Ao acompanhar tendências e inovações no varejo brasileiro, é bom estar de olho no que a tecnologia tem a oferecer. Mas, não se engane! Sozinhas, as novidades tecnológicas não vão mudar os processos no varejo. O que realmente impulsiona as mudanças é o comportamento do consumidor.
É claro que a tecnologia tem um papel importante nessa transformação. Hoje, com a popularização das ferramentas digitais, o consumidor tem mais acesso à informação.
A consequência disso é um público mais exigente e consciente de suas escolhas, e que também se relaciona de forma muito próxima com as marcas. Assim, técnicas que funcionavam há alguns anos podem não ter mais a mesma eficiência.
Mas, antes de falar das tendências e inovações no varejo brasileiro, que tal repensar suas ações hoje? Preparamos um e-book com as melhores estratégias de promoções para o seu negócio. Baixe e leia gratuitamente!
Agora, continue a leitura e descubra algumas das tendências mais esperadas para 2020!
Tendências e inovações no varejo brasileiro para 2020
Um estudo feito pelo Grupo Croma – entrevistou 1.400 pessoas e apontou que, para mais de 80% dos consumidores, comodidade e economia de tempo são os principais benefícios da tecnologia no varejo.
Atentas a isso, empresas têm investido em diversas frentes para melhorar a experiência do cliente e vender mais. Os esforços vão desde embalagens personalizadas, uso de realidade aumentada, até facilidades na hora do pagamento.
Independentemente de qual tendência seguir, fato é que todas estão diretamente relacionadas às inovações tecnológicas. Por isso, é fundamental buscar, desde já, um software de apoio, como a Smarket, para fazer a gestão de rotinas e processos no varejo.
Nossa plataforma apresenta uma solução sob medida para estruturar o planejamento, criação e o lançamento de promoções. Além disso, o sistema de trade marketing oferece uma avaliação mais clara da performance de cada PDV, contribuindo para a tomada de melhores decisões.
Confira agora algumas das tendências e inovações no varejo brasileiro e saiba o que esperar para o próximo ano. Aproveite e prepare-se para sair na frente da concorrência!
Mais facilidade de pagamentos
Prepare-se para ver cada vez menos o dinheiro físico no caixa da loja. O consumidor tem buscado meios mais simples de fazer pagamentos. E isso inclui eliminar até mesmo os cartões de crédito e débito. Bye, bye, carteira! Agora, só o celular é o suficiente!
A tendência para 2020 são as carteiras virtuais e os pagamentos por aproximação. Com a tecnologia NFC, hoje o consumidor já pode fazer pagamentos apenas aproximando o smartphone da maquininha, ou simplesmente escaneando um código QR.
Tecnologias assim já estão disponíveis e se popularizando, inclusive no Brasil, por meio de aplicativos.
Estratégias e futuro omnichannel
Diferentemente do que muitos imaginam, os meios físico e digital não se excluem, eles se complementam. É por isso que entre as tendências e inovações no varejo brasileiro, estão as estratégias omnichannel.
Estamos falando de técnicas eficientes para vender bem em todos os canais, valorizando sempre a experiência do cliente. Isso vale para a loja física, site próprio, aplicativo, redes sociais e até pelo WhatsApp.
Lembre-se: para ser encontrada, sua empresa precisa estar onde o cliente está. Mas só isso não basta. É importante estruturar uma operação multicanal eficiente para atender bem em todas as frentes.
Embalagens interativas para os produtos
As embalagens são um importante canal de comunicação da marca com o cliente. Por isso, uma das tendências para 2020 são as embalagens interativas, que prolongam a experiência do consumidor para além da jornada de compra.
Neste ponto, é possível abusar da criatividade. Algumas empresas estão apostando em embalagens compatíveis com realidade aumentada, por exemplo.
Assim, quando o cliente aponta a câmera do celular para o produto, tem acesso a um conteúdo interativo na tela. Isso pode ser um vídeo, um jogo ou o que mais a imaginação e a plataforma permitirem.
Sistema de gestão integrada da rotina no varejo
Livrar-se dos achismos é indispensável para acompanhar as tendências e inovações no varejo brasileiro em 2020. Decisões baseadas em dados concretos e análises inteligentes são o melhor caminho para obter bons resultados.
E é justamente isso que o sistema da Smarket oferece. A plataforma conta com uma série de recursos para ajudar na gestão complexa do varejo, simplificando as boas decisões para otimizar a performance do negócio. Entre as soluções estão:
- Gestão de trade para o varejo
- Gestão de ofertas e promoções
- Análise de desempenho dos produtos
- Confecção de tabloides
- Sistema de cartazeamento integrado com as ofertas
Realidade aumentada para supermercados
A realidade aumentada pode funcionar como uma extensão do visual merchandising nos supermercados. Hoje é possível utilizar essa tecnologia para engajar os consumidores e criar novas experiências dentro do PDV.
Por outro lado, também é possível transportar a loja física para o ambiente virtual. Assim, o consumidor pode passear pelos corredores e até fazer suas compras sem sair de casa, ou mesmo fora de casa, sem estar necessariamente no supermercado.
Experiência do cliente com autoatendimento
Grandes redes de supermercados no Brasil já compreenderam o importante papel do autoatendimento. Por isso, já não é raro encontrar lojas com caixas em que o próprio cliente processa e paga suas compras, sem um operador.
O “self checkout” conquista, principalmente, aqueles consumidores que buscam rapidez e praticidade na hora da compra. Atente-se para essa tendência, que deve crescer ainda mais em 2020.
Marcas éticas e baseadas em valores
Os consumidores criam conexões com as marcas que vão além de uma simples compra. Hoje, é comum que as pessoas busquem identificação com os valores da empresa por trás do produto.
Por isso, trabalhar a imagem da marca é também uma das principais tendências e inovações no varejo brasileiro. É importante reforçar valores positivos, com os quais o público se identifique para criar uma relação duradoura.
Vá além de acompanhar as tendências
Acompanhar essas tendências é fundamental para se manter competitivo no mercado. Mas, para não ficar para trás, também é importante monitorar o que seus concorrentes estão fazendo. Afinal, você pode evitar erros e ter bons insights a partir dessa observação atenta.
Além disso, ao levar qualquer tipo de inovação para o seu negócio, não se esqueça de mensurar os resultados. Para se manter alinhado às expectativas do mercado, é preciso acompanhar os KPIs para traçar estratégias baseadas em indicadores.
A Smarket pode ser uma grande aliada nessa missão! Agende agora uma demonstração gratuita e descubra como nossa plataforma pode impulsionar seus resultados.
Gabriela Lemos