As promoções no varejo são como “iscas” para atrair clientes. Devem ser usadas tanto para engajar os shoppers quanto para aumentar as vendas e o giro de produtos em loja.
Sabemos que as promoções representam um percentual muito significativo no faturamento do varejo brasileiro, cerca de 47% das vendas são relacionadas a itens promocionais.
Porém, nem toda oferta é benéfica para o seu negócio, é preciso ter estratégia e planejamento na hora da criação das promoções para não sair no prejuízo, pensando nisso, listamos neste blog post, alguns tipos de promoções e as estratégias que você pode utilizar para cada uma delas.
O que você vai ler neste blog post:
- Tipos de promoções;
- Estratégias para suas promoções;
- Tecnologia aliada às ofertas.
Confira agora, os tipos de promoções e quais são as estratégias mais utilizadas para aumentar suas vendas:
Índice
Tipos de promoções
Promoções não faltam no varejo, nem criatividade para realizar cada uma delas, mas não basta ser criativo, tem que ter estratégia, como comentei acima.
As promoções podem aumentar a margem de lucro do seu negócio, basta saber qual utilizar na sua loja.
Mas fique tranquilo, já vamos falar sobre isso!
Vamos conhecer o primeiro tipo de promoção arrasadora para a sua loja:
1. Pague e Leve
A promoção do tipo pague e leve é ideal para quando se está com o estoque cheio de mercadorias e sem giro ou produtos próximos ao vencimento.
Ofereça mais produtos por um preço um pouco menor. Assim, você aumenta as vendas e o giro destes produtos. O seu cliente ganha e você também!
2. Combo
Sabe aquele produto que está com pouca saída, mas se você oferecer ele associado a outro vai funcionar?
A oferta do tipo combo é super válida para fazer estas ações de cross selling.
Sendo assim, essa é a vantagem do combo, pode ser que você esteja com um produto encalhado na prateleira, lembrou de algum? Experimente vendê-lo junto a outro da mesma categoria.
Por exemplo: você vende muito bem pó para passar café, porém está com o filtro de café 103 encalhado na gôndola. Tente oferecer um combo por um preço um pouco menor.
3. Fidelidade
A oferta fidelidade é ideal para cativar seus clientes e ganhar novos. Oferecer descontos para quem realiza um cadastro prévio é muito justo, afinal, você vai conseguir diversos insights de compras dos shoppers.
E também, faz o cliente sentir-se valorizado por estar pagando menos!
A promoção do tipo fidelidade traz diversos benefícios para sua loja, como por exemplo, enviar as ofertas da semana para o WhatsApp cadastrado. Assim, seu cliente acompanha em tempo real as novidades e ofertas da sua loja.
4. Cashback
Está com poucos clientes de recompra em sua loja? Então essa oferta é para você!
Ofertar produtos com cashback é ideal para criar oportunidades de recompra com o shopper, afinal, você faz com que ele se sinta na “obrigação” de voltar a sua loja para utilizar o valor disponível.
Também é muito bom se você tiver algum aplicativo para cadastro, poderá oferecer produtos personalizados com cashback direto no aplicativo do cliente.
5. Pack
A promoção do tipo pack serve para diversos casos, como estoque alto, produtos próximo ao vencimento, mas principalmente para produtos que entraram a pouco tempo no mercado e precisam de um incentivo para serem vendidos.
Por exemplo, no pack você pode ofertar: na compra de 5 pipocas de micro-ondas você leva de brinde um balde para pipocas personalizado.
Ou, na compra de 5 caixas de cerveja você ganha uma bag térmica.
Vai incentivar bastante a compra destes produtos!
Agora que já conhecemos alguns tipos de promoções, vamos entender melhor sobre as estratégias utilizadas.
Estratégias para suas promoções
São tantos tipos de ofertas para utilizar, mas qual deles trará mais lucro para minha loja?
Ao fazer esta pergunta os próximos passos são: planejamento e estratégia promocional.
Você precisará planejar algumas ações promocionais e caso não tenha nenhum software para te ajudar no início, faça todos os registros em planilhas.
