O mundo está mudando rápido e, com ele, o varejo também se transforma. As evoluções tecnológicas aceleram o desenvolvimento de novas formas de vender e de comprar. O consumidor, por sua vez, está mais exigente, esperando por algo que o surpreenda. Por isso, ter um diretor de marketing no varejo é imprescindível.
Responsável por levar a marca ao público de forma atrativa, esse profissional deve estar o tempo todo ligado às tendências. Além disso, deve conhecer melhor do que qualquer outra pessoa o comportamento do cliente para desenhar estratégias cada vez mais assertivas.
O diretor de marketing também é responsável pelo trade marketing, por campanhas promocionais e pela avaliação dos resultados. Continue lendo esse artigo para conhecer as principais habilidades que o varejo espera dessa profissão.
Boa leitura!
Índice
Diretor de marketing no varejo: habilidades essenciais
O diretor de marketing no varejo assume uma função de liderança. Mas não apenas isso. Ele é responsável pelo funcionamento de uma área bastante específica e estratégica do negócio.
É por isso que há uma série de habilidades que são observadas e valorizadas, neste tipo de profissional.
Para além das qualidades comuns esperadas de grandes gestores, como a capacidade de liderar e o profundo conhecimento do negócio, há uma série de outras competências específicas para o cargo. É sobre elas que falaremos a seguir.
1. Saber a diferença entre shopper e consumidor
O diretor de marketing no varejo deve conhecer muito bem o público para o qual direcionará suas estratégias. Para isso, é preciso compreender a diferença entre shopper – aquele que compra – e consumidor – aquele que de fato consome o produto.
Às vezes essas duas figuras se concentram na mesma pessoa, mas isso não é uma regra. Vamos a um exemplo prático? No caso de um chocolate que acompanha um brinquedo, o consumidor é uma criança, sem poder de compra. O shopper é o responsável por essa criança e é quem vai tomar a decisão de levar o produto para casa.
Ao compreender essa diferença, o diretor de marketing está mais preparado para pensar em estratégias para impactar o consumidor e especialmente o shopper, atendendo às necessidades de cada um.
2. Entender sua equipe e delegar tarefas
Como um bom líder, o diretor de marketing no varejo deve conhecer muito bem sua equipe. Afinal, é esse time de colaboradores que fará toda a engrenagem funcionar para que as ações tenham resultados.
É importante compreender que cada pessoa que compõe a equipe tem suas características individuais, que devem ser respeitadas. Além disso, o profissional deve avaliar as habilidades de cada um e usá-las em benefício do negócio.
Lembre-se: um perfil centralizador, que toma todas as responsabilidades para si, não forma um bom diretor de marketing. É preciso confiar na equipe e delegar tarefas, aproveitando o melhor dos profissionais que estão no time.
Preocupação também com o endomarketing
Paralelamente a isso, este profissional também deve estar atento ao clima organizacional. A equipe está motivada? Há alguma insatisfação entre os colaboradores? Questões como estas devem ser respondidas e usadas como ponto de partida para ações concretas.
O objetivo do endomarketing, portanto, é promover campanhas internas, projetos e eventos motivacionais. Tudo o que for possível para preservar a unidade do time em torno dos mesmos valores e objetivos.
3. Conhecer sistemas que facilitam o dia a dia
Além de estar atento às tendências de mercado, o diretor de marketing precisa conhecer bem a tecnologia usada no negócio ou trazer opções que atendam as demandas e auxiliem o dia a dia. Um sistema adotado pela empresa, concentra informações valiosas e fundamentais para suas estratégias.
Há ainda uma série de ferramentas que para facilitar o dia a dia no varejo. Conhecer essas soluções, portanto, faz parte da função deste profissional, que deve buscar formas práticas e inovadoras para alcançar melhores resultados.
Uma dessas soluções é o sistema de gestão de trade para varejo da Smarket, uma plataforma tecnológica, simples e intuitiva. A ferramenta é capaz de avaliar, por exemplo, se o resultado de uma campanha atingiu seu objetivo. Na mesma tela, o diretor identifica o nível de execução de cada PDV e o desempenho do trade marketing.
4. Ser capaz de analisar e extrair insights
Por fim, mas também muito importante, o bom diretor de marketing deve ter uma ótima capacidade estratégia e analítica. Ou seja, suas decisões devem ser baseadas em análises criteriosas de dados concretos.
Sua função à frente da equipe é avaliar resultados e identificar possíveis gargalos, bem como potenciais a serem explorados. Para isso, deve extrair dos relatórios as linhas de ação para suas próximas estratégias. Sempre com o objetivo de aumentar o desempenho do ponto de venda.
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5. Possuir conhecimentos específicos da área de atuação
Não basta ter um diploma e saber tudo de marketing em geral. Para assumir a posição de diretor no varejo é preciso ter uma grande bagagem de conhecimentos específicos sobre este segmento.
O diretor de marketing, portanto, deve saber utilizar ferramentas e estratégias para impactar o shopper no PDV, como:
- visual merchandising;
- marketing sensorial;
- psicologia das cores;
- psicologia dos preços;
- campanhas promocionais em tabloides.
Alinhamento total com as expectativas do mercado
Enfim, o que o varejo espera de um bom diretor de marketing é que ele seja sempre o primeiro a saber das tendências do mercado. Afinal, esse perfil antenado, analítico, estratégico e com capacidade de liderar é fundamental para o sucesso do negócio.
Para tanto, esse profissional deve levar em consideração utilizar a tecnologia disponível no mercado, extraindo o máximo de cada ferramenta. Desse modo, os diversos setores da empresa se comunicam de forma mais eficiente, contribuindo para o andamento do trabalho.
O sistema de gestão e trade para o varejo da Smarket faz isso! A plataforma é capaz de integrar setores e minimizar refações para que o gestor possa focar no que realmente importa: alavancar as vendas!
A Smarket conta com um aplicativo desenvolvido especialmente para as lojas. Com ele, tanto o gerente de trade marketing do varejo, como o diretor de marketing consegue programar – e acompanhar – ações de trade marketing que devem ser executadas em cada PDV. Ao mesmo tempo, analisa o desempenho dessas ações para traçar estratégias mais específicas e certeiras para cada uma de suas lojas.
Dessa maneira, a Smarket simplifica as boas decisões, usando inteligência e dados para planejar ações e antecipar resultados.
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1 comentário em “5 habilidades de um bom diretor de marketing no varejo”
Prezei este blog. a idéia é bastante benéfico. Vou retornar novamente.
Gabriela Lemos