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  • Gestão de supermercados
  • 07/10/2019

5 habilidades de um bom diretor de marketing no varejo

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Tempo de leitura 5 minutos

O mundo está mudando rápido e, com ele, o varejo também se transforma. As evoluções tecnológicas aceleram o desenvolvimento de novas formas de vender e de comprar. O consumidor, por sua vez, está mais exigente, esperando por algo que o surpreenda. Por isso, ter um diretor de marketing no varejo é imprescindível.

Responsável por levar a marca ao público de forma atrativa, esse profissional deve estar o tempo todo ligado às tendências. Além disso, deve conhecer melhor do que qualquer outra pessoa o comportamento do cliente para desenhar estratégias cada vez mais assertivas.

O diretor de marketing também é responsável pelo trade marketing, por campanhas promocionais e pela avaliação dos resultados. Continue lendo esse artigo para conhecer as principais habilidades que o varejo espera dessa profissão.

Boa leitura!

Índice

  • Diretor de marketing no varejo: habilidades essenciais
    • 1. Saber a diferença entre shopper e consumidor
    • 2. Entender sua equipe e delegar tarefas
      • Preocupação também com o endomarketing
    • 3. Conhecer sistemas que facilitam o dia a dia
    • 4. Ser capaz de analisar e extrair insights
    • 5. Possuir conhecimentos específicos da área de atuação
  • Alinhamento total com as expectativas do mercado
  • Quer ver como a Smarket pode surpreender você? 

Diretor de marketing no varejo: habilidades essenciais

O diretor de marketing no varejo assume uma função de liderança. Mas não apenas isso. Ele é responsável pelo funcionamento de uma área bastante específica e estratégica do negócio.

É por isso que há uma série de habilidades que são observadas e valorizadas, neste tipo de profissional.

Para além das qualidades comuns esperadas de grandes gestores, como a capacidade de liderar e  o profundo conhecimento do negócio, há uma série de outras competências específicas para o cargo. É sobre elas que falaremos a seguir.

1. Saber a diferença entre shopper e consumidor

O diretor de marketing no varejo deve conhecer muito bem o público para o qual direcionará suas estratégias. Para isso, é preciso compreender a diferença entre shopper – aquele que compra – e consumidor – aquele que de fato consome o produto.

Consumidor no supermercados

Às vezes essas duas figuras se concentram na mesma pessoa, mas isso não é uma regra. Vamos a um exemplo prático? No caso de um chocolate que acompanha um brinquedo, o consumidor é uma criança, sem poder de compra. O shopper é o responsável por essa criança e é quem vai tomar a decisão de levar o produto para casa.

Ao compreender essa diferença, o diretor de marketing está mais preparado para pensar em estratégias para impactar o consumidor e especialmente o shopper, atendendo às necessidades de cada um.

2. Entender sua equipe e delegar tarefas

Como um bom líder, o diretor de marketing no varejo deve conhecer muito bem sua equipe. Afinal, é esse time de colaboradores que fará toda a engrenagem funcionar para que as ações tenham resultados.

É importante compreender que cada pessoa que compõe a equipe tem suas características individuais, que devem ser respeitadas. Além disso, o profissional deve avaliar as habilidades de cada um e usá-las em benefício do negócio.

Lembre-se: um perfil centralizador, que toma todas as responsabilidades para si, não forma um bom diretor de marketing. É preciso confiar na equipe e delegar tarefas, aproveitando o melhor dos profissionais que estão no time.

Preocupação também com o endomarketing

Paralelamente a isso, este profissional também deve estar atento ao clima organizacional. A equipe está motivada? Há alguma insatisfação entre os colaboradores? Questões como estas devem ser respondidas e usadas como ponto de partida para ações concretas.

diretor de marketing gestao de supermercados gestao de ofertas cartazeamento

O objetivo do endomarketing, portanto, é promover campanhas internas, projetos e eventos motivacionais. Tudo o que for possível para preservar a unidade do time em torno dos mesmos valores e objetivos.

3. Conhecer sistemas que facilitam o dia a dia

Além de estar atento às tendências de mercado, o diretor de marketing precisa conhecer bem a tecnologia usada no negócio ou trazer opções que atendam as demandas e auxiliem o dia a dia. Um sistema adotado pela empresa, concentra informações valiosas e fundamentais para suas estratégias.

Há ainda uma série de ferramentas que para facilitar o dia a dia no varejo. Conhecer essas soluções, portanto, faz parte da função deste profissional, que deve buscar formas práticas e inovadoras para alcançar melhores resultados.

Uma dessas soluções é o sistema de gestão de trade para varejo da Smarket, uma plataforma tecnológica, simples e intuitiva. A ferramenta é capaz de avaliar, por exemplo, se o resultado de uma campanha atingiu seu objetivo. Na mesma tela, o diretor identifica o nível de execução de cada PDV e o desempenho do trade marketing.

4. Ser capaz de analisar e extrair insights

Por fim, mas também muito importante, o bom diretor de marketing deve ter uma ótima capacidade estratégia e analítica. Ou seja, suas decisões devem ser baseadas em análises criteriosas de dados concretos.

Sua função à frente da equipe é avaliar resultados e identificar possíveis gargalos, bem como potenciais a serem explorados. Para isso, deve extrair dos relatórios as linhas de ação para suas próximas estratégias. Sempre com o objetivo de aumentar o desempenho do ponto de venda.

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5. Possuir conhecimentos específicos da área de atuação

Não basta ter um diploma e saber tudo de marketing em geral. Para assumir a posição de diretor no varejo é preciso ter uma grande bagagem de conhecimentos específicos sobre este segmento.

O diretor de marketing, portanto, deve saber utilizar ferramentas e estratégias para impactar o shopper no PDV, como:

  • visual merchandising;
  • marketing sensorial;
  • psicologia das cores;
  • psicologia dos preços;
  • campanhas promocionais em tabloides.

Alinhamento total com as expectativas do mercado

Enfim, o que o varejo espera de um bom diretor de marketing é que ele seja sempre o primeiro a saber das tendências do mercado. Afinal, esse perfil antenado, analítico, estratégico e com capacidade de liderar é fundamental para o sucesso do negócio.

Para tanto, esse profissional deve levar em consideração utilizar a tecnologia disponível no mercado, extraindo o máximo de cada ferramenta. Desse modo, os diversos setores da empresa se comunicam de forma mais eficiente, contribuindo para o andamento do trabalho.

O sistema de gestão e trade para o varejo da Smarket faz isso! A plataforma é capaz de integrar setores e minimizar refações para que o gestor possa focar no que realmente importa: alavancar as vendas!

diretor de marketing gestao de supermercados gestao de ofertas cartazeamento

A Smarket conta com um aplicativo desenvolvido especialmente para as lojas. Com ele, tanto o gerente de trade marketing do varejo, como o diretor de marketing consegue programar – e acompanhar – ações de trade marketing que devem ser executadas em cada PDV. Ao mesmo tempo, analisa o desempenho dessas ações para traçar estratégias mais específicas e certeiras para cada uma de suas lojas.

Dessa maneira, a Smarket simplifica as boas decisões, usando inteligência e dados para planejar ações e antecipar resultados.

Quer ver como a Smarket pode surpreender você? 

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smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo

 


1 comentário em “5 habilidades de um bom diretor de marketing no varejo”

  1. Joanie Ivan
    novembro 20, 2019 em 1:01 pm

    Prezei este blog. a idéia é bastante benéfico. Vou retornar novamente.

    Responder

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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