Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Mercado
  • 18/05/2016

Pesquisa de preços dos concorrentes: por que e como fazer?

Compartilhe
Tempo de leitura 4 minutos

Índice

  • Por que fazer pesquisa de preços?                       
  • Quais as dificuldades da pesquisa de preço no varejo?
  • Como fazer a pesquisa de preço no varejo?
    • 1- Determinar como será feita a pesquisa de preços
    • 2- Definir que instrumento será utilizado na pesquisa de preço
    • 3- Alinhar a pesquisa de preços com a estratégia da promoção
    • 4- Estabelecer uma cesta de produtos para pesquisa
    • 5- Definir os concorrentes corretos
    • 6- Capacitar os pesquisadores
    • 7- Registrar se os preços coletados são normais ou estão em promoção
    • 8- Avaliar os preços coletados
    • 9- Revisar o processo de pesquisa de preços dos concorrentes periodicamente
  • Conheça a Smarket!

Por que fazer pesquisa de preços?                       

Uma etapa fundamental do processo de ofertas é a a pesquisa de preços dos concorrentes. É importantíssima para que os varejistas possam definir os preços de suas promoções. Com a pesquisa realizada, analisa-se também o preço de compra negociado com a indústria. Então chega-se ao valor do produto ofertado.

Quais as dificuldades da pesquisa de preço no varejo?

Diferente da pesquisa de preço feita pelo consumidor final, a análise realizada pelos varejistas é mais complexa e envolve um número maior de pessoas. Além disso, a pesquisa apresenta uma ampla quantidade de produtos e uma rotatividade constante na alteração dos preços.

Contudo, muitos varejos encontram dificuldades na forma de coletar e armazenar os resultados da pesquisa. Embora venham surgindo tecnologias para facilitar a atividade, diversos varejistas ainda realizam a pesquisa nos concorrentes com velha prancheta.

Como fazer a pesquisa de preço no varejo?

Manual ou automatizada, diária ou semanal, uma pesquisa de preço estruturada facilita a vida do decisor na hora de elaborar a estratégia das ofertas, resultando em melhores resultados financeiros. Mas você sabe como fazer uma pesquisa completa e embasada? Confira abaixo 9 dicas para isso:

1- Determinar como será feita a pesquisa de preços

Não adianta querer o preço dos concorrentes sem saber o que fazer para consegui-los. Então a primeira coisa é determinar o processo da pesquisa, ou seja, como e quando ele será feito, além de quem serão os responsáveis por tal atividade. Para isso, são importantes os seguintes pontos.

2- Definir que instrumento será utilizado na pesquisa de preço

Para que o processo seja otimizado e não se percam informações, define-se um instrumento padrão de pesquisa, seja ele automatizado ou não. Por isso, o importante nessa etapa é garantir que futuramente os preços estarão à disposição do decisor.

Cada vez mais softwares e aplicativos vem sendo desenvolvidos para diminuir os erros na coleta desses dados. Independente se for tradicional ou moderna, cada supermercado deve definir o instrumento de acordo com as suas necessidades e realidade.

3- Alinhar a pesquisa de preços com a estratégia da promoção

Se a estratégia da promoção é aumentar o tíquete médio dos atuais consumidores, nada adianta fazer a pesquisa de produtos de alta percepção por exemplo. O ideal é seguir o que foi traçado no início da campanha de ofertas.

Segundo Alexandre Ribeiro, diretor da R-Dias “a pesquisa pode levar o varejista a perder dinheiro se não for definida uma estratégia de precificação antes. Ele também diz que outro erro “clássico” do varejo é usar o levantamento apenas para baixar preço, ao invés de ser utilizada também para aumentar a margem e a rentabilidade.

4- Estabelecer uma cesta de produtos para pesquisa

Padrão, variável ou mista, a cesta de produtos é importante para que o trabalho do pesquisador seja mais ágil no momento da coleta. Com a definição, ele já saberá o que pesquisar e o fará mais rápido.

Segundo a Ana Hubert, especialista de varejo da consultoria PwC, recomenda-se que, na hora de selecionar os itens da pesquisa, o supermercadista avalie criteriosamente quais não podem ficar de fora do levantamento. “Pesquisar tudo de tudo não é saudável. Se você não tem clareza do que tem na sua loja, como vai fazer a pesquisa no concorrente?”.

