O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica bem conhecida entre as empresas. Simples de calcular, ela serve, como o nome sugere, para descobrir quais são os resultados trazidos por uma determinada ação.
No varejo, não é diferente. Diversas ações feitas nesse segmento podem ser mensuradas usando a fórmula de cálculo do ROI. É o caso das campanhas de trade marketing.
O ROI é uma métrica essencial para quem trabalha na área. Conhecer esse número quer dizer estar por dentro da relação custo benefício dos seus pontos de venda, permitindo saber quais estão positivos.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue o artigo para descobrir como calcular o retorno de ações desse tipo!
Índice
Qual a importância do ROI na estratégia do trade marketing?
Iniciativas de trade marketing são fundamentais para que a indústria aumente as vendas, principalmente o valor gasto por cada cliente. Porém, mais do que colocar as ações em prática, é fundamental medir a sua eficácia, e é aí que entra o ROI.
Por meio do cálculo, é possível conhecer as variações de lucro conforme fatores internos da organização, demonstrando quais iniciativas valem a pena e quais devem ser revistas.
A partir desse indicador básico, simples de calcular, você consegue entender se uma ação é eficiente ou não do ponto de vista financeiro. Mas não é só isso. É possível ir além e entender detalhes específicos para fazer ajustes.
Dessa maneira, a empresa melhora seus resultados de forma progressiva e entende quais são os próximos passos para ter mais sucesso.
Como calcular o ROI do trade marketing?
Para calcular o ROI do trade marketing, um primeiro passo é identificar o investimento. Isso quer dizer todas as despesas de determinada ação. Alguns custos, por vezes, podem passar despercebidos. Por isso, invista tempo nesse levantamento.
Com isso em mente, é possível usar a seguinte fórmula:
ROI: (Receita – custo) / Custo
Como você pode ver, a fórmula é bem simples. Basta subtrair os custos com trade marketing da receita gerada por essa ação e, depois, dividir o valor obtido pelo mesmo custo do trade. Há gestores que multiplicam o resultado final por 100 para obter o valor em porcentagem.
É possível, ainda, desenvolver o cálculo, caso a empresa deseje analisar um investimento mais específico. Nessa segunda versão da fórmula, temos:
ROI = Receita x Margem de contribuição no período analisado – Investimento total no trade / Investimento total no trade
Ferramentas que auxiliam no cálculo do ROI
Além de usar a fórmula do cálculo do ROI, as empresas também podem contar com ferramentas para auxiliar no acompanhamento dos resultados. Com plataformas como a Smarket Trade, por exemplo, você consegue ter uma visão da performance de cada ponto de vendas.
A ferramenta dá acesso a uma série de dados que permitem alocar melhor os produtos e definir a melhor ação promocional para cada área. Cadastre seus pontos extras e visualize em uma única tela todas as áreas. Acompanhe o que está ocupado, ocioso e o potencial de receita.
Por meio do aplicativo, a loja ainda recebe as atividades para controlar e comprovar a execução das ações negociadas no PDV.
Confira as principais funcionalidades e vantagens oferecidas pela ferramenta:
- Disponibilidade das áreas: com todas as áreas cadastradas, controle as áreas ocupadas e ociosas, com uma visão do potencial de receita das mesmas. Gerencie os espaços, evitando que a mesma área seja negociada com mais de um fornecedor.
- Mapa das lojas: faça o upload das plantas baixas das suas lojas e aloque os pontos extras cadastrados. Com a visão de mapa interativo, crie ações e acompanhe a disponibilidade das áreas.
- Acompanhamento de contratos: diante de tantas negociações feitas na rotina do varejista, você controla os contratos com fornecedores e verifica as informações da negociação, assim como ações, espaços contratados e duração dos contratos.
- Performance de trade marketing: ao final de uma ação, avalie os resultados e objetivos alcançados. Acompanhe a execução das ações de trade marketing nas lojas e identifique possíveis problemas. Confira a avaliação de desempenho, o ROI obtido e informações relevantes.
- Checklist de atividades: não adianta planejar as ações de trade marketing de forma estratégica se as mesmas não são executadas corretamente no PDV. Verifique as atividades pendentes, em atraso e realizadas. Confira os detalhes das ações, o produto a ser ativado e o responsável pela execução.
- Auditoria de pontos extras: visite a loja e verifique se as ações negociadas estão sendo alocadas corretamente no PDV. Sinalize através do aplicativo as não conformidades da execução.
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Taiane Martins