Vender mais é o objetivo de qualquer varejo. Entretanto descobrir e definir quais são os fatores influenciadores é essencial para saber, de forma estratégica, como os produtos se comportam.
Por isso, elencamos alguns dos critérios principais que impactam suas vendas e decisão de compra do consumidor.
Critérios que impactam suas vendas
Preço
Dependendo do produto, o preço não é apenas influenciador, mas sim um dos únicos motivos da decisão de compra. Geralmente quando há diferentes marcas oferecendo um produto com qualidade e função semelhante o preço se torna um quesito essencial para o consumidor.
Nesse caso, melhores negociações com os fornecedores podem melhorar suas margens e atrair clientes para o seu varejo.
Promoções
Por mais que estejam relacionadas com o preço do produto, as promoções em si são um fator de compra. Isso acontece pois elas criam uma oportunidade única para o consumidor e dão senso de urgência para a compra. Mesmo que uma oferta seja um produto com o preço menor, apenas essa diminuição não apela tanto para a decisão de compra. É necessário gerar a sensação de urgência de uma promoção para atrair o consumidor.
Novamente a negociação com o fornecedor é uma saída tendo em vista que os dois lados poderiam ser beneficiados. Além disso, promocionar produtos que estão encalhados em vendas ou com data de expiração próxima é uma boa solução para desovar os estoques e gerar caixa para o varejo.
Qualidade
Alguns produtos não são diferenciados pelo preço, mas sim pela qualidade. Ou seja, coloca-los em promoção não é eficaz, tendo em vista que o consumidor o compra por seus próprios atributos.
Um dos principais motivos para identificar esses produtos é não diminuir margens desnecessárias, já que uma promoção ou desconto não é um fator de suma importância para o consumidor na hora da compra.
Exposição
A exposição se torna um fator essencial para aqueles produtos não essenciais. Isso significa, que o consumidor não procurava, mas acabou comprando por impulso. Outro caso interessante é quando há promoção de um produto e outro produto também é exposto, o que faz com que a compra de um impulsione a de outro.
Novamente, esses produtos normalmente não são os motivos da ida do consumidor ao varejo, porém acabam sendo comprados após demonstração de uma necessidade.
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