Como estruturar uma equipe de trade marketing

equipe de trade marketing - Smarket
Compartilhe
Tempo de leitura 5 minutos

Para tornar o seu produto visível e desejado pelos consumidores é preciso investir em ações de trade marketing junto ao varejo.

Não basta ter um produto bom!

Você deve apresentá-lo ao shopper e mostrar suas qualidades e valores, principalmente em um ambiente competitivo como em uma loja. 

Construir ações e estratégias de trade marketing para “atingir em cheio” o público comprador são tarefas da equipe de trade.

Porém, para dar o pontapé inicial em uma equipe de trade marketing, você precisa saber quem contratar, quais as habilidades são necessárias para esta área e, o mais importante, quais são os cargos.

No blog de hoje, vamos contar tudo sobre como estruturar uma equipe de trade marketing para sua loja.

Você vai ler sobre:

  • Como estruturar uma equipe de trade marketing
  • Cargos de uma equipe de trade marketing
  • Gerente de Trade Marketing
  • Analista de Trade Marketing
  • Qual o momento certo para montar uma equipe
  • Tecnologia aliada ao trade marketing

Pegue seu café e vamos nessa! ☕

Como estruturar uma equipe de trade marketing

Algumas empresas optam por iniciar com a área de trade marketing dentro do marketing, pois no início do desenvolvimento as duas áreas podem se ajudar e complementar-se uma a outra. 

No começo, possuem uma equipe para ambas as funções e estratégias. Principalmente empresas em início de desenvolvimento da área de trade marketing. 

Porém, com o crescimento da área, é natural que elas se dividam e passem a ter cada uma a sua coordenação.

Inicia-se como uma área de supervisão ou coordenação, mas logo deve-se evoluir para uma gerência de trade marketing

Mas antes, vamos entender quem são os colaboradores que compõem uma equipe de trade marketing.

Já está participando da II Jornada de Trade Marketing? Se ainda não, corre e inscreva-se clicando no banner abaixo. O evento é gratuito, não vai perder! 😉

Cargos de uma equipe de trade marketing

Cada equipe de trade marketing é montada de acordo com as necessidades do varejo.

Antes de tudo, vamos apresentar uma equipe para o início das estratégias de trade. Portanto, vamos apresentar alguns tópicos sobre quais são os cargos e suas funções.

Gerente de Trade Marketing 

Em primeiro lugar, um dos objetivos mais importantes do gerente de trade marketing é desenvolver estratégias de marketing que impactem o público-alvo. Portanto, para atingir este objetivo são tarefas do gerente de trade:

Supervisionar todas as ações do departamento de trade marketing e os colaboradores da equipe. Ser o responsável por levantar estatísticas sobre as vendas dos produtos, juntamente com às indústrias e oferecer posições mais estratégicas dentro da loja. 

Ou seja, ele ajuda nas negociações com a indústria, realiza pesquisas analíticas de mercado e sobre o comportamento dos shoppers, para elaborar estratégias assertivas, tanto para o seu negócio quanto para a indústria.

Experiência sólida em marketing

O gerente de trade marketing deve ter uma experiência sólida em marketing e, principalmente, ser ótimo em negociações B2B, pois será ele quem irá negociar os espaços da sua loja com a indústria. 

Além disso, é o responsável por elaborar:

  • Campanhas de promoção;
  • Lançamentos de novos produtos;
  • Ações de degustação;
  • Programas de fidelidade.

Ou seja, tudo que houver para aumentar a demanda entre os parceiros da cadeia de suprimentos e potencializar a visibilidade da marca. 

Além disso, ele também irá organizar eventos e indicar os responsáveis por desenvolver materiais e estratégias para o PDV junto com a equipe de marketing. 

E também, fará o acompanhamento do estoque junto à equipe de supply. Para garantir estoque suficiente em loja. De modo que supra a necessidade de produtos de acordo com o tamanho da ação com o fornecedor. 

O gerente de trade deve acompanhar a equipe de vendas da loja e trabalhar em parceria com as áreas de supply e visual merchandising, devem estar sempre alinhados e trabalhando em cooperação.

Deu para entender que o gerente de trade marketing precisa ser alguém versátil. E com larga experiência em varejo, indústria e marketing, não é mesmo? 

