Fazer a gestão de supermercados é uma tarefa bastante minuciosa. Primeiro porque o gestor lida com uma grande variedade de produtos. Além disso, atende a um público diverso, com necessidades e comportamentos de consumo variados. Isso sem contar o fato de negociar diariamente com diferentes fornecedores.
Em meio a tantos detalhes, cuidar do gerenciamento de ofertas é um ponto que merece atenção especial. Afinal, é justamente essa etapa do processo que converterá todos os esforços em resultados para o negócio. Portanto, contar com inovações tecnológicas não é apenas desejável, mas essencial para a tomada de decisões mais práticas e inteligentes.
Há uma série de opções para gerenciar ofertas na gestão de supermercados. Entre elas, estão plataformas como ERP, CRM e DRP, ou sistemas de distribuição. Diretores e analistas também podem contar com um sistema específico para gerenciamento de ofertas, como a Smarket.
Continue a leitura para saber mais sobre como essas inovações podem ser empregadas na gestão de supermercados.
Índice
Ferramentas mais usadas para gerenciar ofertas
Os sistemas de ERP, CRM e DRP utilizam diferentes variáveis e podem ajudar o gestor na tomada de decisões. Mas cada um deles tem funções e objetivos específicos.
Nos tópicos a seguir, você entenderá melhor as diferenças entre esses tipos de sistemas. Conhecerá também algumas opções de softwares que estão disponíveis.
ERP
ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”. Em português, Planejamento dos Recursos da Empresa. Tratam-se de softwares utilizados em companhias de diferentes segmentos.
O objetivo desse tipo de sistema é integrar, em um mesmo ambiente, todos os dados e processos da companhia. Na gestão de supermercados, ERPs são utilizados para controlar desde os estoques, ofertas e fornecedores até a frente de caixa.
Em outras palavras, são sistemas que fazem a gestão de supermercados de ponta a ponta. Conheça algumas dessas plataformas:
RMS Totvs
O ERP da Totvs oferece acompanhamento da gestão de supermercados desde a seleção de fornecedores até o checkout do cliente.
O sistema é apresentado como uma solução avançada, que automatiza o processo de precificação para garantir uma boa margem. Além disso, possibilita a pesquisa de preços da concorrência e conta com uma ferramenta de trade marketing.
Consinco
O ERP da Consinco integra e padroniza os principais processos da gestão de supermercados. A plataforma utiliza analytics e business intelligence (BI), contribuindo para que o gestor tome decisões baseadas em análises de desempenho.
O sistema também inclui gestão de Recursos Humanos e frente de caixa.
Bluesoft
O software da Bluesoft permite que os usuários gerenciem estoques, valores e promoções. Também é responsável pela gestão de etiquetas de preços e balanças.
O sistema é baseado no conceito de computação em nuvem, permitindo o acesso em dispositivos móveis, como celular e tablet.
Sysmo
O ERP da Sysmo integra todos os departamentos do supermercado na mesma plataforma. Seu diferencial é um sistema de self-checkout, em que o cliente passa suas compras em terminais de autoatendimento.
O gestor, por sua vez, tem acesso a um sistema inteligente de gestão de preços, que classifica os produtos em categorias que vão de “super notáveis” a “não notáveis”.
CRM
Enquanto o ERP cuida dos processos internos da gestão de supermercados, o CRM está focado no cliente. A sigla vem do inglês “Costumer Relationship Management”, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Na gestão de supermercados, esse tipo de sistema permite acompanhar a fidelidade e a satisfação dos consumidores. Ele armazena informações sobre clientes e fornece dados sobre comportamento de consumo, preferências, histórico e interações com a marca.
Ao organizar esses dados, o software é capaz de fornecer informações detalhadas sobre o público. Assim, o CRM ajuda a empresa a traçar estratégias de marketing mais assertivas e criar melhores abordagens de atendimento.
Por consequência, o CRM contribui para a redução de custos e aumento da lucratividade do negócio. Conheça a seguir algumas opções de sistemas que operam dessa forma:
Mercafácil
Este software online é capaz de monitorar interesses, hábitos, frequência de compra e até informações demográficas sobre os consumidores. A plataforma Mercafácil também apresenta dados sobre a periodicidade e a fidelidade dos clientes.
Há ainda uma ferramenta de informações geolocalizadas, que ajuda o gestor a elaborar estratégias específicas com base na distribuição geográfica do público.
Vortice
O software Vortice ajuda a monitorar a satisfação dos clientes por meio de pesquisas interativas e interpretação dinâmica de respostas. A plataforma também identifica comportamentos de consumo e permite que a empresa disponibilize um aplicativo móvel para os clientes.
Com o uso de business intelligence (BI), o sistema fornece análises detalhadas e preditivas sobre o comportamento dos consumidores. Além disso, acompanha a fidelidade do público e dá suporte à implementação de programas de pontos e recompensas.
DRP – Sistema de Distribuição
Sabe quando um produto está em falta nas gôndolas, mas disponível no estoque? A loja perde a venda e o cliente sai insatisfeito. É justamente esse tipo de problema que o DRP se propõe a evitar. A sigla significa “Distribution Requirements Planning”, ou Planejamento de Requisitos de Distribuição, em português.
A função desse tipo de sistema é organizar a distribuição de produtos nos pontos de venda. Seu objetivo é garantir que as prateleiras estejam sempre abastecidas conforme a necessidade.
Para isso, o sistema analisa informações e leva em conta parâmetros como média de vendas do produto, frequência de reposição, tempo que o fornecedor leva para entregar e quantidade em estoque.
Assim, os sistemas de DRP são capazes de fornecer sugestões para a distribuição eficaz das mercadorias entre os pontos de venda. Conheça uma opção de ferramenta desse tipo:
Neogrid
Este software de DRP usa os conceitos de machine learning e inteligência artificial para a otimização de estoques. A ferramenta faz o planejamento automatizado de compra e distribuição de mercadorias, considerando uma série de variáveis.
O sistema Neogrid também é capaz de prever a quantidade ideal de produtos que devem ser comprados e distribuídos nos PDVs. Assim, evita excessos ou faltas nas gôndolas e contribui para que a empresa melhore seus resultados.
Tecnologia: uma aliada na gestão de supermercados
Não importa qual ferramenta será escolhida para fazer a gestão de supermercados. É fundamental estar alinhado a uma tecnologia de suporte para potencializar seus resultados no gerenciamento de ofertas.
É para isso que existe a Smarket, um sistema de gestão de ofertas e trade para o varejo. Integrada aos sistemas de ERP, CRM e DRP, a plataforma aprimora a maneira de criar e lançar promoções.
O sistema web oferece análises detalhadas sobre vendas e clientes. Por meio de gráficos simples e intuitivos, o gestor verifica o desempenho de cada oferta e examina períodos específicos. Além disso, acompanha o comportamento dos produtos, analisando as vendas em cada dia da semana e variações de preços.
Todas essas informações são apresentadas de maneira descomplicada, de modo que o gestor visualize e antecipe boas decisões. Ele pode planejar metas, traçar estratégias, e acompanhar todos os processos da campanha promocional,até a diagramação dos tabloides, tudo dentro da plataforma. Simples assim.
A Smarket facilita o gerenciamento de ofertas e otimiza a tomada de boas decisões por parte dos gestores. Simplifique suas escolhas! Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita do sistema!
Gabriela Lemos