A parceria entre varejo e indústria é vantajosa para todos os envolvidos. E os benefícios vão além da operação, permitindo que ambos inovem em conjunto e ofereçam uma experiência de mais qualidade aos consumidores.
No artigo de hoje, vamos falar sobre essas vantagens em detalhes. Continue a leitura para saber mais sobre por que vale a pena investir em uma relação próxima entre varejo e indústria!
Índice
5 benefícios da colaboração entre varejo e indústria
1. Redução de custos
A primeira vantagem da colaboração entre varejo e indústria é a redução de custos. Isso porque, com um relacionamento próximo entre as duas partes, é possível ter acesso a prazos e preços melhores.
Além disso, a proximidade entre varejo e indústria reduz devoluções por defeitos de fábrica e possibilita a criação de esquemas logísticos mais eficazes.
E o melhor é que tudo o que é economizado pela indústria e pelo varejo nesse processo pode ser repassado ao consumidor no preço final, contribuindo para atrair e fidelizar mais clientes.
2. Produtos sempre disponíveis
Nem sempre é fácil conseguir um fornecedor confiável, que mantenha os estoques das lojas sempre em dia. Ao ter uma boa parceria com a indústria, o varejo sai na frente, com mais chances de encontrar esse equilíbrio.
Isso porque, por meio da colaboração, o varejo tem uma comunicação melhor com os produtores, prevendo demandas de maneira precisa.
3. Melhores práticas
Com a colaboração, varejo e indústria podem compartilhar entre si melhores práticas. Se a indústria sabe o que os clientes do varejo querem, fica mais fácil atender às suas demandas, por exemplo.
Quando ambas as partes compartilham seus pontos fortes, a tendência é que tenham resultados melhores.
4. Geração de valor
Tudo isso se traduz na geração de valor tanto para indústria quanto para o varejo e, é claro, para os consumidores. Com os insights que o varejo oferece para a indústria, os negócios desse tipo conseguem criar bens mais adequados aos desejos do consumidor final.
Ao mesmo tempo, ao vender itens melhores, os varejistas conseguem fidelizar o público e criar estratégias mais bem-sucedidas para oferecer uma experiência de compra excelente.
5. Inovação
Por fim, a colaboração entre varejo e indústria traz como vantagem a inovação. Com a troca de informações e inteligência proporcionada por esse relacionamento mais próximo, ambas conseguem pensar em estratégias inovadoras.
Conte com uma ferramenta para facilitar a colaboração entre varejo e indústria
Você também pode contar com a ajuda da tecnologia para facilitar a colaboração entre varejo e indústria.
Com o Smarket Colab, plataforma colaborativa para que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma, você acessa dados de venda total, evolução da venda, participação de mercado, evolução da participação de mercado, entre outros.
A plataforma abrange quatro pilares que impactam nas vendas: estoque, execução, ações e preço.
Agende uma demonstração agora e tire todas as suas dúvidas
Taiane Martins