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  • 24/06/2019

Promoção de sucesso no varejo: Como analisar

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Tempo de leitura 2 minutos

O varejista tem em mãos diversas estratégias para melhorar seu desempenho e sua marca, sendo a promoção uma das mais utilizadas. Uma promoção de sucesso no varejo se traduz no aumento de vendas, no encorajamento de um consumo que naturalmente não teria acontecido. Isso é o “aumento incremental”, resultado de uma estratégia promocional bem-sucedida.

 

Índice

  • O que é o “aumento incremental” nas promoções?
  • Analisando o desempenho promocional
    • Faça uma demonstração do sistema Smarket!
  • Promoções são mais consumidas por famílias de alta renda

O que é o “aumento incremental” nas promoções?

São as vendas acima do esperado, no caso das promoções normalmente se aplica quando a tática promocional obtém êxito em atrair consumidores que, por sua vez, não comprariam o produto.

 

promoção de sucesso no varejoAté 45% das receitas de lojas são originadas de estratégias promocionais.

Entre 20% a 50% das promoções não impactam as vendas e podem até ter consequências negativas.

Fonte: BCG

72,1% das categorias que tiveram desconto de preço geraram vendas incrementais.
33,6% das categorias que tiveram desconto de preço teriam quedas nas vendas se não fosse pela ação promocional.

Fonte: Nielsen

 

Analisando o desempenho promocional

Apenas analisando todos os dados de uma promoção é possível saber seu verdadeiro desempenho. Algumas ferramentas como um sistema de gestão de ofertas ajudam a avaliar e agregar os dados de produtos e promoções a fim de um estudo mais profundo. No processo de análise, é importante ter alguns pontos em mente, como:

  • Avaliar preços;
  • Número de vendas;
  • Duração da oferta;
  • Datas comemorativas, como Natal, Páscoa e outros fatores externos podem contribuir para um aumento incremental nas promoções;
  • Outras atividades que podem influenciar a saída dos produto.

Planeje e análise as campanhas com isso em mente. Se baseie nos competidores – como eles estão planejando suas promoções? Será que isso está impactando seu desempenho? Analise os produtos dentro de sua categoria quando possível, comparando com concorrentes e similares.

 

Faça uma demonstração do sistema Smarket!

Concentre todos os dados para tomar decisões assertivas nas suas ofertas.

 

smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo


 

Promoções são mais consumidas por famílias de alta renda

Promoções tendem a afetar diversos perfis de consumidores. Independente disso alguns cliente podem estar mais predispostos a comprarem produtos em oferta, como famílias de maior renda – promoção são normalmente aplicadas em produtos de maior valor agregado.

promoção de sucesso no varejo

 

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Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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