O ano de 2020 foi um marco na história mundial. Marcado pelo isolamento social, o mercado precisou ser resiliente e se reinventar com muita agilidade.
Muitos especialistas afirmam que o mundo não será o mesmo, nem mesmo depois de a pandemia passar, sendo que muitos hábitos adotados neste período serão mantidos. Antes de abordarmos as principais tendências para o varejo 2021: o que você precisa saber, faremos um breve panorama do que aconteceu no varejo em 2020:
Índice
- Quem são os novos consumidores?
- Sentimentos que ficaram mais evidentes nos consumidores
- Reinventar-se para o incontrolável
Presença digital se tornou vital
Todos nós vimos de perto o crescimento exponencial de vendas online e das entregas em domicílio, por isso, investir em presença digital deixou de ser uma opção, passando a ser vital para a manutenção e desenvolvimento do varejista de qualquer porte.
As resistências tecnológicas precisaram ser superadas, tanto pelo consumidor quanto pelo varejo. A flexibilização do isolamento permitiu a reabertura de vários negócios e uma volta a uma normalidade adaptada, mas é importante notar que o consumidor mudou e muitos dos hábitos adquiridos durante o isolamento tendem a ser mantidos e potencializados nesse ano de 2021.
Viver com mais propósito
Quando o isolamento social aconteceu, surgiu fortemente um conceito de “slowlife”, caracterizado por consumidores mais exigentes, colaborativos e também preocupados com um consumo mais consciente e valorização do comércio local.
O movimento ‘faça você mesmo’ mais conhecido como DIY – “Do it yourself”, tomou grandes proporções, incentivadas pelos influenciadores, pela dificuldade em encontrar alguns produtos acabados, ou até pela disponibilidade de tempo em casa.
Os relacionamentos passaram a ser virtuais, houve um aumento nas transmissões de lives em redes sociais, a realização de vídeo conferências se tornou muito mais comum e a prática de pagamentos online avançou bastante, quebrando barreiras que eventualmente ainda existiam para alguns clientes.
O ano que passou, já serviu para nos mostrar que nada é estável. Porém, conhecimento nunca será demais, e por isso, criamos um Guia completo com insights e dicas do varejo para se preparar ao inevitável: cada vez teremos mais mudanças no nosso cliente.
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Quem são os novos consumidores?
Mesmo após o fim do isolamento, espera-se que nossa forma de trabalhar, consumir, viver e nos divertir não volte a ser como antes.
Por isso, é preciso entender as demandas desses novos consumidores. Segundo os estudos da WGSN, são três grupos de consumidores que irão impulsionar as vendas e o engajamento a partir de agora.
Apesar das diferenças entre si, esses grupos possuem alguns aspectos em comum: a conectividade digital e a necessidade de interação humana. Conheça os 3 perfis a seguir:
1. Consumidor Harmonioso
Os harmoniosos desejam uma vida com equilíbrio, geralmente são compostos pelos millennials e a Geração X. Os harmoniosos estão começando a deixar de lado a obsessão pela produtividade e a optar por mais aceitação.
A busca pelo desenvolvimento pessoal é uma reação cada vez mais comum à sensação de exaustão. Buscar como desenvolver a carreira, a vida pessoal, o corpo e o tempo é um movimento entre pessoas do mundo todo.
A ascensão de coaches, aplicativos de autoajuda, reforçam que o mercado de desenvolvimento pessoal está em alta.
Estratégia para o varejo:
Os harmoniosos se sentem sobrecarregados, por isso:
- Crie ambientes físicos calmos e produtos que aliviam estresse e ansiedade
- Simplifique a experiência de compra tornando mais prazerosa do que mais um “to do” a ser realizado.
2. Consumidor Inclusivo
Os consumidores inclusivos desejam mais do que tudo se sentir representados, celebrar a pluralidade – na faixa etária, padrões estéticos, maneira de ser.
São representados pela Geração Z e pelos Baby Boomers. Porém, apesar do amplo aspecto demográfico, um sentimento os une, a busca pela felicidade é o mais importante de tudo e isso se traduz em suas escolhas, inclusive na hora de consumir.
As gerações mais jovens estão vendo de camarote os impactos negativos dos estereótipos visuais e, por isso, exigem que todos se sintam representados.
