Índice
O que são os estoques no varejo?
Os estoques no varejo são materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produção de seu produto ou serviço, ou atender a necessidade da própria empresa. Nos estoques é possível encontrar desde matérias-primas, até suprimentos, materiais em processo ou produtos acabados, que é a maioria dos casos no varejo. Os estoques devem estar sempre abastecidos para conseguirem atender a demanda.
Qual a importância dos estoques no varejo?
São nos estoques que grande parte das empresas depositam a maior parte do seu capital. Logo, quanto mais eficiente for a sua gestão menos dinheiro será perdido. Além disso, um dos maiores desafios dos tomadores de decisões é traçar estratégias quanto aos seus estoques disponíveis. Isso acontece pois deve-se ter um estoque suficiente para atender ao consumidor e ao mesmo tempo o mínimo possível para não acarretar prejuízos financeiros e de espaço físico.
Quais os principais erros dos estoques no varejo?
Quando a indústria não dá conta de entregar o prometido não há muito que fazer. O problema é quando o erro vem da execução da loja ou do centro de distribuição (62,2% dos casos). Dentre esses, destacam-se a ruptura (produto em estoque, mas não na prateleira) e o estoque virtual (produtos com estoques no sistema, porém esgotados fisicamente). Esses erros acontecem na maioria das vezes por alguma falha no processo.
Segundo pesquisa da consultoria Accera, o índice de ruptura nos supermercados é de 13,6% dos itens. Dessa porcentagem, 5% corresponde à falta de produto efetivamente, 4,6% ao estoque virtual, 3,1% à gôndola não abastecida, 0,7% é estoque negativo e 0,1% a problema de cadastro.
Hoje, esses problemas acontecem em muitos supermercados por principalmente duas causas, o roubo e também registro errado na saída dos produtos. Por exemplo, um cliente compra dois refrigerantes da mesma marca com sabores diferentes, porém na hora de registrar a saída no caixa, coloca-se como sendo dos mesmos sabores. Ou seja, quase metade dos entrevistados (47,4%), quando não encontra o que procura, muda de loja ou não compra nada.
O que fazer para não perder dinheiro com os estoques?
A pesquisa da Accera revela que 28,4% das pessoas não encontram todos os produtos que buscavam na loja. Veja o que fazer para evitar isso no seu varejo:
-Revisar e verificar periodicamente se o estoque físico é igual ao estoque informado nos sistemas (inventário);
-Treinar muito bem os envolvidos na gestão de estoques;
-Aperfeiçoar os sistemas operacionais utilizados no processo;
-Analisar o histórico de comportamento do consumidor para acertar na compra dos estoques;
-Alinhar a comunicação e a parceria com os fornecedores;
-Traçar planos de contingência quando faltarem insumos.
Quais os benefícios de uma boa gestão de estoques no varejo?
1- Aumento da lucratividade;
2- Melhora no fluxo de caixa;
3- Minimização dos espaços dos estoques.
Conheça a Smarket!
Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.
Gabriela Lemos