Varejo deve concentrar o uso de chatbots até 2020

Compartilhe
Tempo de leitura 2 minutos

Antes de tudo, você sabe o que é um Chatbot?

Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.

Varejo e Chatbots:

O setor de varejo deve ser o mais beneficiado com novas tecnologias nos próximos dois anos. Segundo a pesquisa “Chatbots: Banking, eCommerce, Retail & Healthcare 2018-2023”, mais de 70% dos chatbots acessados farão parte do setor varejista. O relatório aponta também que o varejo junto com bancos e o segmento de saúde produzirá economias de US$ 11 bilhões por ano até 2023 com a utilização dos chatbots.

A Juniper Research, responsável pela pesquisa, aponta que o aumento no uso de chatbots terá que ser sucedido por investimentos em funcionalidades para atender as expectativas do consumidor. “Quanto melhor for a experiência de um cliente durante a compra e após ela, a probabilidade dele se fidelizar e, principalmente, de indicar a marca para outras pessoas, é maior”, aponta Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, especializada em tecnologia para atendimento.

Perda de clientes

Outra pesquisa confirma a fala de Stuchi sobre a necessidade de aprimoramento. A RightNow Technologies aponta que 89% dos consumidores que mudam de marca o fazem motivados por um atendimento ruim da empresa na qual consumiam anteriormente.

Em receita isso também pode ser prejudicial: em 2015, de acordo com a New Voice Media, empresas americanas somaram um prejuízo de US$ 62 milhões por oferecerem uma experiência de atendimento ruim.

Fontes: https://portalnovarejo.com.br/2018/11/varejo-concentrar-uso-de-chatbots-2020/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/chatbot/

A Smarket alinhada com o surgimento das tecnologias e dos chatbots, trabalha com inteligência em ofertas e trade marketing. Somos obcecados em tornar as decisões comerciais mais estratégicas para garantir e aumentar a rentabilidade do varejo e em tornar o processo menos complicado operacionalmente.

Ficou interessado? Clique aqui e agende uma demonstração conosco!

Picture of Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

5 dicas da Smarket para otimizar seu trabalho no varejo

cresce-a-importancia-das-promocoes

Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

estratégia-de-erp-4

Repensando sua Estratégia de ERP para Ganhar Vantagens Competitivas

Assine e receba novidades