Em uma cultura obcecada pela juventude, as marcas precisam redefinir o conceito de idade e ampliar o diálogo para celebrar todas as faixas etárias.
Estratégias para o varejo:
- Crie produtos e serviços que acompanhem esse estilo de vida, invista em iniciativas hiperlocalizadas
- Abrace o poder do coletivo, proporcione momentos de alegria e celebração.
3. Consumidor Coletivo
Os consumidores coletivos desejam diminuir agendas cheias de compromissos profissionais e dar mais propósito às suas vidas.
Composto principalmente por Millennials e Geração X, esse grupo quer ter raízes em suas comunidades, mas não em suas carreiras, inaugurando uma nova era do localismo.
Possuem uma crença de que o trabalho não é apenas necessário para a economia, mas também está muito ligado a identidade de cada um.
Preferem ser produtivos sem perder a qualidade de vida, desejam viver uma vida mais slow e com mais consciência.
Estratégia para o varejo:
- Atraia o público para as lojas locais e atenda o interesse por produtos exclusivos.
- Faça isso de um jeito sustentável, abrindo lojas exclusivas e criando plataformas on-line que vendem coleções passadas ou produtos locais com muita identidade.
- Identifique plataformas de comércio social e invista em parcerias estratégicas que melhor se alinhem aos seus produtos.
Sentimentos que ficaram mais evidentes nos consumidores
Os consumidores mudaram, isso é fato. A pergunta agora é: Quais os desafios e oportunidades, e como o varejo pode criar produtos e serviços que atenderão a essas necessidades diversas?
Analisar e adaptar-se a esse novo cenário ajudará líderes empresariais a buscarem inovação para se manterem relevantes, mesmo que o mercado pareça cada vez mais volátil.
1. Medo
Preocupações com desafios políticos, crise climática, desemprego, incertezas econômicas e a pandemia deixam claro que a sensação de medo e ansiedade está crescendo em nível global.
2. Dessincronização Social
As pessoas desejam estabilidade e rotina, embora pareça o inverso. A tecnologia garante níveis recordes de comodidade e também uma sociedade dessincronizada: quando as pessoas continuam a fazer as mesmas coisas, mas não na mesma hora em que as outras, afetando as comunidades e causando a falta de interação consistente entre as pessoas.
3. Resiliência Equitativa
No clima atual de incerteza e aceleração, a capacidade de resistir, absorver, se recuperar e se adaptar à adversidade ou à mudança, está se transformando em uma prioridade emocional. Os consumidores buscarão ser resilientes com aceitação emocional, abrindo espaço para sentimentos autênticos.
4. Otimismo radical
Parece que em 2020 tivemos mais motivos para chorar que celebrar. O noticiário insiste em trazer histórias desanimadoras. As redes sociais se tornaram antissociais. Mas há mudanças ocorrendo, e o otimismo radical deixará a negatividade para trás, trazendo uma sensação imensa de alegria e união, como foi a comemoração das vacinas em combate ao Covid.
Reinventar-se para o incontrolável
O controle das mudanças ninguém tem. O que podemos controlar é o preparo e o conhecimento do que mudou e o que ainda mudará.
Sabemos que os desafios são grandes e às vezes até assustadores para o setor varejista. Porém, esperamos que você consiga extrair algum insight ou que tenha despertado ideias para aplicar ao seu negócio através dessa leitura.
A Smarket surgiu justamente da visão de facilitar a “vida” do varejo, sendo uma plataforma que conecta dados de estoque, validade, preços e estatísticas de venda, resultando na identificação dos produtos mais estratégicos para entrarem em promoção e automatizando a produção de tabloides, por exemplo.
A plataforma une os dados de tabelas de preço, rentabilidade e estoque, por exemplo, identificando os melhores produtos e os momentos adequados para o lançamento de promoções.
No caso da produção de tabloides, as informações são transferidas para um programa de diagramação, que estrutura o material e prepara a impressão. Com isso, cada dado alterado nas tabelas é automaticamente atualizado no encarte, diminuindo o tempo do processo de emissão da propaganda, que, manualmente, poderia demorar a cerca de 15 dias.
Se quiser saber mais, só nos chamar para uma conversa. Até mais 🙂