O que é a ruptura de estoque e qual o seu efeito no varejo?
A ruptura de estoque é a falta de um produto no momento da compra. Ou seja, é aquela situação de você ir até um varejo para comprar algo específico e no local perceber que o produto não está na prateleira. Então, a ruptura de estoque representa, em média, uma queda de 5 a 10% nas vendas das empresas. Por isso, 32% dos consumidores compram o produto em outra loja.
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Índice
Como eu posso medir a ruptura de estoque no meu varejo?
É muito fácil definir a maneira de quantificar o nível de ruptura acontece em uma loja. Isso pode ser feito através de um índice, por exemplo, que representa a porcentagem de produtos em falta em relação ao total de itens de uma loja. Mas, muitas vezes, a dificuldade está colocar isso em prática. Então, cabe a cada varejo analisar sua realidade e definir a melhor forma de verificar esse índice.
Quais as principais causas da ruptura de estoque?
Mesmo que se saiba do problema de ruptura nas gôndolas, muitas vezes não identifica-se os reais motivos desses acontecimentos. Por isso, elencamos as causas mais comuns.
1 – Definir primeiramente o volume de compras faz com que a equipe comercial deixe de considerar estoque de cobertura para categorias em que há maior demora na entrega dos fornecedores.
2 – Compradores calculam o pedido apenas com base no histórico as vendas, ignorando a ruptura já enfrentada pelo item. Por isso, não entra na conta o que deixou de ser vendido, provocando nova ruptura.
3 – O departamento de compras, muitas vezes, não dispõe de dados para avaliar o impacto de promoções no giro de uma marca. Se o preço da marca líder cai muito, há uma migração de consumo dos itens concorrentes para ela. Com isso, há aumento de vendas na principal marca e queda nas demais, o que deixa de ser considerado ao pedir novamente.
4 – Concentração de compras no fim do mês. Ainda é comum redes de varejo aguardarem esse período na expectativa de que os vendedores da indústria ofereçam condições melhores no desespero para suas metas.
5 – Trabalhar com reposição automática sem ter um sistema eficiente de sincronização de dados. Sem isso, varejo e indústria enxergam informações diferentes, o que retarda o disparo de novos pedidos de compras.
6 – Falta de um sistema integrado de gestão que sincronize dados de todos os setores do supermercado: frente de loja, estoque das filiais e dos centros de distribuições, compras, recebimento, etc. Entenda a importância dos ERP’s no varejo.
7 – Inexistência de processos para identificar divergências do estoque físico com aquele que consta no sistema do supermercado.
8 – Atrasos na entrega do fornecedor para o supermercado ou envio de pedido incompleto ou errado.
9 – Demora do CD da rede para encaminhar os produtos às lojas. Quando isso ocorre, é comum a prateleira onde estava o item em falta ser ocupada por outras mercadorias.
10 – Excesso de SKUs no sortimento dificulta a gestão pelo comprador, que não consegue acompanhar todos os itens que estão sob sua responsabilidade.
Como evitar que os meus clientes tenham problemas com as rupturas?
Antes de tudo, é identificar as causas das rupturas de estoque para solucioná-las. Mas existem medidas que previnem que elas aconteçam:
1 – Controlar o estoque e revisar o cadastro dos produtos existentes na loja.
2 – Não divulgar e ofertar produtos que estão em falta no estoque.
3 – Alinhar e monitorar todos os prazos de entrega com os fornecedores.
4 – Aperfeiçoar continuamente as rotinas de abastecimento conforme o fluxo de vendas na loja.
5 – Elaborar relatórios e fazer a análise antecipadamente da falta de produtos.
6 – Procurar manter o nível de ruptura o mais próximo de zero.
7 – Utilizar tecnologias que facilitem e ofereçam confiabilidade no resumo das informações
8 – Prever alternativas e estratégias para possíveis faltas de insumo.
As rupturas são apenas um dos problemas que os estoques sofrem. Confira também o guia sobre o problema que o acúmulo de estoques acarreta
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1 comentário em “Ruptura de estoque: por que acontece e como evitar”
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Gabriela Lemos