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  • Gestão de supermercados
  • 21/11/2017

Conheça os critérios que impactam suas vendas!

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Tempo de leitura 2 minutos

Vender mais é o objetivo de qualquer varejo. Entretanto descobrir e definir quais são os fatores influenciadores é essencial para saber, de forma estratégica, como os produtos se comportam.

Por isso, elencamos alguns dos critérios principais que impactam suas vendas e decisão de compra do consumidor.

 

Índice

  • Critérios que impactam suas vendas
    • Preço
    • Promoções
    • Qualidade
    • Exposição
  • Conheça a Smarket!

Critérios que impactam suas vendas

Preço

Dependendo do produto, o preço não é apenas influenciador, mas sim um dos únicos motivos da decisão de compra.  Geralmente quando há diferentes marcas oferecendo um produto com qualidade e função semelhante o preço se torna um quesito essencial para o consumidor.

Nesse caso, melhores negociações com os fornecedores podem melhorar suas margens e atrair clientes para o seu varejo.

 

Promoções

Por mais que estejam relacionadas com o preço do produto, as promoções em si são um fator de compra. Isso acontece pois elas criam uma oportunidade única para o consumidor e dão senso de urgência para a compra. Mesmo que uma oferta seja um produto com o preço menor, apenas essa diminuição não apela tanto para a decisão de compra. É necessário gerar a sensação de urgência de uma promoção para atrair o consumidor.

Novamente a negociação com o fornecedor é uma saída tendo em vista que os dois lados poderiam ser beneficiados. Além disso, promocionar produtos que estão encalhados em vendas ou com data de expiração próxima é uma boa solução para desovar os estoques e gerar caixa para o varejo.

 

Qualidade

Alguns produtos não são diferenciados pelo preço, mas sim pela qualidade. Ou seja, coloca-los em promoção não é eficaz, tendo em vista que o consumidor o compra por seus próprios atributos.

Um dos principais motivos para identificar esses produtos é não diminuir margens desnecessárias, já que uma promoção ou desconto não é um fator de suma importância para o consumidor na hora da compra.

 

Exposição

A exposição se torna um fator essencial para aqueles produtos não essenciais. Isso significa, que o consumidor não procurava, mas acabou comprando por impulso. Outro caso interessante é quando há promoção de um produto e outro produto também é exposto, o que faz com que a compra de um impulsione a de outro.

Novamente, esses produtos normalmente não são os motivos da ida do consumidor ao varejo, porém acabam sendo comprados após demonstração de uma necessidade.

 

Conheça a Smarket!

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Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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