Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Mercado
  • 17/08/2017

Quais os perigos de fazer ofertas erradas?

Compartilhe
Tempo de leitura 2 minutos

Uma das situações que geram mais polêmica nas relações de consumo diz respeito às ofertas erradas. Frequentemente podemos encontrar panfletos de ofertas absurdas, ou propagandas com ofertas que não são encontradas na loja.

 

Índice

  • Caso da Sam’ s Club
    • Uso da lei
  • Como o uso do sistema Smarket evita esse problema?
    • Faça uma Demonstração Gratuita!

Caso da Sam’ s Club

As pessoas que estiveram no Sam’s Club no final de semana do dia 12/08 observaram tumulto entre funcionários e clientes. O motivo foi um erro na etiqueta de preço de uma Smart Tv de 55 polegadas, que estava por R$279,00. O problema é que o valor correto deveria ser R$2.999,00. Oito pessoas pegaram o produto antes do preço errado ser retirado das prateleiras.

Na ‘oferta’ a TV Led do tipo Smart, estava sendo ofertada por  R$279,00 à vista, com possibilidade de se parcelar o preço em até 10x de R$27,90 (com preço total de R$279,00) ou em 24 parcelas de R$14,93 (com preço final de R$358,32). Os consumidores, vendo esse valor, correram para pegar o produto. Um vendedor desconfiou a da situação, no entanto os clientes já teriam tirado fotos da etiqueta para comprovar a oferta.

Os funcionários tentaram impedir que os consumidores levassem os produtos com o preço errado e o PROCON Estadual foi acionado. O parecer foi que o estabelecimento seria obrigado a vender os aparelhos pelo preço indicado.

 

Uso da lei

Por mais que problemas assim se repitam com frequência, a lei não é clara. Em alguns casos as empresas foram obrigadas a vender seus produtos pelo preço ofertado, como foi o caso do Sam’s Club. Entretanto em outros exemplos foi considerado o preço vil (um valor tão baixo que afronta a razoabilidade) e o cliente não pôde levar o produto.

Como não existem critérios objetivos para a configuração de preço vil, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça adotou como parâmetro o valor equivalente a 50% da avaliação do bem. No entanto, ressalvou que a caracterização do preço excessivamente baixo depende das circunstâncias do caso concreto, que podem permitir a arrematação até mesmo inferior a 50% do valor de avaliação do bem.

 

Como o uso do sistema Smarket evita esse problema?

A Smarket separa os processos do comercial, marketing e do aprovador. Ou seja, há diferentes pontos onde se pode conferir o cadastro da oferta feito pelo comercial.

Quando é cadastrado o preço, a ferramenta avisa caso ele esteja fora do padrão e o preço fica automaticamente vermelho. Para confirmação desse preço, o sistema dispara um alerta e exige explicação para tal disparidade (negociação, black friday…). Assim, quando chega na etapa do aprovador ele pode saber se as justificativas estão condizentes e ele pode aprovar.

 

Faça uma Demonstração Gratuita!

Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.

 

smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo


 

Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
  • Mercado

5 dicas da Smarket para otimizar seu trabalho no varejo

  • 10/07/2019
  • 2 minutos
Leia mais
novo-shopper
  • Mercado

Novo Shopper: O que é, como conhecê-lo?

  • 10/07/2019
  • 2 minutos
Leia mais
cresce-a-importancia-das-promocoes
  • Mercado

Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

  • 21/05/2019
  • 2 minutos
Leia mais
estratégia-de-erp-4
  • Mercado

Repensando sua Estratégia de ERP para Ganhar Vantagens Competitivas

  • 09/05/2019
  • 6 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.