Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Marketing no varejo
  • 12/02/2021

Varejo sem carnaval vende diferente

Compartilhe
Tempo de leitura 3 minutos

Verdade seja dita: muitos brasileiros só iniciam de verdade o ano após o carnaval. Uma festa conhecida mundialmente pelos desfiles, blocos e multidões, e que é esperada por todos com muita alegria. Porém, nesse ano de 2021 com a pandemia, a folia das multidões foi suspensa e a festa precisou ser adiada.

Essa decisão de adiar as comemorações, principalmente para evitar aglomerações, partiu dos órgãos públicos. Com o feriado prolongado, muitos optaram por fazer feriadão de 5 dias, estendendo até o meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, data que dá início à Quaresma. 

Por mais que não estejam autorizadas aglomerações, o feriado será aproveitado de forma diferente: reuniões familiares, com amigos em menores proporções. Sendo assim, o carnaval irá continuar movimentando a economia brasileira, mesmo em grupos menores e pode ter bons resultados de vendas, mesmo sem o tradicional carnaval.

Índice

  • Crie ações que ressignifiquem o carnaval
  • Itens que terão mais procura pelos consumidores:
    • Churrasco caprichado
    • Viagem prolongada
    • Entretenimento e novidades
    • Leia mais:

Crie ações que ressignifiquem o carnaval

Esse carnaval exigiu de todos uma ressignificação da data. O Brasil inteiro teve que repensar em como comemorar de forma diferente. O varejo também teve que repensar em como atrair e vender nesse momento sensível.

Uma ação muito assertiva, foi a campanha com mote carnavalesco, realizado pelo nosso cliente, o Supermercados Dalben, onde em conjunto com a atriz Cláudia Raia criou o movimento “O Carnaval está dentro de nós”. Vale a pena assistir o conteúdo que está sensacional. É com esse mesmo espírito da campanha, que sabemos que de alguma forma, o carnaval será celebrado, e para o varejo será uma ótima oportunidade!

Os supermercados estão na lista dos segmentos que se destacam no carnaval. Um dado que comprova essa preferência é de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o estudo de 2019, 63% das pessoas pretendiam fazer suas compras de carnaval em supermercados.

Por isso, uma boa dica é apostar em uma decoração, ainda que mais sutil, mas trazendo uma mensagem de posicionamento de marca, para lembrar simbolicamente o consumidor sobre a data. Também, fazer ações promocionais para estimular a venda de produtos da época. Use tabloides bem temáticos e explore o assunto.

Família sentada em uma mesa tomando café

Itens que terão mais procura pelos consumidores:

Churrasco caprichado

As compras de itens para churrascos terão muita procura, por isso, aposte nos variados tipos de carnes (e acessórios) para assar e também os acompanhamentos. Não esqueça dos itens de sobremesa e bebidas em geral. Carvão, sal grosso e álcool também! Aproveite para setorizar itens de churrasco para facilitar as escolhas. Estimule nas ofertas itens e conteúdos de receitas e dicas para gerar ainda mais demanda.

Cuidados pessoais e outras categorias que geralmente teriam maior saída para a data sazonal, continuam em evidência para atender a essas necessidades.

Viagem prolongada

O lojista precisa atentar-se às compras para as viagens, pois estamos no verão e as idas a praias, sítios e outros locais para o divertimento em família acentuou demais durante a pandemia, principalmente em feriados prolongados como o do Carnaval.

Alimentos para preparar refeições e lanches rápidos como pães de forma e frios também merecem uma atenção maior, bem como os snacks e salgadinhos para as crianças.

A tendência é que muitas pessoas procurem pelo descanso na área rural, por isso, protetor solar, repelentes e produtos para os cuidados com a pele e cabelos também costumam ter boa procura.

Entretenimento e novidades

Com mais tempo livre por causa do feriado prolongado, as pessoas buscam novos tipos de entretenimento para passar o tempo livre. Essa é uma ótima oportunidade dos varejistas explorarem esse segmento, colocando em evidência as opções de jogos e itens que os consumidores podem se interessar, como itens de camping por exemplo.

Jogo de tabuleiro

Esperamos que seu carnaval seja bem aproveitado de forma consciente e que a alegria esteja presente nessa data. Use essas estratégias para fomentar ainda mais as vendas. Bom carnaval e boas vendas!

Quer receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão? Inscreva-se no formulário abaixo e fique por dentro das novidades!

 


Leia mais:

Tendências para o varejo 2021: o que você precisa saber

Calendário do varejo: Principais datas comemorativas para criar ofertas

Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
Bebidas sem álcool
  • Marketing no varejo, Tendência, Tendências e Inovações, Trade

Nova fatia do mercado: Bebidas sem álcool

  • 28/11/2023
  • 3 minutos
Leia mais
Capa site blog
  • Marketing no varejo, Uncategorized

Guia: Programa de fidelidade para o varejo

  • 18/09/2023
  • 4 minutos
Leia mais
Capa site blog
  • Marketing no varejo

Dicas: como usar as redes sociais no varejo

  • 05/09/2023
  • 4 minutos
Leia mais
supermercados omnichannel
  • Gestão de supermercados, Marketing no varejo, Trade, Varejo

Como aumentar as vendas nos supermercados com estratégias omnichannel

  • 19/01/2023
  • 3 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.