Mas, para que ele consiga desempenhar diversas atividades, ele precisa contar com uma equipe. Agora, vamos conhecer por quem ela é composta.

Analista de Trade Marketing 

O analista de trade se reporta ao gerente de trade marketing. 

Ele acompanha e faz as análises dos dados gerados a partir das campanhas de trade marketing. Além disso, elabora relatórios e analisa os resultados das campanhas promocionais de cada produto.

Desenvolve estratégias e métodos mais eficazes para as ações de trade marketing, a partir da análise de dados e estudos. Ou seja, identifica oportunidades para atingir o público-alvo, melhorar as vendas dos produtos em loja e aumentar o giro das mercadorias. 

Realiza análises do comportamento do shopper, e também, apoia o gestor em negociações com a indústria, principalmente no que se refere ao sell-out

Trabalha em cooperação com a equipe comercial e marketing.

É o responsável por analisar o cenário de mercado e identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios junto à indústria.

O analista de trade marketing deve focar em pilares estratégicos para cada categoria e no melhor formato de ofertas para os canais de venda da sua rede.

Além disso, ele também supervisiona as ações na loja. Realiza visitas às unidades e garante a efetividade das ações e o bom cumprimento dos contratos. 

Bom, deu para entender que o analista de trade marketing é focado em análises de dados e o seu objetivo é extrair insights e melhorias para o setor.

Mas, e agora? Qual o momento certo para contratar e montar essa estrutura? Vamos entender!

Qual o momento certo para montar uma equipe

Você sabia que, em média, 47% das vendas no varejo alimentar do Brasil correspondem à venda de itens promocionais?

Ou seja, quase metade das vendas do varejo ocorrem através de promoções! 

Dessa forma, o momento certo para se ter uma equipe de trade marketing é o momento em que a sua rede decide aumentar as vendas a partir de estratégias, e não mais de achismos.

As ações promocionais são de extrema relevância para o varejo, adequar elas ao melhor formato e decidir quais devem estar presentes ou não em sua loja, são funções da equipe de trade marketing.

Afinal, são eles que estudam, avaliam e negociam diariamente com a indústria as melhores ofertas e os melhores locais para os produtos estarem em sua loja. 

Por exemplo:

  • Qual é o melhor PDV para este produto? 
  • E o melhor tipo de exposição?
  • Qual será a melhor oferta para ele? 
  • E qual o melhor dia e horário?  

São responsabilidades da equipe de trade marketing fazer estes estudos, com um único objetivo, aumentar as vendas dos produtos em sua loja e consequentemente o seu faturamento.

Mas calma!

Afinal, com tantas atividades, é normal se assustar, mas nós temos a solução para simplificar a sua vida!

Tecnologia aliada ao trade marketing

A sua equipe de trade marketing pode contar com a ajuda da tecnologia para gerenciar contratos de fornecedores e verificar as informações da sua negociação, como por exemplo: 

  • Vigência do contrato;
  • Ações de trade marketing;
  • Itens contratados. 

Ou seja, o ideal é que a sua equipe tenha organização e clareza dos contratos junto aos fornecedores. Posteriormente, sua equipe saberá quais decisões tomar baseada em dados para fazer melhores escolhas para sua rede.

A partir da tecnologia, a equipe de trade marketing consegue realizar o mapeamento dos espaços físicos da sua loja e negociar com a indústria um valor de m² valorizado de forma coerente.

Além disso, com ajuda da tecnologia é possível programar as ações de trade marketing e ter uma avaliação mais clara da performance de venda de cada PDV. Com estes dados é possível alocar melhor os seus produtos. 

Pensando nisso, a Smarket oferece um aplicativo para descomplicar a vida da sua equipe e torná-la mais estratégica. Nele são traçadas todas as ações que precisam ser executadas para o trade marketing.

Inclusive, a execução! 

Uma vez que as atividades vão automáticas para o aplicativo, dando a possibilidade de retornar às ações de trade marketing às indústrias, garantindo a transparência e permitindo assim, maior visibilidade dos produtos em suas lojas.

Aqui na Smarket nós temos um time de especialistas neste assunto. Se quiser saber mais, fale com a gente. Estamos aqui para simplificar a sua vida! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
trade marketing bbb

4 ações de trade marketing com experiências do BBB

Assine e receba novidades