Em certas épocas, principalmente em datas comemorativas, quem passeia pelas ruas logo percebe que as promoções tomam conta do varejo. É difícil passar por alguma vitrine ou encarte que não anuncie descontos.
“Antes de fazer qualquer tipo de promoção, é preciso saber a que propósito ela servirá e qual impacto financeiro pode trazer para a empresa”, diz Kito Manzano, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro).
A oferta deve ter um objetivo claro e um desconto que não comprometa a rentabilidade da empresa. Além disso deve ter um prazo definido para terminar e uma comunicação que atinja diretamente o público-alvo da marca.
Com planejamento detalhado, metas claras e a ajuda da tecnologia para anunciar as ofertas aos consumidores certos, a promoção pode ser uma ferramenta eficiente e barata para que os pequenos e médios.
Porque acompanhar o resultado das promoções
O propósito da promoção pode ser aumentar as vendas, divulgar novos produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos. Ao perceber que as metas de vendas estão longe de ser atingidas e o estoque está cheio, a empresa pode reduzir os preços temporariamente para reverter o quadro.
Um estudo mostra que o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre de 2017. Hoje em dia cerca de 47% das vendas do varejo alimentar vem de promoções. Contudo, até 50% delas falham em gerar aumento nas vendas e, em muitos casos, reduzem as margens.
Isso demonstra a importância das promoções, e como analisar os resultados ajuda na assertividade delas, além de corrigir erros que podem gerar prejuízos para as ofertas. Além disso, permite ao gestor traçar estratégias para datas comemorativas e impulsionar o varejo.
Como acompanhar o resultado das promoções?
O acompanhamento dos resultados pode ser feito por meio de uma planilha, contendo informações como competitividade e margem de contribuição, além do resultado de vendas e lucro da promoção. Veja aqui uma planilha que preparamos para auxiliar a medir o resultado das suas promoções.
Contudo, planilhas não são soluções definitivas. Na Smarket, se o preço é cadastrado fora do padrão, ele é sinalizado em vermelho. Dessa forma é avisado ao gestor o erro e é possível fazer a correção. Para confirmação desse preço, o sistema dispara um alerta e exige explicação para tal disparidade (negociação, black friday…). Assim, quando chega na etapa do aprovador ele pode saber se as justificativas estão condizentes e ele pode aprovar. Dessa maneira ela ajuda a tratar de forma mais estratégica as promoções.
Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/como-fazer-promocoes-com-mais-resultados-e-menos-gastos/