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O que é Shopper?
Shopper é quem efetivamente realiza a compra, enquanto consumidor é quem de fato consome o produto. Ambas palavras podem se referir também a mesma pessoa. O novo shopper é exigente e se importa com a sua experiência de compra.
Você sabe como conhecê-lo?
Hoje em dia, diversas empresas analisam o comportamento do shopper. A empresa Qlik possui uma plataforma de análise de dados, que permite a combinação de dados para entender as preferências dos clientes e seus padrões de compra. Pelos módulos da Qlik, também é possível identificar as combinações de produtos mais lucrativas e analisar carrinhos de compra quando o shopper adquire um produto por e-commerce.
Smart Shopping
Já a Geofusion ajuda as empresas a entenderem o comportamento de uma determinada região por meio de dados detalhados. A Geofusion consegue fornecer informações do potencial de consumo das regiões e também analisar a distribuição da concorrência conforme o cliente analisado. A empresa tem uma parceria com a Mastercard, o que reforça a qualidade dos dados. Utilizando ferramentas similares ou iguais as citadas anteriormente, você saberá de forma fidedigna o comportamento do seu shopper. Com análises é possível entender, por exemplo, quanto tempo um cliente passa na sua loja, qual distância ele percorre nela, quantos itens em média ele leva numa compra e quantas visitas ele faz por mês.
Planos de ação
Agora que você já possui dados suficientes do comportamento do seu cliente, chegou a hora de montar sua estratégia. Como exemplo, você pode fazer jogadas com categorias de diferentes produtos, definindo preços agressivos para produtos mais atraentes e colocando ao lado destes, outro produto de categoria similar para dar disposição a ele. Utilizar dados coletados para analisar possíveis expansões das lojas da sua rede também pode ser um bom negócio. Dessa forma, você poderá identificar quais localidades possuem um público-alvo que se assemelha com o do seu negócio. Já os dados geográficos podem servir para você saber em que raio de atuação a sua possível nova loja pode ter em determinada região. Com as informações acima, é perceptível entender que conhecer o shopper não é algo fácil. Na contramão, as tecnologias existentes estão disponíveis no mercado para auxiliarem empresas que querem dar um passo à frente nesse ponto.
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A Smarket é uma empresa de tecnologia especializada em promoções no varejo. Com o módulo de ofertas e de trade, a Smarket otimiza processos internos que impactam indiretamente no shopper.
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