No mundo digital já é comum, mas no varejo físico ainda é uma carência: personalizar e recomendar produtos. A Salesforce trouxe a informação de que 75% dos brasileiros aceitariam compartilhar suas preferências e outros dados pessoais em troca de uma personalização que oferecesse um serviço mais rápido e conveniente nas lojas físicas.
No mesmo relatório, 80% dos brasileiros afirmaram também que gostariam de receber recomendações de produtos com base no seu histórico de compra.
Índice
1. Obtenha dados dos clientes
Instale câmeras para observar a jornada de compra dos consumidores e facilite com que os clientes se conectem com a rede wi-fi do seu estabelecimento. Dessa forma, você terá dados que poderão gerar informações úteis sobre o comportamento do consumidor. Outro conselho é instalar um CRM, assim você conseguirá de maneira mais fácil ter um relacionamento com quem compra da sua empresa.
2. Invista em tecnologia
Crie aplicativos e torne a compra do seu cliente mais fácil. A exemplo, podemos citar a Sephora (uma das maiores redes de produtos de beleza do mundo) que fez um app que permite que seus clientes testem seus produtos sem colocar maquiagem real nos rostos. O Grupo Pão de Açúcar também inovou e lançou um aplicativo oferece ofertas exclusivas e personalizadas para cada cliente, e baseando no histórico de compras que o consumidor possui.
3. Preserva a confiança dos clientes
As pesquisas mostram que os consumidores veem vantagens em receber ofertas baseadas em seus perfis, mas para isso as pessoas precisam ter certeza da confiabilidade da sua empresa na hora que oferecem suas informações. Deixe claro para que será utilizado os dados que o cliente forneceu e jamais dê dados para outras empresas sem antes possuir a autorização do cliente.
4. Mantenha os dados dos clientes atualizados
Dar a opção do próprio cliente gerenciar suas informações é um modo de controlar a atualização de cadastros. Com cadastros desatualizados, você pode mandar ofertas baseadas em comportamentos passados. Dessa forma o cliente pode procurar outro lugar para comprar, já que as informações que você o manda já não são compatíveis com o que ele necessita.
5. Faça seu consumidor se sentir único
O consumidor do varejo está se tornando empoderado e quer ser um cliente “único”. Dessa forma, o varejista que investir em experiências personalizadas será competitivo no mercado. As tecnologias podem auxiliar e muito nessa estratégia, mas nada será possível se não houver o sorriso ou a atenção especial.
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