Índice
O que é o varejo?
Varejo é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades. Ao contrário do que acontece na venda por atacado, o varejo é a venda direta ao comprador final do produto ou serviço, sem intermediários.
Hoje no Brasil, podemos dizer que o setor do varejo é bem segmentado. Nele, vemos supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos, livrarias, entre outros.
Como o varejo surgiu e evoluiu no mundo?
Antigamente, o homem buscava suprir suas necessidades básicas com atividades, como a caça, pesca, posteriormente a agricultura, entre outras. Contudo, com o aperfeiçoamento dos meios de produção, começaram a surgir os excedentes, que viraram moeda de troca. Com o passar do tempo, por volta de 1700, as atividades comerciais ficaram cada vez mais fortes, tanto que começaram a surgir as moedas e os bancos. Então, com a Revolução Industrial a partir do século XIX, os crescimentos das cidades mostravam o surgimento das necessidades da população e com isso as indústrias precisavam acompanhar o ritmo.
A partir daí, começou-se a observar uma mudança na forma de oferecer os produtos. Em 1850, surgiu em Paris a primeira loja de departamentos, a Bon Marchè, pioneira na técnica de agrupamento dos produtos em categorias. Logo depois, em 1912, os Estados Unidos inauguraram a primeira loja do mundo com atendimento por autosserviço, o “cash and carry” ou “pague e leve”.
Como o varejo surgiu e evoluiu no Brasil?
O varejo no Brasil começou na época da colonização portuguesa, quando os portugueses fizeram os índios de escravos para extrair as riquezas naturais e as vendiam em grande quantidade, tanto como matéria-prima, quanto em forma de diversos produtos. Assim, a cultura de varejo perpetuou na sociedade nas épocas das plantações de café, algodão, cana de açúcar, entre outros, que os consumidores adquiriam os produtos e pequenas quantidades.
Até o século XXI, o varejo passou por uma evolução muito grande. Essa influencia ocorreu principalmente pela globalização e pela evolução da internet. Esse setor tem se expandido com o passar do tempo e se tornado mais competitivo com as estratégias e investimentos que são praticados, afinal, o varejo está presente no dia a dia dos brasileiros e as empresas precisam conquista novos clientes e fidelizar os atuais.
Quais foram os primeiros supermercados do Brasil?
Na verdade o mais correto não é afirmar que foram os primeiros supermercados. É mais fácil considerar que foram as primeiras experiências em do setor que o Brasil presenciou. Afinal, as empresas desse ramo passaram por diversas modificações até os dias de hoje.
As primeiras experiências foram:
– Tecelagem Paraíba, em janeiro de 1953, no estado de São Paulo.
– Supermercado Americano, em março de 1953, no estado de São Paulo.
– Sirva-se, em agosto de 1953, no estado de São Paulo.
– Peg Pag, em dezembro de 1954, no estado de São Paulo.
– Disco, em novembro de 1956, no estado de São Paulo.
– Pão de Açúcar, em abril de 1959, no estado de São Paulo.
E atualmente, o que é um varejista e quais as suas funções?
O varejista negocia e compra em grandes lotes junto a indústria (ou fabricante). Então, vende em unidades menores para os consumidores finais. Mas ele também pode ser um prestador de serviços, pois ao vender um produto, ele pode vir a oferecer serviços de entrega, montagem e instalação, entre outros.
Entre as funções que os varejistas executam, pode-se ressaltar:
Vender
Promover o produto, junto ao mercado e aos clientes.
Comprar
Negociar uma variedade de produtos de vários vendedores na indústria para revenda.
Selecionar
Seguir um critério de escolha do tipo de produtos a serem oferecidos.
Financiar
Facilitar a compra dos clientes através de cartão de crédito, boleto e parcelamento;
Armazenar
Proteger o estoque para que os produtos estejam em perfeitas condições no momento da oferta aos clientes.
Distribuir
Buscar dividir (distribuir) as quantidades de acordo com a demanda dos clientes deixando os produtos o mais próximo possível do que eles esperam encontrar;
Transportar
Planejar a logística da movimentação dos produtos, o que está relacionado com a entrega executada pelo transporte.
Controlar a qualidade
Estar na linha de frente com o consumidor e buscar adequar as condições do produto para satisfazer o consumidor.
Satisfazer os clientes
Levar em conta as reclamações, sugestões, e todas as informações que os clientes expressam e planejar planos de ação para elas.
Fonte: http://bit.ly/2eJlscT
Fonte: http://bit.ly/2eJmq90
Fonte: http://bit.ly/2eJnREj
Gabriela Lemos