A gestão de preços impacta diretamente nos resultados financeiros, além de preservar e reforçar a imagem da empresa, fidelizando clientes. Uma boa estratégia de pricing proporciona ganhos financeiros e mercadológicos.
Definir o preço dos produtos que vendem no seu varejo pode ser complicado. Ainda mais numa época de crise, onde qualquer prejuízo desnecessário pesa muito para a empresa. Esse é o momento para ser certeiro e estratégico no seu negócio.
Índice
O QUE É PRICING?
O conceito de pricing veio como alternativa ao mark-up e consiste na estratégia de fornecer às empresas métodos de identificação de seus diferentes segmentos de clientes, além de estabelecer preços para cada respectivo grupo. O pricing abre uma tendência no mercado, que é a flexibilidade entre os setores de vendas de uma empresa para a negociação entre os departamentos.
QUAIS AS DIFERENTES MANEIRAS DE PRICING?
Concorrência
Significa estabelecer a estratégia de preço dos produtos imediatamente acima ou abaixo do preço da concorrência, de acordo com a estratégia da empresa. É feito isso com o intuito de não perder clientes para concorrência e não ganhar fama por possuir produtos caros.
Para fazer esse tipo de pricing é necessário ter uma rotina de pesquisa de preços frequentes e ficar atento para isolar preços promocionais, além de aplicar essa estratégias para produtos notáveis, ou seja, aqueles produtos que a população geralmente faz uma pesquisa de preços e lembra do valor.
Margem
Baseado em estabelecer os preços de acordo com uma margem de lucro em cima dos custos. Utilizado pois ajuda a evitar uma necessidade constante de busca de preços em uma grande variedade de produtos.
É necessário pesquisar margens de preços praticados pela categoria para construir um mix de margens e assim aplicar uma mesma estratégias para produtos com comportamento semelhante. Também pode-se montar cluster e compensar margens baixas de alguns produtos com outros do mesmo cluster.
Deve ser aplicada a produtos não notáveis (cliente não lembrará do preço), que tem usa venda por impulso e que são regulares para as lojas.
Demanda
Princing de acordo com o valor que o comerciante acredita que o cliente está disposto a pagar por aquele produto ou categoria. Leva ao comercial trabalhar com os níveis de aceitação da categoria.
É necessário tomar cuidado com o valor percebido do produto (serviço, antedimento, imagem), e conhecer exatamente quem é o seu comprador.
Pode possuir dois tipos – Skimming (Desnatação) e Penetration (Penetração)
1) Skimming
É quando o produto é introduzido, o valor é mais alto, e de acordo com a procura ele o preço cai até atingir o “preço ideal”. Para possuir esse tipo de pricing é necessário que tenham consumidores no mercado que vejam o valor desse produto.
2) Penetration
Significa introduzir o produto a preços baixos, para conquistar o mercado, e gradativamente aumentar o preço até que tenha diminuição de vendas.
DICAS PARA VOCÊ APLICAR UMA ESTRATÉGIA CERTA DE PRICING!
- Tenha uma estratégia de preços.Crie um plano de ação com objetivos de preços por linhas de produto, região geográfica, canal de vendas e até por cliente chave
- Segmente seu mercado.Crie segmentos e diferencie suas ofertas para cada um deles. Explore a curva de oferta e demanda ao máximo possível e perceba tanto seu lucro quanto seu volume crescerem.
- Crie uma política de preços justa e transparente.Preços devem ser apresentados de forma transparente e de uma maneira que seus clientes percebam justiça nas condições oferecidas. Nenhuma estratégia de preços poderá ser sustentada no longo prazo se seus clientes e consumidores não puderem entender o que está sendo cobrado e como.
- Evite as guerras de preço.Reaja com inteligência aos movimentos de redução de preços da concorrência através de alternativas mais elaboradas do que a simples redução de preços. Por exemplo, descontos por quantidade, planos de fidelidade, bonificações, entre outras.
- Prepare para vender valor.É de extrema importância que sua empresa tenha mecanismos de controle de preços. Um bom treinamento em como vender e negociar valor devem ser utilizados para facilitar a missão do vendedor em comunicar valor e não entrar na briga de preços.
- Comunique seus Clientes com Antecedência.Sempre que souber que alguma mudança em seus preços será feita, comunique imediatamente seus clientes sobre seus planos. Pode lhe custar um pouco de volume adicional com o preço antigo no curto prazo, mas certamente conquistará a confiança e o relacionamento de longo prazo necessário para um crescimento sustentável do negócio
Fonte: http://mercarebrasil.blogspot.com.br/p/pricing.html
Fonte: http://otimogestor.com.br/voce-sabe-o-que-e-pricing-e-como-isso-pode-te-ajudar/
Fonte: https://www.sdr.com.br/Ideias003/352.htm