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  • 20/01/2020

Calendário do varejo: Principais datas comemorativas para criar ofertas

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Tempo de leitura 6 minutos

O calendário do varejo tem uma série de datas para faturar mais. Natal, Dia das Crianças, das Mães e dos Pais. Todos são oportunidades de ouro para alavancar as vendas, afinal é quando os consumidores estão mais dispostos a gastar. E não apenas isso: eles também buscam as melhores ofertas!

Por esse motivo se faz tão importante seguir o calendário do varejo e criar ações específicas para cada época do ano. Mas o planejamento deve começar com pelo menos um mês de antecedência, prevendo inclusive, questões de logística para reposição de estoque.

Pensando nisso, preparamos um e-book com as melhores estratégias de promoções para potencializar suas vendas em qualquer época do ano. Baixe gratuitamente e saiba por onde começar!

melhores estaretgias de promoção varejo retail gestao supermercados gestao de ofertas tabloidesConheça a seguir algumas datas que podem ser propulsoras de bons negócios. Organizamos tudo aqui para facilitar suas estratégias, lembrando sempre que deve se preparar com preços competitivos e condições especiais.

 

Índice

  • Calendário do varejo: Principais datas do primeiro semestre
    • Mês de Janeiro
    • Mês de Fevereiro
    • Mês de Março
    • Mês de Abril
    • Mês de Maio
    • Mês de Junho
  • Calendário do varejo: Principais datas do segundo semestre
    • Mês de Julho
    • Mês de Agosto
    • Mês de setembro
    • Mês de Outubro
    • Mês de Novembro
    • Mês de Dezembro

Calendário do varejo: Principais datas do primeiro semestre

No primeiro semestre as pessoas estão cheias de contas para pagar: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, nesse momento em especial, o marketing de varejo com promoções é fundamental, já que o consumidor buscará maneiras de fazer seu dinheiro render mais.

Cada ação deve ser direcionada para um público específico. Por isso é tão importante planejar suas estratégias com antecedência e desenhar promoções de acordo com as demandas dos consumidores.

A seguir, destacamos as principais datas do primeiro semestre, com ideias do que pode ser feito para potencializar seu faturamento.

Mês de Janeiro

  • 30/01 – Dia da Saudade – Que tal aproveitar essa data para buscar clientes afastados? Ofereça descontos exclusivos para trazê-los de volta! É importante lembrá-los dos benefícios e mostrar que eles importam.

Mês de Fevereiro

  • 19/02 – Dia dos Esportistas – Uma boa data para incentivar hábitos saudáveis. Você pode criar promoções para alimentos naturais e menos calóricos. 

calendario do varejo retail gestao de ofertasÉ sua chance de promover ao público geral produtos que são procurados apenas por uma minoria.

  • 25/02 – Carnaval – É a época da folia e também um momento para lucrar com a venda de bebidas. Mas lembre-se de conscientizar seus clientes para curtir com segurança e moderação. Ah, e prepare os estoques, afinal a procura por bebidas nesse período é bem alta!

Mês de Março

  • 08/03 – Dia Internacional da Mulher – É o momento de criar ofertas para o público feminino. Mas, cuidado para não cometer erros nas promoções. Evite por exemplo, relacionar a figura da mulher a utensílios domésticos. Empoderar é a palavra de ordem, portanto crie ações que demonstrem o quanto elas são poderosas e donas de si. Que tal cupons de desconto exclusivos ou o dobro de pontos no seu programa de fidelidade?
  • 15/03 – Dia do Consumidor – Mostre ao cliente o quanto ele é importante, e que por isso você decidiu presenteá-lo. Aposte em descontos imbatíveis, brindes exclusivos e sorteio de prêmios. Fica aqui o alerta: em 2020 a data cai num domingo, então considere estender a promoção para toda a semana.

Mês de Abril

  • 12/04 – Páscoa – Momento de lucrar com a venda de ovos de chocolate. Aposte no visual merchandising para atrair e encantar consumidores. Que tal espalhar pegadas de coelho por toda a loja? Você pode até incluir pistas que revelam um código para obter desconto!

Mês de Maio

  • 10/05 – Dia das Mães – Cada mãe é única. Portanto, aposte nos mais diversos perfis para explorar vários nichos. Vale criar desde promoções de eletrônicos para as mamães conectadas, até de produtos de beleza para aquelas mais vaidosas. Uma boa ideia nessa época são os prêmios. Você pode oferecer por exemplo, uma viagem para o ganhador curtir com a mãe!

