Lidar com a estratégia e com o processo de ofertas nunca é algo fácil. No entanto, o primeiro passo para melhorar seu processo é descobrir suas falhas. Abaixo, alguns veja alguns erros que você não pode cometer em suas promoções:
Índice
1. Não avaliar se a promoção atingiu o objetivo
Um dos maiores erros é não ter informações sobre o desempenho da promoção. Não saber se ela realmente fidelizou mais clientes, se o produto teve alta percepção nas gôndolas ou até mesmo se o estabelecimento obteve um fluxo maior de pessoas.
2. Inconsistência de preço e descrição entre o tabloide e a loja
Clientes reclamam sobre a diferença dos preços e dos produtos que são divulgados nos tabloides comparados com os que estão nas prateleiras. Isso gera uma desconfiança e desconforto para o consumidor, e dificulta a fidelização.
3. Não usar um histórico de dados para embasar as ofertas
Além do histórico de produtos, possuir o histórico das campanhas também é fundamental. Dessa forma, é possível entender o comportamento da categoria, e analisar a influência da oferta de um produto no supermercado.
4. Desconhecer o comportamento dos produtos
Para decidir quais produtos e estratégias colocar em uma promoção, é preciso ter histórico sobre a sua performance. Existem dúvidas quanto a decisão de qual produto precisa ter uma promoção mais agressiva, de quais itens possuem venda padrão e de quais promoções funcionam melhor para cada categoria.
5. Não definir uma estratégia clara da promoção
Quando não há definição quanto ao número de ofertas que serão feitas por mês e não se possui uma equipe dedicada ao acompanhamento da promoção do início ao fim, fica difícil saber se a capacidade de estoque será suficiente para atender ou não a maior demanda.
Se você se identificou com algum dos tópicos acima e quer buscar uma solução, a Smarket pode te ajudar!
Quer saber mais? Fale com um especialista e solicite uma demonstração.