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  • 01/02/2023

4 ações de trade marketing com experiências do BBB

trade marketing bbb
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Tempo de leitura 4 minutos

A primeira edição do BBB (Big Brother Brasil) foi exibida em 2002. Na edição deste ano, o programa completará 20 anos. Após várias edições de altos e baixos as últimas edições foram bem relevantes no mercado de marketing e essas ações podem servir como inspirações criativas para a sua empresa. 

Primeiramente, trade marketing tem o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.

Talvez você possa não assistir o BBB, mas precisamos concordar que é um programa relevante quando falamos de consumo. Neste post, trazemos 4 insights de ações de trade e estratégias que grandes marcas estão utilizando no programa e você pode se inspirar e reproduzir no seu varejo. 

  1. Crie uma experiência sensorial para o cliente;
  2. Tenha cotar dinâmicas e inteligência de consumo;
  3. Crie storytelling para criar uma mensagem clara;
  4. Tenha um planejamento de médio e longo prazo.

Índice

  • 1. Crie uma experiência sensorial para o cliente 
  • 2. Tenha cotas dinâmicas e inteligência de consumo  
  • 3. Crie storytelling para criar uma mensagem clara 
  • 4. Tenha um planejamento de médio e longo prazo
  • Como aplicar trade marketing no seu varejo

1. Crie uma experiência sensorial para o cliente 

Uma experiência sensorial começa quando conseguimos aguçar, ao menos um dos 5 sentidos (paladar, olfato, audição, tato e olfato) no nosso cliente. 

Um efeito construtivo essencial: poder criar, reforçar ou enfraquecer sinapses e circuitos nervosos que estruturam as nossas escolhas e gostos.

Foi exatamente isso que a Downy, marca líder em amaciantes no Brasil, conseguiu fazer, ao criar um ambiente incrível no almoço do líder. 

Uma ação que a Heineken implementou, criando essa experiência, é a Beer Cave. E uma câmara refrigerada, com  temperatura interna por volta dos 3°C, onde os clientes podem entrar e escolher as cervejas que desejam comprar.

2. Tenha cotas dinâmicas e inteligência de consumo  

Assim como no varejo temos espaços disponíveis para ações de trade, no BBB é chamado de cotas. A maior é a cota big, adquirida pelas Americanas, PicPay e Avon. Essa cota a marca aparece em todos os pontos de contato do programa, ele estará presente em toda a jornada, independente do canal ou plataforma, incluindo chamadas e vinhetas na TV, entre outros benefícios. 

A cota dinâmica vai comercializar espaços como Mercado, Pagamento, Almoço do Líder, a, Almoço do Anjo e Cinema. Você pode usar esse modelo de cota para categorizar espaços da gôndola da sua loja, entender quais produtos vendem mais expostos em determinados espaços. 

Utilizar da inteligência de consumo do cliente. A Smarket, pode te auxiliar nesse processo!

Saiba como rentabilizar as áreas da sua loja através do E-book Ninja do Trade Marketing.

3. Crie storytelling para criar uma mensagem clara 

Já pensou em como você conta uma história para o seu cliente? 

Um dos insight mais valiosos que podemos aprender com o BBB é que o público consome histórias, é dessa maneira que um participante pode ou não ganhar o reality. 

O storytelling é a prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca. Você pode aplicar a prática da seguinte maneira:

  • Um personagem: o seu consumidor; 
  • Ter um problema: consumidores compram soluções para problemas internos; 
  • Encontra o guia: o consumidor busca um guia de como chegar na solução do seu problema.  

Um bom exemplo é a 99 app, a primeira empresa de mobilidade a investir no programa. Segundo Juliana Biasi, diretora de marketing da 99, a empresa tem um “olhar para a jornada e cria conexão em todos os pontos de contato.” E com a ação do almoço do anjo eles conseguem atingir claramente este objetivo.  

Como funciona a prova do anjo? O participante que ganha a prova, ganha o poder de anjo e tem a possibilidade de ver os seus familiares via um vídeo em um almoço super agradável, proporcionado pela marca anunciante. 

Na ação deste ano a 99 app leva um motorista parceiro para dar a notícia da surpresa do anjo – que no caso é o vídeo dos familiares – e assim reforça seu posicionamento de cuidado. 

4. Tenha um planejamento de médio e longo prazo

O anunciante PicPay, conhecido por sua política de cashback, anunciou no ano de 2021 no programa e teve um retorno de 30% a mais de usuários na plataforma comparado ao ano anterior. 

De acordo com a empresa esse crescimento foi devido ao programa no Big Brother Brasil. Eles entenderam que quanto mais visibilidade, maior às oportunidades na mídia massiva que aproxima a marca das pessoas.

Este ano a empresa investiu novamente no programa e de forma estratégica, em vários momentos. O principal método de pagamento e  forma de transferência de “estalecas” – a moeda dentro da casa –  é feita pelo aplicativo, mostrando como é simples e rápido. Eles também estão presentes na prova do líder e na escolha de alguns elementos da festa do líder. 

O planejamento é importante para que a empresa consiga de forma estratégica, seguir às práticas de storytelling, prever o crescimento, se posicionar e aproveitar o grande potencial e visibilidade que o BBB pode trazer. 

Como aplicar trade marketing no seu varejo

Ao longo do programa o BBB 22 vai trazer 95 episódios. Conforme as ações de trade forem acontecendo, e, vamos trazer mais insight para que você possa aplicar no seu varejo. 

Enquanto isso, você pode ler mais no nosso blog como elaborar estratégias de trade marketing no varejo e quais são os fatores críticos de sucesso do trade marketing. Esses conteúdos podem te ajudar a entender mais sobre como ter ainda mais sucesso em suas ações de trade.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e aplique as ideias propostas aqui. Nos conte nos comentários se você aplicou alguma dessas ideias ou assiste ao BBB?

E se você não quer perder mais tempo sem realizar ações de trade marketing no seu negócio:

Agende uma demonstração agora mesmo!

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Esther Laís

Apaixonada pelo mundo do marketing e toda forma de comunicação. Social Media da Neogrid | Vertical Varejo. Cientista de alimentos em formação e nas horas vagas gosto de aproveitar uma praia! Escrevo sobre temas que vão desde tendências do setor de alimentação, varejo e indústria, até insights de marketing :)
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