Mês de Junho

  • 12/06 – Dia dos Namorados – Hora de conquistar os corações apaixonados! Pense em ofertas para casais, especialmente nos produtos que eles usarão juntos. Use e abuse do visual merchandising e monte kits com produtos em pares, do tipo “compre este, leve aquele”.

 

Calendário do varejo: Principais datas do segundo semestre

Da metade do ano para o final, os consumidores seguem de olho nas promoções. Mas também, as pessoas começam a se presentear, o que pode ser convertido em oportunidades de aumentar o faturamento.

Não por acaso, o segundo semestre é quando o calendário do varejo vem com promoções mais enérgicas, estimulando o consumo. Confira as principais datas e veja algumas ideias do que fazer!

Mês de Julho

  • 07/07 – Dia Mundial do Chocolate – Se seu cliente não sabia dessa, é hora de surpreendê-lo. Aposte em kits com diferentes sabores e ofertas exclusivas para o programa de fidelidade.
  • 17/07 – Dia Internacional do Homem – Hora de criar ofertas de produtos da linha masculina, como os kits para a barba. Vale também investir em ações promocionais para carnes, cervejas artesanais e até utensílios para o churrasco. Não se esqueça dos homens conectados, caso seu varejo tenha eletrônicos e televisões, é uma boa!
  • 30/07 – Dia Internacional da Amizade – Uma boa oportunidade de engajar o público e trazer novos clientes para a loja. Crie um cupom para o cliente fiel presentear um amigo e como recompensa ganhar um desconto exclusivo!

Mês de Agosto

  • 09/08 – Dia dos Pais – Os kits são uma boa pedida nesta época, mas procure diversificar para atingir diversos nichos. Aposte também em promoções temáticas, oferecendo como brinde produtos ligados ao universo masculino.
  • 15/08 – Dia do Solteiro – Concentre suas ações nos produtos mais escolhidos pelos solteiros, de preferência aqueles que moram sozinhos. Comida instantânea, por exemplo, ou bebidas especiais podem ser boas opções.

Mês de setembro

  • 15/09 – Dia do Cliente – Essa é mais uma oportunidade de premiar seu público. Foque agora naqueles que estão no programa de fidelidade. Crie ações exclusivas para presenteá-los nesta data que, em 2020, cai num sábado. Um excelente dia para compras!

Mês de Outubro

  • 12/10 – Dia das Crianças – Além dos brinquedos, há todo um segmento de produtos infantis que podem entrar em promoção nesta época. Isso vai desde alimentos até cosméticos. Abuse da criatividade no visual merchandising para conquistar as crianças e os pais.
  • 15/10 – Dia dos Professores – Uma ideia é condicionar o desconto aos anos de carreira. Assim, o professor com 10 anos de sala de aula recebe 10% de desconto nesta data, que em 2020 cai numa quinta-feira. Basta criar um regulamento bem estruturado e pedir para que o profissional apresente algum documento que comprove a atividade.
  • 31/10 – Halloween – O visual merchandising é que vai dar o tom das promoções nesta época. Aposte em uma decoração surpreendente para atrair clientes. Aproveite para criar promoções exclusivas para doces. Que tal usar uma “palavra mágica” para liberar descontos no caixa?

Mês de Novembro

  • 27/11 – Black Friday – As pessoas aguardam o ano todo por esse momento, e estão mais dispostas a gastar, desde que tenham bons descontos. 

black friday calendario do varejo gestao de ofertasLembre-se que nos dias que antecedem a data, o público compara ofertas para comprar pelo menor valor possível. Por isso, é fundamental monitorar a concorrência para manter a competitividade.

Mês de Dezembro

  • 25/12 – Natal – É uma das principais datas para o varejo. Além dos presentes, as pessoas correm para comprar itens da ceia. Por isso, uma boa ideia é investir nos produtos desse segmento, ou que façam parte da ceia tradicional de Natal. 

Viu só quantas oportunidades você pode gerar seguindo o calendário do varejo?  É claro que, além de aproveitar as datas, suas estratégias devem estar alinhadas com o perfil do público, assim a chance de garantir bons resultados é muito maior.

Para auxiliar nesse processo do começo ao fim, a tecnologia é uma aliada. Fique de olhos nas tendências e inovações do seu segmento. Seu negócio precisa também, de um sistema capaz de ajudar a criar ações, executá-las e acompanhar seu desempenho. A Smarket cumpre esse papel oferecendo uma ferramenta de gestão de ofertas completa, que tornará suas estratégias muito mais eficientes.

Descubra como a Smarket pode ajudar você a descomplicar as boas decisões e potencializar suas vendas o ano todo. Agende agora uma demonstração gratuita do sistema!

 

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Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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