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  • Gestão de supermercados
  • 10/07/2019

Como analisar o pico promocional

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Tempo de leitura 2 minutos

As promoções impulsionam as vendas em todos os canais e categorias, mas não é simples chegar na fórmula do sucesso. Sendo assim é importante entender que o impulso dado por essas ações são “picos promocionais”, ou seja, resultados em curto-prazo.

É natural visualizar um aumento de vendas na categoria e/ou produto durante a época de promoção. Porém, logo o pico promocional passa e o índice volta a normalidade.

Para ambos, varejo e indústria, é importante considerar se a promoção trouxe vendas novas, incrementais, para categoria – levando os consumidores a comprar com mais volume e velocidade – e quanto dessas vendas foram roubadas de um competidor. Também é importante notar e evitar a canibalização de outros produtos da mesma categoria.

Índice

  • A Qualidade do Pico Promocional
    • Subsidiado
    • Deslocado
    • Canibal
    • Roubado
    • Incremental
  • Categorias com maior ganho incremental
  • Analise o pico promocional dos produtos com a Smarket

A Qualidade do Pico Promocional

Para entender melhor esse efeito do pico promocional e como ele está afetando suas vendas é necessário analisar a origem e razão de cada venda. Mesmo que o número de vendas seja menor, uma promoção ainda pode estar dando mais lucro à sua rede dependendo desses fatores.

Subsidiado

Teria realizado a compra independente da estratégia promocional. Pico Promocional

Deslocado

Teria realizado a compra em outra data, ela apenas foi adiada.

Canibal

Rouba a compra de outros itens e marcas na loja.

Roubado

Rouba a compra de um competidor.

Incremental

Verdadeiras compras extras.

Categorias com maior ganho incremental

Categoria com menor valor agregado e caracterizadas com uma maior velocidade de consumo são as que mais se dão bem no sucesso promocional.

categorias com maior incremento

Analise o pico promocional dos produtos com a Smarket

A Smarket é uma empresa que oferece soluções por meio de um sistema inteligente de gestão de ofertas e trade marketing. Entenda mais, fale com um especialista e solicite uma demonstração.

 

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Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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