Já pensou nas ações para o seu Ponto de Venda (PDV) neste carnaval? Se ainda não, preparamos este blog com vários insights e tendências que o varejo em parceria com a indústria podem utilizar para vender ainda mais.
O que você vai ler neste blog?
- Qual a importância das ações no PDV;
- Produtos com aumento nas vendas;
- Tipos de ações no PDV durante a semana do carnaval.
Índice
Qual a importância das ações no PDV
As datas sazonais são extremamente importantes para alavancar as vendas dos produtos na loja. Tanto varejo quanto indústria, precisam agir em colaboração e pensar em estratégias de ativação das marcas para as datas comemorativas.
O PDV é um local de disputa acirrada entre marcas, portanto, para se destacar é preciso uma comunicação visual boa. Agora, falando sobre o carnaval, a decoração da loja é muito importante para lembrar o cliente sobre a data comemorativa.
Não é necessário um investimento alto para a decoração geral da loja, mas para pontas de gôndolas, ilhas e categorias que precisam vender mais nessa época do ano, vale a pena investir um pouco mais e tornar o PDV atrativo. Uma ação em colaboração com a indústria é fundamental para um bom retorno financeiro para ambos.
Produtos com aumento nas vendas durante o carnaval
Bebidas
Não é novidade que a categoria de bebidas é uma das mais impactadas positivamente na semana do carnaval, em média, obtém-se um aumento de 20% nas vendas de cervejas e destilados nessa época do ano.
Portanto, faça ações atrativas no PDV com essa categoria, é uma ótima oportunidade para junto com a indústria desenvolverem o segmento de bebidas em sua loja. O ideal é que sejam exploradas estratégias que se encaixam com a realidade que estamos vivendo.
Como várias cidades tiveram o carnaval de rua cancelado, que tal promover o carnaval em casa? Fazer alguma ação de carnaval em família, no conforto e segurança do seu lar?
Dica importante: para o setor de bebidas, não se atente somente em ter diversas marcas, mas pense em ter tamanhos diferentes, como por exemplo: água copo 200ml, água de garrafa 500ml, água de garrafa 1,5L e água de garrafa 5L. Assim, você consegue suprir a necessidade de cada um dos seus clientes.
Açougue
O setor de carnes é outro bem impactado positivamente, visto que nessa época familiares e amigos se reúnem para um churrasco.
Analise os dados de vendas de carnes nas semanas de carnavais anteriores e aposte em ofertas que tenham como foco os produtos correlatos.
Saiba mais: entenda o que são produtos correlatos e como eles impactam nas vendas da sua loja.
Artigos para decoração
Como em muitas cidades o carnaval de rua foi cancelado, os familiares acabam se reunindo para comemorar o carnaval em casa. Sendo assim, invista nas decorações festivas para a casa. Luzes, balões de led, confete, serpentina e máscaras de decoração não podem faltar nas prateleiras
Fantasias e enfeites
Qual criança não gosta de se fantasiar?
Roupas de princesas e super heróis são sempre as mais pedidas. Também tenha algumas opções de tiaras, máscaras de super heróis, máscaras coloridas, glitters e pochetes (que voltaram à moda).
Agora que conhecemos um pouco dos itens mais vendidos durante o carnaval, vamos conhecer algumas opções de ações que podem ser desenvolvidas entre indústria e varejo no PDV.
Tipos de ações no PDV durante a semana do carnaval
Chegou a hora de focar nas ações para ativar o PDV, e ideias para atrair shoppers e clientes não faltam, vem conferir 4 dicas:
4 Tipos de ações para o PDV no carnaval
1. Ofertas para atrair no carnaval
Faça ações promocionais! Lembra dos produtos correlatos? Realize uma pesquisa com os produtos mais vendidos e quais são os mais impactados positivamente pelas ofertas e ofereça descontos atrativos aos clientes.
Ofertas do tipo pague e leve, descontos, vantagens para clientes, cashback, escolha o formato e impulsione o faturamento da sua loja.
Uma ideia é pesquisar por produtos que tenham uma boa margem de lucro. Também vale analisar o estoque e ofertar os produtos com validade próximas ao vencimento.
Assim que escolher as ofertas divulgue-as para os clientes e faça cartazes personalizados do carnaval para colocar nas lojas, escolha os canais que mais geram conversão em vendas. Procure manter o padrão dos cartazes e encartes em todas as suas lojas.
2. Faça lançamento de novos produtos
Fazer um lançamento de um produto que é mais vendido por conta do carnaval é uma ótima opção para entrar no mercado e no gosto dos consumidores.
Negocie com a indústria e deixe espaços estratégicos na sua loja para apresentação de novos produtos. Assim, tanto a loja sai ganhando por ter novos produtos para oferecer quanto a indústria que ganha espaço para se inserir no mercado.
Uma ação de PDV muito boa para lançamento de novos produtos é a degustação.
Alguns produtos que foram lançados no carnaval:
3. Brindes personalizados de carnaval
Brindes para impulsionar a compra de produtos durante o carnaval são ótimas opções quando se está com estoque alto ou quando a indústria quer inserir um novo sabor no mercado.
Os brindes estimulam as vendas e podem ser vinculados a promoções para compensar os valores investidos. Algumas opções boas de brindes para esta época do ano são:
- Copos,
- Bolsas térmicas;
- Bonés;
- Guarda sol.
4. Para quem for ficar em casa no carnaval
Faça ações de ativação das marcas em seu e-commerce, crie banners com anúncios de ofertas e encartes temáticos de carnaval.
Em nossa plataforma é possível criar os tabloides com ofertas de maneira omnichannel, ou seja, você cria o modelo da sua preferência e ele se adapta tanto para o modelo impresso quanto para colocar no seu site ou redes sociais.
Carnaval nas lojas
Por fim, não esqueça que o atendimento e o clima da loja precisam ser os mesmos. Carnaval é alegria, festa e descontração e o seu negócio precisa passar essa imagem para que os consumidores se sintam no clima. Sua loja precisa ter músicas e decoração carnavalesca e os atendentes da loja também precisam estar em um clima mais descontraído.
Um bom clima reflete na experiência que o seu cliente terá em suas lojas. Portanto, algumas orientações e treinamentos sobre vendas e atendimento personalizado para os colaboradores são importantes e afetam diretamente nas vendas.
Um feliz carnaval e boas vendas!
Gabriela Lemos