supermercados precisa ter a sua disposição?
Ainda assim, corre o risco de não conseguir entregar todo o material caso alguém da equipe falhar em algum determinado momento, prejudicando todo o fluxo e correndo o risco de perder o diferencial competitivo de lançar uma oferta antes dos concorrentes ou a tempo de ainda fazer sentido (produtos sazonais) e ser estratégico, simplesmente por perder o timing ou não conseguir ter uma escalabilidade para os demais clusters. Fazer todo esse mecanismo funcionar, com certeza é uma operação complexa e que envolve muitos profissionais.
A falta de escalabilidade devida a automatização de processos, pode ser um indício de sobrecarga.
3. É apenas operacional sem foco na estratégia
Um dos erros mais comuns em grande parte das empresas é utilizar um método “fordista”. Nada mais é do que executar as mesmas tarefas operacionais, sem pensar/focar na estratégia que verdadeiramente impacta diretamente no resultado final.
Estratégias macro e micro: design mais criativo, saber qual é o preço competitivo, ter uma margem de lucro adequada, saber os níveis de estoque e quais ofertas são as melhores, definir qual o timing para lançar a campanha, ter pesquisa de comportamento de consumo, e outros detalhes que influenciam no sucesso daquela campanha.
Através de uma pesquisa chamada “What Marketers are Saying About Creative Challenges” com 250 profissionais de marketing dos Estados Unidos, fica ainda mais comprovado o quão é importante o foco nas estratégias dos negócios.
A pesquisa mostra que 88% dos profissionais de marketing dizem que sua equipe de marketing utiliza ferramentas de automação para agilizar seu desenvolvimento criativo.
Além do mais, afirmam que “A variedade criativa é a principal prioridade para 34% dos profissionais de marketing, seguida por eficiência de produção (32%), tempo de colocação no mercado mais rápido (18%) e colaboração remota improvisada (16%).”
Ou seja, são dados que comprovam ainda mais o quanto a eficiência de produção, a criatividade e outros recursos são muito importantes para o sucesso do negócio e o quanto deveriam ser colocadas como prioridade.
Se o seu time de marketing não conta com automação operacional, ela provavelmente está mais do que sobrecarregada, ela está sucateada.
4. Prazos nunca são cumpridos
O excesso de tarefas pode prejudicar diretamente não só qualidade do material, mas como afetar os prazos da campanha. Se sua equipe não tiver uma capacidade operacional grande, pode se esgotar facilmente.
Prazos não cumpridos podem ser uma verdadeira red flag bem tangível de perceber que a equipe não está mais dando conta e pode desencadear outros fatores como esgotamento mental e burnout.
Segundo uma pesquisa realizada pela Microsoft, só no Brasil, o número de profissionais relatando esgotamento foi o mais alto: 44%. A produtividade e o bem-estar do time podem estar sendo boicotados pela falta de processos definidos e automatização de tarefas manuais que poderiam ser substituídas por soluções digitais.
5. Ausência de automação de processos
O ritmo acelerado não permite mais fazer todas as produções da sua empresa de forma manual. Enquanto você está lendo este blog post, provavelmente, um concorrente seu está executando todas as tarefas em poucos segundos. A automação é um caminho sem volta!
Você está esperando o que para mudar a realidade da sua empresa? Recomendamos investir em soluções que realmente melhoram a rotina da sua equipe de marketing. O dia a dia no varejo é muito complexo. Com tantas informações e pouco espaço para errar, como escolher as melhores opções e ter o melhor rendimento?
A chave é utilizar as ferramentas certas. Que descomplicam processos e dão uma visão clara de esforços de venda positivos e negativos. Que auxiliam na tomada de decisão, otimizando resultados e transformando a forma de trabalhar. Uma nova realidade para o seu negócio começa aqui, basta você decidir.
Confira o depoimento do nosso cliente sobre a plataforma Supermercado Imperatriz: “A Smarket ajudou nossa equipe a organizar a estratégia de ofertas. Eliminamos o achismo e nossos objetivos e metas estão mais claros e, consequentemente, tivemos uma melhora em 25% da margem das ofertas.” Conheça o case completo clicando aqui.
Vale a pena conhecer todas as possibilidades que nossa tecnologia pode trazer para a sua empresa.
Sobre a Smarket Solutions
A Smarket Solutions surgiu no mercado em 2013. Trata-se de um sistema de Gestão de Ofertas e Trade, onde é possível automatizar a produção de artes finais em diversos tipos de formatos e mídias (encartes, cartazes, tablóides, mídias sociais…). Com essa tecnologia, você consegue tornar os processos de produção de materiais promocionais mais ágeis e eficientes que o trabalho de equipes de criação.
Escalabilidade de produção e foco estratégico
Além da eficiência, outros benefícios da plataforma são a escalabilidade da produção das campanhas. Uma vez criado modelos para os diferentes tipos de ofertas, é possível replicar para as campanhas futuras, focando assim na parte estratégica e competitiva e também no design do material, já que a parte mais manual e dispendiosa é toda automatizada.
Workflow, integração com todas as equipes e prazos claros
A plataforma da Smarket também conta com um Workflow que nada mais é do que uma vista panorâmica descritiva das campanhas. É possível alocar diversas equipes com níveis diferentes de permissões e prazos. Essa opção facilita e agiliza o processo, além de integrar as equipes, dando visibilidade aos gestores no andamento das campanhas, dando a previsibilidade da etapa e dos próximos passos.
Banco de imagem e cadastro completo
A Smarket tem uma parceria com a Simplus, especializada na automação do cadastro completo de produtos, captura, valida e distribui mais de 160 informações e imagens de produtos com garantia de qualidade para canais de venda físicos e digitais.
É mais uma transformação digital que ajuda a aumentar a eficiência de diferentes processos tanto no varejo quanto na indústria.
Como fica a agência de publicidade contratada?
Como falamos no início do blog post, ter uma agência de publicidade é fundamental para a construção de branding, direcionamento da comunicação para um nível mais estratégico, definição de campanhas on-line e off-line, contato com influencers, posicionamento de marca, enfim, são muitas as formas que a agência de publicidade podem auxiliar uma empresa.
As próprias agências de publicidade se sentem aliviadas e motivadas pela automação de tarefas que além de serem dispendiosas, tem grande chances de erro e são uma verdadeira “dor de cabeça” para todos encarregados, já que exigem muitas revisões em pouco tempo, ou seja, nem sempre dá tempo de revisar e muitos erros acabam passando despercebidos em tarefas que são extremamente repetitivas e operacionais.
Por isso, acreditamos que a automatização desses processos só tem a favorecer ambos os lados. A agência continua diagramando dentro da plataforma, mas com mais recursos automatizados, ou seja, sem a preocupação de falha no preenchimento incorreto de dados referentes a valores, nomes e imagens. Sobra mais tempo para pensar no design e em outras áreas estratégicas e nevrálgicas para a empresa.
Você pode agendar uma demonstração, preenchendo seus dados abaixo, nossos especialistas irão entrar em contato com você.
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