Verdade seja dita: muitos brasileiros só iniciam de verdade o ano após o carnaval. Uma festa conhecida mundialmente pelos desfiles, blocos e multidões, e que é esperada por todos com muita alegria. Porém, nesse ano de 2021 com a pandemia, a folia das multidões foi suspensa e a festa precisou ser adiada.
Essa decisão de adiar as comemorações, principalmente para evitar aglomerações, partiu dos órgãos públicos. Com o feriado prolongado, muitos optaram por fazer feriadão de 5 dias, estendendo até o meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, data que dá início à Quaresma.
Por mais que não estejam autorizadas aglomerações, o feriado será aproveitado de forma diferente: reuniões familiares, com amigos em menores proporções. Sendo assim, o carnaval irá continuar movimentando a economia brasileira, mesmo em grupos menores e pode ter bons resultados de vendas, mesmo sem o tradicional carnaval.
Índice
Crie ações que ressignifiquem o carnaval
Esse carnaval exigiu de todos uma ressignificação da data. O Brasil inteiro teve que repensar em como comemorar de forma diferente. O varejo também teve que repensar em como atrair e vender nesse momento sensível.
Uma ação muito assertiva, foi a campanha com mote carnavalesco, realizado pelo nosso cliente, o Supermercados Dalben, onde em conjunto com a atriz Cláudia Raia criou o movimento “O Carnaval está dentro de nós”. Vale a pena assistir o conteúdo que está sensacional. É com esse mesmo espírito da campanha, que sabemos que de alguma forma, o carnaval será celebrado, e para o varejo será uma ótima oportunidade!
Os supermercados estão na lista dos segmentos que se destacam no carnaval. Um dado que comprova essa preferência é de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o estudo de 2019, 63% das pessoas pretendiam fazer suas compras de carnaval em supermercados.
Por isso, uma boa dica é apostar em uma decoração, ainda que mais sutil, mas trazendo uma mensagem de posicionamento de marca, para lembrar simbolicamente o consumidor sobre a data. Também, fazer ações promocionais para estimular a venda de produtos da época. Use tabloides bem temáticos e explore o assunto.
Itens que terão mais procura pelos consumidores:
Churrasco caprichado
As compras de itens para churrascos terão muita procura, por isso, aposte nos variados tipos de carnes (e acessórios) para assar e também os acompanhamentos. Não esqueça dos itens de sobremesa e bebidas em geral. Carvão, sal grosso e álcool também! Aproveite para setorizar itens de churrasco para facilitar as escolhas. Estimule nas ofertas itens e conteúdos de receitas e dicas para gerar ainda mais demanda.
Cuidados pessoais e outras categorias que geralmente teriam maior saída para a data sazonal, continuam em evidência para atender a essas necessidades.
Viagem prolongada
O lojista precisa atentar-se às compras para as viagens, pois estamos no verão e as idas a praias, sítios e outros locais para o divertimento em família acentuou demais durante a pandemia, principalmente em feriados prolongados como o do Carnaval.
Alimentos para preparar refeições e lanches rápidos como pães de forma e frios também merecem uma atenção maior, bem como os snacks e salgadinhos para as crianças.
A tendência é que muitas pessoas procurem pelo descanso na área rural, por isso, protetor solar, repelentes e produtos para os cuidados com a pele e cabelos também costumam ter boa procura.
Entretenimento e novidades
Com mais tempo livre por causa do feriado prolongado, as pessoas buscam novos tipos de entretenimento para passar o tempo livre. Essa é uma ótima oportunidade dos varejistas explorarem esse segmento, colocando em evidência as opções de jogos e itens que os consumidores podem se interessar, como itens de camping por exemplo.
Esperamos que seu carnaval seja bem aproveitado de forma consciente e que a alegria esteja presente nessa data. Use essas estratégias para fomentar ainda mais as vendas. Bom carnaval e boas vendas!
Quer receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão? Inscreva-se no formulário abaixo e fique por dentro das novidades!
Leia mais:
Tendências para o varejo 2021: o que você precisa saber
Calendário do varejo: Principais datas comemorativas para criar ofertas