Um dos principais desafios do varejista é criar ofertas que agradem seus diferentes públicos. Afinal, pela mesma loja transitam pessoas distintas, com desejos e necessidades particulares. É por isso que investir em promoções segmentadas pode alavancar como nunca suas vendas.
Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group, e encomendado pelo Google, mostrou que as chances de o cliente adicionar mais itens ao carrinho aumentam em 110% quando a experiência de compra é personalizada! Além disso, esses clientes podem gastar até 40% mais se forem expostos a ofertas segmentadas. E isso não se limita apenas às compras online.
É claro que há uma série de outras ações para impulsionar vendas. Pensando nisso, preparamos um e-book para apresentar as Melhores estratégias de promoções para varejo. Acesse gratuitamente:
A possibilidade de criar promoções segmentadas ainda é uma realidade distante da maioria dos varejistas. Isso porque muitos pensam que só é possível personalizar as ofertas na internet, o que não é verdade.
Hoje já existe a possibilidade de oferecer descontos específicos e segmentados dentro do PDV, e é isso que mostraremos nesse artigo. Continue a leitura e descubra como funciona!
Índice
Como fazer promoções segmentadas para o seu cliente
Antes de iniciar uma estratégia promocional, é fundamental buscar o perfil do público. Essa prática consiste em identificar anseios e necessidades comuns dentro de um grande grupo de pessoas.
Já nas promoções segmentadas, o que se busca são as necessidades de cada cliente individualmente ou de grupos específicos.
Ao trabalhar dessa forma, a possibilidade de oferecer o produto certo para a pessoa certa é muito maior. Sem contar que também é possível definir o melhor momento para apresentar a oferta e o preço ideal para cada tipo de cliente, aumentando ainda mais as chances de venda.
Nos tópicos a seguir, você conhecerá algumas práticas interessantes para criar promoções segmentadas. Confira!
Segmentação com base no comportamento dos clientes
A tecnologia é muito empregada em estratégias de promoções segmentadas. No Brasil, redes varejistas têm utilizado sistemas para mapear o perfil dos clientes individualmente.
No caso das lojas online, utilizam-se recursos de geolocalização para identificar que o consumidor acessa em determinados dias, e o que ele compra, para então passar a oferecer ofertas personalizadas.
Mas não são apenas as lojas online que possuem aplicativos e sites próprios que ajudam a segmentar as ofertas desta forma.
Com um sistema de automação focado em gestão de supermercados, as lojas físicas também são capazes de usar dados, para compreender o comportamento dos produtos e dos clientes de cada uma de suas redes de lojas. Sendo possível assim, criar estratégias de promoções segmentadas baseadas no consumo daquela região.
Basicamente o sistema auxilia o gerenciamento das ofertas criadas, desde a escolha dos produtos, até a criação e lançamento das promoções. Que podem ser feitas de acordo com uma avaliação mais clara da performance de venda de cada PDV, que o sistema também gerencia.
Pode-se acompanhar também como está a venda das áreas, taxa de ociosidade e faturamento de cada uma das lojas. Além disso, é possível analisar períodos específicos e realizar comparações das promoções que forem feitas. Tudo com a velocidade que o seu varejo precisa.
Analisando os dados internos do seu varejo
Para investir em estratégias de promoções segmentadas, comece analisando dados internos. Seus clientes cadastrados, que informam o CPF ao passar no caixa, já fornecem informações valiosas sobre comportamento, frequência de compra e produtos preferidos.
Mapeando esses dados, é possível identificar perfis semelhantes e reuni-los, para assim criar ofertas que atendam aquele perfil. Aquele cliente que consome sempre a mesma marca de sabão em pó, por exemplo, pode ser estimulado a experimentar um amaciante do mesmo fabricante ou um alvejante.
A estratégia consiste em aproveitar os dados gerados a cada compra para entender o perfil dos clientes. A partir daí, basta usar essas informações para segmentar suas promoções de forma inteligente e eficiente.
Promoções segmentadas utilizando a clusterização dos seus PDVs
O perfil de consumo do cliente pode variar de acordo com a região em que o PDV está inserido. Veja alguns exemplos:
- Uma loja localizada em um bairro de classe C terá, principalmente, consumidores que priorizam itens básicos e essenciais por um preço menor;
- Um PDV em um bairro de classe A, por sua vez, terá potenciais clientes que buscam produtos premium ou com alguma exclusividade;
- Já uma loja instalada em um centro comercial, distante de imóveis residenciais, venderá mais itens de consumo imediato.
Sendo assim, as promoções serão diferentes para cada um desses públicos. Por isso, o ideal é mapear o perfil sociodemográfico e de consumo do entorno da loja, formando clusters ou grupos, com características semelhantes.
Clusters são pequenos agrupamentos de dados que podem ser obtidos por semelhança ou por similaridade. No caso do varejo, um cluster irá agrupar os dados de vendas e produtos de cada loja, de acordo com as características e perfis dos clientes que ali consomem. Simplificando assim, os processos de planejamento, marketing e promoções.
Assim, ficará mais fácil de compreender as necessidades e o comportamento do consumidor de cada região. Como consequência, você terá dados para investir em promoções segmentadas de maneira mais assertiva.
Promoções segmentadas alinhadas com o dia a dia no varejo
Além de investir em estratégias de promoções segmentadas, também é importante se atentar para a experiência do cliente. Por isso, mais do que mapear o público e pensar em ofertas personalizadas, é preciso apostar em boas práticas no varejo.
A experiência de compra só será positiva se houver atendimento de qualidade e boas estratégias de pré e pós-venda, para fortalecer o relacionamento com o público.
Além disso, as promoções segmentadas devem estar alinhadas à preços, cartazes e tabloides eficientes, estratégias de marketing originais e produtos de qualidade.
Sua empresa está preparada para fazer promoções segmentadas?
Agora que você chegou até aqui, certamente já compreendeu a importância das promoções segmentadas no varejo. Mas, será que sua empresa está preparada para investir em ofertas personalizadas para os seus clientes?
Eu aposto que sim! A verdade é que as lojas – e com a sua não é diferente – geram diariamente uma grande quantidade de dados! E essas informações podem, e devem, ser usadas para segmentar suas ações promocionais. Essa estratégia, aliada a outras que devem ser observadas como uma constante, colocará sua empresa sempre à frente.
O importante é estar atento a tudo o que o mercado oferece em termos de inovação para alcançar os melhores resultados.
Utilizando os dados de suas promoções para melhorar o lucro do seu varejo
A tecnologia é uma importante aliada ao aplicar uma estratégia promocional, seja ela segmentada ou não.
A ferramenta certa dará a você todo apoio para administrar e acompanhar a performance das promoções, e ao final, avaliar os resultados, ou seja, analisar o que deu certo e o que não funcionou tão bem.
Esses dados, quando sistematizados de forma inteligente, oferecem insights para a criação de novas estratégias. Assim, suas próximas promoções serão baseadas em dados reais das campanhas anteriores e com muito mais chances de acerto.
Embora tudo isso pareça bastante complexo, a Smarket oferece a solução ideal para descomplicar todo esse processo. Nossa plataforma inteligente de gestão de trade marketing e criação de ofertas facilita a tomada de decisões estratégicas e seguras. Isso faz toda a diferença na hora de potencializar seus resultados!
A ferramenta apresenta análises de desempenho detalhadas e gráficos que traduzem o comportamento dos produtos. Além disso, oferece uma avaliação clara da performance de cada PDV, facilitando a tomada de boas decisões.
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1 comentário em “Promoções segmentadas para o cliente: Sua empresa está preparada?”
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Gabriela Lemos