5- Definir os concorrentes corretos

Relacionado com a estratégia das ofertas, o varejista não vai comparar seus preços com uma empresa de outra cidade que possui um público-alvo diferente. É importante verificar o preço de concorrentes que vão competir com suas ofertas.

Vale ressaltar que muitas vezes até quem não é considerado concorrente, compete na hora de ofertas. Segundo a Ana Hubert, da PwC, dependendo do posicionamento, até os sites de e-commerce podem se tornar concorrentes. Segundo ela, o consumidor tem usado a tecnologia para pesquisar preços e efetuar compras e isso reforça a necessidade de se ter um posicionamento claro, para evitar a canibalização entre canais.

6- Capacitar os pesquisadores

Estruturar todas essas etapas não basta. Para o sucesso da pesquisa, os responsáveis pela realização precisam estar habituados com o ambiente inserido e, para isso, além da prática, devem receber capacitação para entregar a melhor pesquisa possível.

Paulo Lourençon e Valdeli Trombella, sócios da Apont Consultoria, revelam que “o que vemos hoje são pessoas que recebem apenas algumas orientações de como fazer, mas que são insuficientes” e isso não basta. A Ana Hubert, da PwC Brasil, ainda lembra que, entre os principais problemas, está a falta de atenção com as versões, como por exemplo anotar o preço de uma embalagem de 1,5 litro de um refrigerante, ao invés de 2 litros, ou ainda confundir a versão light ou diet com a tradicional, entre outras situações.

7- Registrar se os preços coletados são normais ou estão em promoção

Outro erro comum na hora de coletar os preços dos concorrentes é não registrar se eles estão no padrão ou estão em promoção. Na hora que o decisor for definir o preço da oferta isso pode causar confusão, até porque ele vai apenas verificar o preço registrado e não comparar. Em algumas ocasiões a pesquisa mostrará que não será possível acompanhar o valor do concorrente, visto que as condições de negociação são diferentes para cada varejo.

8- Avaliar os preços coletados

A cada promoção são diversos produtos diferentes. Enquanto isso, para o consumidor final, não importa se a pesquisa de preços foi correta ou não, caso o produto esteja com o preço fora do padrão, ele deixará de comprar. Ou seja, após coletados, os preços devem ser revisados e não podem distorcer a realidade.

Para o Alexandre Ribeiro, da R-Dias, há duas maneiras de se fazer essa consistência. A primeira é comparar novamente em cada loja pesquisada os valores anotados item a item e a outra é estabelecer margens de variação, por exemplo, “o sabão da marca X vendido na minha loja por R$ 4 foi pesquisado na concorrência por R$ 16. Aceito esse valor? Claro que não, pois a variação é muito alta”.

9- Revisar o processo de pesquisa de preços dos concorrentes periodicamente

Visando a eficiência, é interessante que constantemente seja revisto como a pesquisa de preços tem auxiliado na elaboração das ofertas. Caso alguma etapa esteja falhando, vale a pena analisar a situação e traçar planos de ação para aperfeiçoá-las.

Conheça a Smarket!

Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.

smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo

1 comentário em “Pesquisa de preços dos concorrentes: por que e como fazer?”

  1. Romão Nobre
    junho 18, 2022 em 8:47 pm

    Pesquisar preços indo até a loja do meu concorrente é legal? Há algum impedimento legal? Ele pode me barrar?

    Outra situação é saber se tem alguma ferramenta (App, sites, etc) para ajudar nessa pesquisa?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
  • Mercado

5 dicas da Smarket para otimizar seu trabalho no varejo

  • 10/07/2019
  • 2 minutos
Leia mais
novo-shopper
  • Mercado

Novo Shopper: O que é, como conhecê-lo?

  • 10/07/2019
  • 2 minutos
Leia mais
cresce-a-importancia-das-promocoes
  • Mercado

Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

  • 21/05/2019
  • 2 minutos
Leia mais
estratégia-de-erp-4
  • Mercado

Repensando sua Estratégia de ERP para Ganhar Vantagens Competitivas

  • 09/05/2019
  • 6 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.