Joint Business Plan (JBP), também chamado de plano de negócios, consiste em um conjunto de estratégias de longo prazo, feitas de maneira associada pela indústria e pelo varejo, com o objetivo de obter benefícios para ambas as partes e também para os consumidores finais.
Varejo e indústria são segmentos que se complementam e que têm objetivos comuns de alcançar faturamento. Sendo assim, por que não trabalhar juntos para chegar aos resultados desejados? É para isso que serve o Joint Business Plan (JBP).
A estratégia não é exatamente nova, mas tem ganhado espaço no mercado nos últimos anos. Se você quer entender melhor o papel do JBP nas empresas e entender como construir um plano de negócio desse tipo, continue a leitura do artigo!
Índice
O que é Joint Business Plan (JBP)?
Joint Business Plan (ou JBP) é um conjunto de estratégias feitas de maneira agregada pela indústria e pelo varejo, buscando reconhecer interesses mútuos e obter benefícios para ambas as partes e também, para os consumidores finais.
Aumento do faturamento e do ticket médio, criação e expansão de canais de venda, fortalecimento de marca, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias são alguns objetivos que podem constar em um JBP. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o foco na satisfação dos clientes — essa é, aliás, uma das principais maneiras de medir o sucesso da implementação do JBP.
Apesar de ter, entre seus objetivos, o aumento do faturamento, o JBP não é uma estratégia de vendas. Ou seja, ele envolve um profundo estudo sobre o mercado, as empresas e os objetivos envolvidos.
É preciso fazer um planejamento conjunto, que tenha o envolvimento da indústria e do varejo desde a definição dos objetivos até a execução das estratégias. Isso exige uma equipe multidisciplinar, oriunda da indústria e do varejo, mas que também tenha experiência em planejamento. Também é necessário ainda fazer o acompanhamento do andamento das tarefas constantemente.
Por que a minha empresa deve investir em um JBP?
Agora que você já sabe o que é JBP, é hora de entender em detalhes os benefícios que esse plano de negócios pode trazer para a sua empresa.
Quando dois negócios assumem o compromisso de participar de um JBP, firma-se uma parceria. As empresas envolvidas passam a estar unidas por um objetivo comum, facilitando o alcance dos resultados.
A seguir, falamos mais detalhes sobre essas vantagens:
1. Aumento do faturamento
O principal benefício do JBP é o aumento do faturamento. Muitos negócios apenas seguem o fluxo para aumentar vendas. Porém, muitas vezes, as estratégias não são bem-sucedidas. Com o plano de negócios, por outro lado, indústria e varejo fazem estudos aprofundados e se ajudam mutuamente para chegar ao objetivo desejado.
2. Ganho de produtividade
Outro benefício é o ganho de produtividade, uma vez que as empresas trabalham juntas, compartilhando inovação e tecnologia. Essa aliança faz com que ganhem tempo em relação a outros concorrentes.
3. Relacionamento próximo
Muitas vezes as conversas entre indústria e varejo se resumem a discussões sobre preços de produtos. Com um JBP bem estruturado, porém, é possível aprofundar esse relacionamento. A ideia é ter uma visão de longo prazo, que vá além das conversas cotidianas.
4. Eficiência logística
Problemas de logística são comuns em toda a cadeia, da indústria ao consumidor final, passando pelo varejo. A boa notícia é que a criação de um plano de negócios que alinhe os diferentes grupos envolvidos pode reduzir essas dificuldades, resultando assim, em entregas mais rápidas aos consumidores.
Como montar um bom plano de negócios?
Depois de conhecer o que é JBP e quais são os seus benefícios, é hora de partir para a prática. A seguir, trazemos algumas dicas de como construir um plano de negócios desse tipo:
Escolha uma empresa parceira
O primeiro passo para construir um bom JBP é a escolha da empresa parceira. É preciso criar uma relação de confiança e comprometimento, afinal, serão compartilhadas informações confidenciais, pesquisas comportamentais, planos de crescimento, enfim, dados estratégicos. Sem confiança e colaboração de ambas as partes, o plano de negócios não terá sucesso.
Forme equipes multidisciplinares
A criação e execução de um plano de negócios bem-sucedido requer também a formação de equipes multidisciplinares, que incluam profissionais de planejamento, vendas, atendimento, logística, entre outros. Isso é fundamental para que as empresas não se esqueçam de nenhum aspecto relevante durante a elaboração.
Comece priorizando objetivos
Depois, o processo segue com cada negócio envolvido compartilhando seus objetivos e interesses, além de concordar que é preciso fazer um trabalho conjunto para ter bons frutos. Com isso, o resultado final será um plano que todos desejam seguir, afinal se veem representados nele.
Levante dados
Em seguida, é o momento de levantar dados, analisando o comportamento dos consumidores e do mercado de atuação. Isso é fundamental para que as estratégias criadas sejam bem embasadas.
Compartilhe informações e crie o plano
Nesta etapa, as equipes se reúnem e apresentam os dados levantados, compartilhando ideias sobre cada ponto. Essa reunião pode ser aproveitada para fazer a criação do plano de negócios, com foco colaborativo. Aqui, também deve ser firmado um compromisso entre as partes.
Defina responsáveis
Por mais que a estratégia seja colaborativa, é importante que cada parte defina responsáveis por fazer o acompanhamento dos objetivos em cada etapa do plano de negócios.
Registre as definições
Agora, crie um documento para registrar as definições, incluindo todas as iniciativas, os membros responsáveis por cada tarefa, os recursos necessários, o cronograma de desenvolvimento e as métricas que serão analisadas. Assim, com etapas claras a seguir, fica mais fácil engajar a equipe no cumprimento do JBP.
Desse modo, para fazer o acompanhamento, é possível usar soluções como o Smarket Colab, uma plataforma colaborativa que ajuda a indústria e varejo a trabalharem de maneira colaborativa, investindo nos produtos certos e da melhor forma. Por meio dela, é possível acessar dados de vendas, participação no mercado e muito mais. Solicite agora uma demo!
Quais erros evitar ao construir um JBP?
Muitas empresas criam planos do tipo JBP, mas acabam não alcançando os resultados desejados. Em geral, existem alguns erros comuns que podem ser evitados para aumentar as chances de obter sucesso.
O primeiro é a criação de planos unilaterais, ou seja, preparados somente pelo varejo ou pela indústria, sem levar em consideração as necessidades da outra parte.
Além disso, é preciso focar no longo prazo, pensando de maneira realmente estratégica e voltada para o futuro. Sendo assim, um plano de negócios desse tipo pode ter duração de um a três anos, envolvendo atividades contínuas.
Por fim, o foco em seguir estritamente o calendário de atividades da própria empresa também deve ser evitado. É preciso trabalhar de maneira colaborativa, além de fazer análises e ajustes nas definições conforme os resultados que estão sendo obtidos.
Continue aprendendo sobre como alinhar indústria e varejo para obter melhores resultados
Desenvolver um plano de negócios colaborativo é apenas o primeiro passo para que a indústria e o varejo trabalhem de maneira colaborativa para obter melhores resultados.
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2 comentários em “O que é JBP (Joint Business Plan) e como construir um plano de negócios”
Gostei muito das ideias colocadas aqui vai me ajudar a evoluir profissionalmente aplicando como vendedor
Obrigada pelo comentário, Luis Carlos! Fico feliz em saber que o conteúdo vai te ajudar na sua vida profissional. Fique de olho no nosso blog que tem muito conteúdo bacana!
Gabriela Lemos