O recurso de tabloide, muito conhecido e massivamente utilizado pelo varejo, é um dos meios mais antigos de se comunicar com o cliente. Teve uma grande evolução desde o seu surgimento, nem sempre foi usado com a intenção de propagar informações, mas sim, ser um “formato” de comunicação. A história é tão original e surpreendente, que preparamos as maiores curiosidades sobre a evolução dos tabloides no varejo.
Índice
Como surgiu o termo tabloide
O termo tabloide ficou conhecido por volta de 1884, em Londres, através de um laboratório farmacêutico britânico Burroughs, que registrou a palavra “tabloid” para um formato de remédios condensados, a partir da palavra “tablette”, diminutivo de “table” (mesa), que se usava como nome de uma peça plana de lousa ou placa de mármore que era usada para escrever antigamente.
Até o século XVI, a palavra “tablette” já havia sido empregada no francês como nome de pequenos comprimidos de remédios, sabão ou alimentos, com a ideia de que se tratava de doses reduzidas de qualquer uma das três coisas. Este vocábulo francês ingressou no português para designar o formato de medicamento, substância alimentar ou qualquer produto sólido apresentado em forma de placa.
No começo do século XX já se falava, em inglês, de “tabloid journalism” para designar inicialmente não um formato, mas sim a ideia de publicar notícias em versões condensadas, algo como “jornalismo em tabletes”.
Inicialmente, a palavra tabloide começou a ser usada em objetos que, depois de transformados ou simplificados, eram muito mais confortáveis de usar. Por exemplo, jornais com formato tabloide, que não eram apenas mais fáceis de ler, mas de transportar e pagar. Os tabloides se popularizaram mesmo no Reino Unido, onde jornais de maior circulação adotaram este formato tabloide.
Popularização dos tabloides
Há dois usos distintos do termo atualmente. O mais recente, derivado do uso original, refere-se a jornais alternativos semanais ou semi semanais em formato de tabloide. Geralmente são jornais mais comuns, e o que mais diferencia esses jornais dos diários, além de sua publicação menos assídua, é o fato de eles serem geralmente grátis para os leitores, pagos pelo lucro dos anúncios. Além disso, esses jornais tendem a se concentrar mais em fatos locais de entretenimento.
Em seu sentido tradicional, tabloides tendem a ter grande ênfase em histórias sensacionalistas e são relatados muitos casos nos quais o próprio jornal cria suas notícias, quando sentem que os assuntos não podem, ou não poderão ser processados por difamação.
Como criar tabloides estratégicos e mensurar resultados
Muitos varejistas como supermercados, farmácias, home centers, investem em tabloides para divulgar suas ofertas. Há os impressos e distribuídos semanal ou quinzenalmente. Em tempos de crise e queda no volume de vendas, muitos fazem diariamente. Mas como produzir tabloides personalizados de sucesso? Veja neste post Como devem ser os tabloides no varejo.
O formato é um ótimo recurso para atrair consumidores para as lojas. Antes, este era o único objetivo dos tabloides de ofertas. Porém, atualmente os tabloides podem ser mais estratégicos e mensuráveis.
Atualmente, muitos estabelecimentos usam este tipo de folheto como um importante meio de comunicação institucional e branding, já que ele não só divulga ofertas, preços e promoções, como também fixa a marca, o posicionamento e a imagem da empresa na cabeça dos consumidores. Outra vantagem é em relação ao custo, que é relativamente baixo quando comparado às mídias tradicionais, como jornais, revistas ou televisão. Veja nesse post como fazer tabloide de supermercados sem refação.
O jeito Smarket de fazer tabloides
Saber montar um tabloide estratégico e de sucesso é fundamental para expor suas ofertas e os produtos que estão disponíveis em sua loja. Sendo assim, para que essa estratégia traga resultados é importante contar com tecnologia para evitar refação e agilizar o processo como um todo.
A Smarket criou uma solução eficiente para a criação de tabloides, através de um software desenvolvido, é possível conectar dados de estoque, validade, preços e estatísticas de venda, resultando na identificação dos produtos mais estratégicos para entrarem em promoção e automatizando a produção de tabloides.
A plataforma une os dados de tabelas de preço, rentabilidade e estoque, identificando os melhores produtos e os momentos adequados para o lançamento de promoções. No caso da produção de tabloides, as informações são transferidas para um programa de diagramação, que estrutura o material e prepara a impressão. Dessa forma, qualquer alteração realizada nos dados referentes às ofertas, é alterada nas tabelas automaticamente atualizado no encarte, diminuindo o tempo do processo de emissão da propaganda, que, manualmente, poderia demorar cerca de 15 dias. Leia o post na íntegra: O desafio que fez a Smarket Solutions mudar a forma de criar promoções no varejo