Registre tudo, assim você consegue fazer algumas análises para saber quais promoções são as mais ideais para sua loja.
Vamos a um exemplo!
Sua loja realizou uma promoção do tipo pack com caixas de cerveja. Como no exemplo anterior, na compra de 5 caixas de cerveja o cliente ganha uma bag térmica.
Porém, ao realizar esta promoção você descobriu que os clientes da sua loja continuaram comprando outras cervejas e a venda deste produto não obteve o retorno esperado.
Nesse caso, surgem alguns insights:
- Seus clientes não costumam comprar cervejas por conta de promoções;
- É um produto que não é do gosto da maioria dos seus clientes;
- Ou, não é a melhor promoção para este produto.
A partir deles você consegue criar novas estratégias promocionais para este produto.
O importante é sempre testar!
Não existe uma promoção ideal para todos, às vezes a promoção do tipo pague e leve pode funcionar muito bem na sua loja, mas quando testou ela para salgadinhos não deu certo.
Então, tente outro tipo de promoção! Faça vários testes para descobrir quais são as promoções certeiras para o seu varejo.
Bônus: separei aqui, um conteúdo com alguns insights sobre promoções:
Outro ponto bem importante atrelado às estratégias é a margem de lucro e o sell-out.
Parceria varejo e indústria
Todas as promoções citadas acima podem ter ajuda da indústria, principalmente a promoção do tipo pack, geralmente a indústria faz brindes para incentivar a compra de novos produtos.
É interesse tanto seu quanto da indústria que os produtos sejam vendidos, então seja parceiro dos seus fornecedores. Compartilhe dados e ideias, você sabe quais são os produtos que vendem mais ou menos na sua loja e quais promoções valem mais a pena.
Lembre-se de negociar um valor de sell-out com a indústria para oferecer promoções mais atrativas sem sair no prejuízo.
Margem de lucro das suas promoções
Você sabe se a margem de lucro das suas promoções estão valendo a pena?
Este é outro ponto muito importante na hora de planejar sua estratégia. Você deve fazer promoções desde que não prejudique a saúde financeira do seu negócio.
Entenda qual é o Preço Margem Zero (PMZ) dos seus produtos e certifique-se de estar acima dele para obter lucro com as vendas.
Um software pode te ajudar a calcular os custos do produto, sua margem de lucro, o PMZ e muito mais.
Agora vamos entender como a tecnologia pode ajudar na hora de planejar suas promoções.
Tecnologia aliada às promoções
Um erro recorrente durante as ações promocionais é o preço incorreto que acaba sendo diagramado nos encartes e cartazes.
Já pensou? Diagramar todo um encarte e descobrir que alguns preços foram errados, pois é, se a sua loja ainda não automatiza estes processos, erros assim devem ser frequentes, não é mesmo?
Para agilizar os processos e reduzir os erros de preços, surgiu a automação dos encartes e cartazes promocionais.
Com ele, as equipes trabalham em conjunto e cada um é corresponsável por uma etapa do processo. Contudo, para que não ocorram erros com preços incorretos, o sistema é previamente configurado para calcular as margens de cada produto.
Sendo assim, se algum produto estiver abaixo da margem ou muito acima dela, o gestor será notificado na hora de que aquele valor não está correto. Que maravilha, não é mesmo?
Nesse caso, o número de erros que aconteciam em processos realizados somente por pessoas, via e-mail ou boca a boca, passa a ser praticamente zero quando realizados por um software de gestão do fluxo promocional.
Bom, agora que você conheceu alguns tipos de promoções e como utilizá-las, que tal iniciar com alguns testes?
Conte aqui nos comentários, você já utiliza algum destes modelos? Qual deles funciona mais em sua loja? Ou, se você utiliza outros tipos de promoções, nos conte quais são!
Se precisar de ajuda com o seu fluxo promocional, conte com a gente, temos um time de especialistas em promoções para te ajudar. Até mais!
1 comentário em “5 tipos de promoções para varejos que querem aumentar suas vendas”
Obrigado pelo post, por compartilhar seus conhecimentos, ótimo artigo.
Gabriela Lemos