Índice
- Como a geração digital enxerga as redes sociais no varejo?
- Qual é a influência das redes sociais no varejo brasileiro?
- O que os brasileiros querem com as redes sociais no varejo?
- As redes sociais no varejo tem relação com as lojas físicas?
- Como os varejos podem se dar bem utilizando as redes sociais?
- Redes sociais da Smarket
Como a geração digital enxerga as redes sociais no varejo?
O comportamento dos consumidores varia de acordo com as gerações e vemos que aqueles que hoje tem entre 18 e 24 anos (geração digital), sofrem forte influência da internet e das redes sociais no varejo na hora de decidir o que comprar. Segundo a pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), feita em 2015 para avaliar os fatores de mudanças do varejo no Brasil e no mundo, 77% dos entrevistados acreditam que as redes sociais impactam na sua decisão de compra.
Qual é a influência das redes sociais no varejo brasileiro?
Nos 19 países em que a pesquisa foi realizada, 62% dos 19 mil consumidores, na média, declararam que fizeram suas compras influenciados pela interação com o seu varejo favorito por meio da rede social. Já no Brasil o peso das redes sociais na decisão de compra é ainda maior, superando o impacto da média global.
O surgimento das novas redes sociais, juntamente com a popularização dos equipamentos eletrônicos como os smartphones, tablets e notebooks, criou a cultura de contribuição social nos mais diferentes momentos do dia. As pessoas estão frequentemente compartilhando experiências e isso contribui para a criação de imagem das empresas.
O que os brasileiros querem com as redes sociais no varejo?
Segundo a pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), os brasileiros querem principalmente:
– Descobrir marcas (43%).
– Pesquisar retornos (feedbacks) sobre uma marca (43%)
– Seguir marcas favoritas (39%).
As redes sociais no varejo tem relação com as lojas físicas?
Os varejos tradicionais vêm percebendo no dia a dia a influência das redes sociais no hábito de compra do consumidor. Em 2013, por exemplo, 36% dos entrevistados fizeram compras online por meio de tablets e telefone celular, já em 2014, essa fatia atingiu quase 60%. Além disso, 86% dos brasileiros já pesquisaram sobre os produtos em lojas físicas e compram no comércio online.
Contudo, isso não significa que as redes sociais devam ser inimigas das lojas físicas. Elas têm que despertar, através de um relacionamento com o público, a empatia e vontade de realizar suas compras na loja física. Não apenas isso, as redes sociais devem ser instrumentos de comunicação entre o varejo e seus clientes, tanto que a mesma pesquisa mostra que 78% dos entrevistados já optaram por primeiro pesquisar sobre o produto na internet e depois adquirir na loja.
Como os varejos podem se dar bem utilizando as redes sociais?
Independentemente se você já utiliza as redes sociais para se comunicar com o público ou se pretende fazê-lo algum dia, existem 6 práticas que podem auxiliar você a obter êxito na atividade:
1 – Perca o medo das redes e comece a explorar o que cada uma pode te proporcionar
2 – Planeje e invista o seu tempo em administrar suas redes sociais
3 – Conheça o seu público que você quer atingir e transmita a mensagem que ele quer receber
4 – Seja organizado nas suas interações e mantenha uma periodicidade nas publicações
5 –Monitore o andamento das suas ações
6 – Meça os resultados das suas atividades e veja as que mais valem a pena
Redes sociais da Smarket
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Fonte: http://bit.ly/29ZJc9H
Fonte: http://bit.ly/29ZJwFK
Gabriela Lemos